A energia solar é um recurso que tem chamado atenção das pessoas, principalmente de quem deseja ter economia nas contas de energia. No entanto, muitos deixam de investir por acreditarem em alguns mitos sobre a energia solar que são disseminados.
Isto posto, quanto mais conhecimento e informações você tem sobre o assunto, menos são as chances de acreditar nos mitos que são divulgados sobre o tema e mais chances tem de investir em fontes de energias mais adequadas para sua necessidade.
O que é energia solar?
Basicamente, a energia solar é uma energia que vem do calor e da luz do sol, sendo uma fonte limpa, inesgotável, renovável e sustentável. Assim, após a coleta, pode ser transformada e utilizada para gerar eletricidade e realizar o aquecimento de água.
Trata-se de uma energia proveniente da radiação eletromagnética (calor e luz) e é emanada diretamente pelo sol, fazendo com que seja mais acessível e limpa.
Essa energia pode ser utilizada em diferentes recursos tecnológicos como: painéis fotovoltaicos, aquecedores solares, usinas termossolares ou heliotérmicas.
Atualmente, a energia solar é associada a geração de energia elétrica limpa que acontece graças aos painéis fotovoltaicos que transformam a luz do sol em eletricidade para uso em empresas e residências.
Qual a função da energia solar?
A energia solar é muito importante para manutenção da vida na Terra, desde as primeiras civilizações, em que o homem usava a energia para geração do fogo, até os dias atuais, no qual essa energia representa uma fonte segura e renovável para a sociedade.
Com isso, e cada vez mais, hoje a energia solar tem um papel importante na vida das pessoas, assim como para os serviços de uma boa empresa administradora de condomínio.
Isso porque ela possibilita a realização de atividades diversas na rotina empresarial, de forma otimizada e até menos custosa, principalmente considerando o uso de longo prazo.
Além disso, essa fonte energética é uma das principais – ao considerar fontes limpas -, mais seguras e renováveis para a geração de calor e eletricidade correta, sem gerar grandes impactos ao meio ambiente, além de ótima capacidade de reaproveitamento.
Benefícios da energia solar
Com todos esses dados, os investimentos em energia solar cresce consideravelmente, proporcionando vários pontos positivos, como:
- Baixo custo de manutenção;
- Redução de custos na conta de eletricidade;
- Valorização do imóvel em que o sistema é instalado;
- Sistema sustentável e que ajuda o meio ambiente;
- Durável;
- Possibilita recuperar o capital investido ao longo do tempo;
- Uso de tecnologia de ponta;
- Fácil instalação.
Ou seja, se adequa a diferentes necessidades e contextos, promovendo um uso mais consciente desse recurso.
Além disso, um benefício interessante é que o sistema de energia solar tem se tornado cada vez mais acessível, ampliando as chances de uso.
Mitos sobre a energia solar
Mesmo com informações sobre o que é, como funciona e as vantagens de utilizar a energia solar, muitas dúvidas e tabus ainda rondam esse sistema, fazendo com que algumas pessoas acreditem em mitos sobre a energia solar.
Informações falsas são divulgadas e isso faz com que haja receio por parte de alguns em investir no sistema.
Por isso, sanar tais dúvidas é fundamental e conhecer esses mitos é uma maneira de analisar o que realmente é verdade e assim fazer investimentos neste que pode ser um diferencial nos seus projetos de arquitetura.
- Placas solares não funcionam em dias nublados ou frios
Esse é um dos maiores mitos sobre a fonte de energia. É fato que a eficiência energética de sistemas solares é menor em dias frios ou nublados, mas isso não significa que o sistema não funcione.
As placas não param de produzir energia, ou seja, mesmo em um dia que o sol esteja ou fique encoberto, com a luminosidade, o sistema consegue trabalhar sem grandes problemas.
Além disso, os principais sistemas possuem processos para o armazenamento da energia já gerada, possibilitando o pleno uso mesmo em momentos em que não haja tanto sol sem quaisquer preocupações.
- Energia solar é de alto custo
Realmente esse já foi um sistema mais oneroso. No entanto, os custos dos sistemas de energia solar diminuíram bastante nos últimos tempos – sem contar que a redução na energia a longo prazo apresenta um interessante custo-benefício.
Assim, graças aos avanços tecnológicos, a produção de energia solar aumentou e isso também gera uma procura desta opção de fonte energética, reduzindo o investimento necessário para a instalação do sistema.
Afinal, o volume da procura fez com que a oferta pelo recurso aumentasse, algo que gera impactos nos preços ofertados pelo mercado, fazendo com que caíssem consideravelmente.
Outro ponto importante está relacionado a eficiência dos painéis solares, que tem crescido devido aos preços da energia que é oferecido pelas distribuidoras.
Este fato tornou os painéis um excelente investimento, proporcionando um ótimo custo-benefício, assim como um projeto de esquadria de alumínio sob medida.
- Pessoas com sistema de energia solar não usam energia das distribuidoras
Este é outro mito muito propagado. Uma informação que muitas pessoas não sabem é que boa parte dos sistemas de energia solar podem ser conectados à rede, reduzindo os custos e os impactos, seja por causas ecológicas ou financeiras.
Isso porque, sem a rede, alguns sistemas podem depender de baterias para o armazenamento da energia solar.
Considerando a natureza, a agressão ao ambiente deve ser considerada ao implementar esse sistema.
Nesse sentido, há um risco que pode ser evitado. Isso porque essas baterias têm um tempo de vida útil mais longo, mas envolvem materiais que agridem a natureza, tornando-se um problema ambiental sério quando são descartadas incorretamente.
Na parte financeira e econômica, alguns países permitem a conexão da energia solar na rede de distribuição. Isso possibilita aos consumidores terem descontos na sua conta de energia.
Assim, a energia solar se destaca como uma excelente opção, reduzindo os gastos elétricos e promovendo – principalmente quando conectada à rede distribuidora – um uso mais inteligente e ecológico da energia.
- Energia solar não é uma fonte segura
Os sistemas de energia solar são muito seguros, principalmente se considerarmos seu tempo de vida útil – que pode variar entre 25 e 30 anos.
- Sistemas de energia solar deixam o imóvel feio
Esse é um mito que pode fazer com que as pessoas deixem de investir no sistema.
As empresas fabricantes se modernizaram nos últimos anos e estão sempre inovando no design e em técnicas construtivas para o sistema.
Isto posto, conversar com o arquiteto responsável pelo projeto do seu imóvel, por exemplo, é um jeito de conseguir um resultado visualmente interessante e funcional.
Assim, uma edificação com móveis planejados alto padrão e um sistema de energia solar se tornam possíveis, valorizando o imóvel.
- Exigem muitas manutenções
A limpeza periódica é um cuidado que precisa ser feito por conta do acúmulo de poeira e sujeira. Contudo, isso não significa constantes ajustes ou muita mão de obra para cuidar das estruturas.
Os sistemas que não possuem baterias, por exemplo, quase não exigem manutenção.
Por se tratar de uma tecnologia segura e eficiente, os fabricantes costumam oferecer longos anos de garantia e apenas a limpeza do espaço pode ser o suficiente para manter a qualidade no uso do item.
Já os sistemas com baterias precisam de uma manutenção mais frequente, pois as baterias precisam ser substituídas a cada cinco ou dez anos para manterem a qualidade e um bom funcionamento do sistema, sem prejudicar a estrutura ou o ambiente com os compostos da bateria.
- Painéis solares quebram com facilidade e são muito frágeis
Essa é uma informação falsa. Isso porque os painéis são pensados e projetados para aguentarem inúmeras condições climáticas, já que ficam na parte externa dos imóveis.
Os profissionais que atuam na parte de desenvolvimento pensam em todos os fatores como chuvas de granizo em grande volume, entre outras condições e intempéries.
- É um investimento alto e que não gera retorno
Considerando que o custo de compra e instalação caiu nos últimos anos, estima-se que pelo em torno de 5 anos é possível ter um retorno sobre investimento interessante sobre um sistema de energia solar.
Apesar disso, o retorno ainda demora um tempo para ser realmente sentido.
- Difícil acesso às linhas de financiamento para instalação de projetos de energia solar
Isso é um mito. No Brasil, assim como pode ser necessário ao realizar ações de dedetização valor, a instalação do sistema pode ser prioritária.
Para isso, hoje já há várias linhas de financiamento destinadas à implementação e instalação de projetos de sistemas solares com baixa taxa de juros e longo prazo para o pagamento, permitindo que o sistema se torne ainda mais acessível para diferentes públicos.
- Após instalados, os painéis não podem ser retirados do local
Outro mito. Os painéis podem, sim, ser removidos do local assim como outros equipamentos de energia solar, permitindo a reformulação do espaço assim como a de um solo grampeado.
Outro ponto interessante é que se você se mudar para uma nova residência, você pode levar os painéis e equipamentos e instalar no novo local, contando com uma equipe especializada para fazê-lo de forma devida.
- Sistemas de energia solar geram muitos ruídos
Os painéis solares possuem um funcionamento muito diferente dos geradores eólicos ou de queima de combustíveis fósseis.
Isso porque eles não geram energia por meio de processo mecânico e sim por efeito de fotoemissão, que ocorre silenciosamente.
Esse processo acontece no interior de cada célula fotovoltaica que fica dentro das placas solares.
Sendo assim, a produção de energia acontece de forma silenciosa, limpa e sem prejudicar o meio ambiente – com resíduos ou ruídos.
- É possível zerar o valor da conta de luz com a energia solar
Não há como zerar a conta de energia, mesmo tendo um sistema de energia solar.
Afinal, as distribuidoras de energia cobram taxas de iluminação pública, alguns impostos e também fazem uma cobrança mínima para te manter conectado à rede.
Mesmo com esses fatores, você consegue reduzir pelo menos 95% do valor da conta de luz por meio da energia solar.
- Os módulos não geram energia no período noturno
Isso é verdade. Os módulos não geram energia pelo fato da ausência de radiação e luz solar neste período.
No entanto, isso não significa que você ficará sem energia durante a noite. Isso acontece porque a energia gerada durante o dia é enviada para a distribuidora, retornando em créditos na sua conta para serem abatidos no período noturno, isso sem mencionar o armazenamento da energia, que pode ser consumida nesse horário.
Com isso, você não fica sem assistência na parte elétrica, pois ela oferece suporte assim como a distribuidora de tratamento de água.
- O painel solar ajuda no controle de temperatura do telhado
Após instalados, os painéis ajudam a manter uma temperatura agradável na sua casa, graças à sombra que fica no telhado.
O calor vai diretamente para a placa solar, transformando-se em energia. Consequentemente, você pode ganhar em todos os sentidos: com economia, energia elétrica e uma melhor climatização do controle tecnológico de concreto e das estruturas do telhado.
Portanto, buscar informações sobre o funcionamento de sistemas e equipamentos de energia solar é muito importante para diferenciar o que é verdade e o que é mito, identificando quais os reais ônus e bônus desse sistema para as suas necessidades.
Inclusive, essa é uma avaliação válida não só para energia solar, mas também para a contratação de qualquer serviço ou sistema, desde o controle tecnológico de concreto até um programa de CRM para indústrias.
Dito isso, estude esses mitos e verdades, seu orçamento e as especializadas disponíveis para saber se o sistema se adequa às suas demandas, contribuindo para um mundo mais ecologicamente correto.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos