4 dicas para reduzir custos na sua empresa

4 dicas para reduzir custos na sua empresa

A redução de custos nas empresas é uma ação fundamental para a gestão de riscos, principalmente em períodos de crise. Isso vale para as organizações de todos os segmentos, independente do porte.

Toda empresa, seja ela física ou digital, possui despesas fixas e variáveis que ajudam a definir como anda a saúde financeira da organização. 

Diante de um cenário em que muitas empresas fecham as portas devido aos gastos excessivos, saber reduzir se torna primordial.

Os custos fixos são aqueles constantes, que independente do quanto a empresa produz ou vende, sempre estarão ali. Mas apesar disso, é possível encontrar maneiras de reduzi-los, até mesmo através da gestão de um software de crm.

Para entender melhor como superar esse desafio, confira as dicas a seguir.

Entenda e controle os custos fixos e variáveis

Os custos para manter uma empresa são fundamentais para que ela continue funcionando, isso porque, para continuar a produção dos seus produtos ou serviços, é preciso comprar os insumos necessários e pagar a equipe de trabalho.

Entretanto, esses consumos podem variar dependendo do mês e dos acontecimentos, nessa ocasião, podemos separá-los entre gastos fixos e variáveis. Na sequência, entenda melhor a diferença entre esses dois tipos de custos.

  1. Custos fixos

Os gastos fixos são aqueles que permanecem estáveis independente do volume de produção mensal. Podemos mencionar como exemplo de gasto fixo:

  • Aluguel;
  • Internet;
  • Serviços de limpeza;
  • Serviços de segurança;
  • Manutenção de equipamentos.

Apesar de parecer impossível, existem maneiras de reduzir esses custos no seu sistema crm. Mas antes de saber como fazer isso, precisamos entender o que são os custos variáveis.

  1. Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles que oscilam a cada mês, dependendo de fatores diversos. Assim, se a produção aumenta, por exemplo, os custos com energia e equipamentos também sobem.

São exemplos de custos variáveis:

  • Água;
  • Energia;
  • Comissão;
  • Horas extras;
  • Matéria-prima.

O controle dessas variáveis podem ser feitos através de um sistema crm operacional para ajudar a manter o controle de custos.

4 dicas para reduzir custos no seu negócio

Iniciar a redução de custos na sua empresa pode não ser tarefa fácil, isso porque algumas reduções podem demorar para acontecer mais do que outras, necessitando de um estudo maior e um planejamento mais detalhado.

Para te ajudar nessa jornada de redução de custos, confira as 4 dicas a seguir.

  1. Reavaliação do regime tributário

O sistema tributário do nosso país pode ser bem complicado. Por isso, o indicado é contratar um profissional especialista no assunto para redefinir o que é mais indicado para a sua empresa de acordo com o estado e a cidade onde você atua.

Através das simulações feitas com um contador, escolha a opção que oferecer um menor custo, e que respeite todas as determinações previstas em lei.

  1. Negociação com fornecedores

Quando a sua empresa está passando por uma dificuldade financeira e precisa reduzir custos, chegou o momento de chamar os seus fornecedores para uma reunião e conversar sobre a possibilidade de renegociação dos valores.

Avalie o custo dos seus fornecedores no seu sistema comercial crm, e caso não consiga renegociar com eles os valores ou prazos de pagamento, considere procurar por um novo que ofereça preços mais atrativos.

  1. Contratação de um sistema de gestão

Há disponível no mercado vários sistemas de gestão que podem te ajudar a gerenciar melhor todas as informações da sua empresa, desde a entrada de um produto no estoque até o recebimento do pagamento de um cliente.

Independente do porte ou segmento da sua empresa, um sistema de gestão como um crm plano acessível, por exemplo, pode ser adquirido como serviço. Assim, o pagamento só será feito quando houver operações no sistema. 

  1. Redução da taxa de rotatividade de colaboradores

É preciso evitar ao máximo a rotatividade de colaboradores dentro da empresa, pois tanto a admissão quanto a demissão causam custos obrigatórios que podem prejudicar o fluxo de caixa da empresa.

Além disso, também há o tempo necessário para realizar o recrutamento e seleção, a contratação e o treinamento dos novos colaboradores. Para todos esses processos há custos operacionais.

Outros exemplos de redução de custos

As despesas de telefonia e internet são fixas, mas sem saber, você pode estar pagando um valor muito mais alto do que o necessário. Para evitar esse erro, é preciso avaliar questões como velocidade e quantidade de ligações, e em seguida avaliar o seu pacote.

O uso dos papéis e impressoras também podem impactar na redução de custos. Com o uso de aplicativos e automações, é possível diminuir a quantidade de materiais utilizados por dia, reduzir o consumo e ainda contribuir para a redução de lixo no mundo.

Por fim, reveja tarifas, empréstimos e taxas bancárias que possam comprometer o orçamento da empresa e que sejam renegociadas com as instituições financeiras para a redução de juros ou pacotes de serviços.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.