A obtenção de resultados positivos é sempre um dos maiores objetivos de qualquer empresa, afinal é através deles que se pode garantir a sobrevivência da instituição, bem como, os recursos necessários para investimentos que permitirão o crescimento.
No entanto, ao analisar os resultados é muito importante não confundir rentabilidade com lucratividade.
Pois, enquanto a rentabilidade diz respeito ao retorno obtido através dos investimentos realizados, a lucratividade diz respeito a uma métrica que mede se o faturamento é capaz de cobrir os custos e ainda gerar lucros para a empresa.
Por isso, quando falamos de resultados positivos geralmente estamos nos referindo a uma boa lucratividade. E para que isso seja possível, é imprescindível garantir o controle dos custos.
Afinal, de nada adianta ser capaz de angariar uma grande quantia de dinheiro, se ele é quase integralmente consumido pelas dívidas. É aí que uma boa gestão e liderança se fazem ainda mais necessárias.
Isso porque, serão esses profissionais que serão responsáveis por administrar as equipes, os processos e o investimento em sistemas de crm gratuitos ou outros equipamentos, de forma a permitir que a empresa seja capaz de produzir mais gastando menos.
Importância das estratégias de redução de custos
Seja na determinação dos preços dos produtos ou serviços disponibilizados, no alcance das metas e objetivos estipulados ou na margem de lucro obtida em cada investimento, uma mesma variante é capaz de interferir em todos esses aspectos: os custos operacionais.
O custo operacional diz respeito a toda a despesa gerada por uma empresa para garantir que o negócio permaneça em funcionamento.
Isso envolve desde os gastos com a produção, com a contratação de mão de obra, a manutenção do prédio, a compra ou conservação de equipamentos, entre outros.
Essas despesas precisam ser quitadas com os resultados obtidos com a empresa. Assim, quanto mais altos forem os custos institucionais, mais altos serão os preços finais e mais difícil será tornar a sua marca competitiva no mercado.
Além disso, custos muito altos são capazes de inviabilizar o processo operacional e o crescimento da marca.
Por isso, investir em boas estratégias de redução de custos é uma das maiores prioridades dos empresários e gestores que desejam obter cada vez mais sucesso com o negócio e manter a empresa em desenvolvimento.
Formas de gerar economia durante os processos e alavancar os resultados
Geralmente, as primeiras soluções encontradas pelos diretores que se deparam com custos muito altos é fazer o controle dos gastos por meio da demissão dos colaboradores ou através do corte de qualquer custo que requeira a saída de recursos do caixa.
No entanto, sem um bom planejamento e sem as devidas avaliações, o corte de funcionários que desempenham funções essenciais – como o controle de leads, por exemplo – ou a falta de investimentos em equipamentos, pode resultar na:
- Perda da capacidade produtiva;
- Queda na qualidade do serviço desempenhado;
- Redução da produtividade;
- Déficits na manutenção preventiva;
- Diminuição da satisfação dos clientes e assim por diante.
Deste modo, ainda que o controle de custos seja essencial, esse tipo de ação administrativa não pode ser realizado de uma hora para outra e somente quando a empresa já está passando por momentos de crise.
Este é um investimento que precisa ser feito constantemente, envolvendo todos os setores do negócio.
Afinal, custos altos indicam problemas internos que não estão sendo bem geridos. Por isso, se você deseja controlar os gastos e alavancar os negócios atente-se à:
- Utilização consciente de energia e água
As campanhas contra o desperdício de recursos materiais e naturais são ótimas formas de conquistar resultados imediatos e bastante efetivos.
Para isso é preciso incluir a participação de todos os colaboradores da empresa, por meio da conscientização e treinamento.
- Inspeção e manutenção de ferramentas
Equipamentos defeituosos são extremamente prejudiciais para a produtividade do negócio e para a conquista de resultados efetivos, pois podem causar gastos extras importantes e falhas em todo o processo.
Por isso, a inspeção preventiva constante é capaz de acompanhar o desempenho dessas tecnologias, investindo em sistemas que podem trazer resultados melhores – como a adoção de um crm – e evitando imprecisões que comprometam a lucratividade.
- Pesquisa de preços
Mesmo parecendo ser uma técnica básica, muitas empresas acabam gastando mais por negligenciar a gestão de bens e serviços, não realizando uma pesquisa adequada de preços.
Assim, se você deseja manter os custos sob controle é essencial criar critérios e procedimentos para o setor de compras.
Desta forma, é recomendável que antes de fazer qualquer investimento – como o crm preço, por exemplo –, seja um procedimento padrão dos negócios, a obtenção de ao menos três propostas distintas antes do fechamento de qualquer negócio.
- Gestão de pessoas
A gestão de pessoas é importante para o controle dos gastos, pois além de auxiliar na capacitação dos funcionários por meio de treinamentos sobre o uso do crm plano ou de outras ferramentas que aumentam a produtividade, ela também é capaz de controlar a:
- Rotatividade dos funcionários;
- Custo de contratações;
- Absenteísmos;
- Custo de pessoal;
- Custo de deslocamento, entre outros.
Assim, os gestores podem garantir um trabalho mais bem feito, ao mesmo tempo em que reduzem os custos de manutenção de pessoal e ajudam a alavancar os negócios.