Com o passar do tempo diversas empresas ao redor do mundo começaram a se preocupar com processos que envolvem a sustentabilidade, ou seja, práticas sustentáveis que ajudam a sociedade, o ambiente e – consequentemente – o planeta devido a urgência deste tópico.
Deste modo, as organizações que desejam ter sucesso no mercado devem mostrar os seus valores e causas para clientes e investidores que adotam práticas que ajudam o meio ambiente.
O ambiente vem sendo muito prejudicado por conta das ações do homem sobre a natureza, como o uso e descarte inadequados e em excesso de materiais.
Este comportamento prejudicial é algo recorrente e exige medidas urgentes para que mudanças de comportamento e pensamento comecem a vigorar.
Cabe ressaltar que isso não deve ocorrer apenas nas empresas, mas na sociedade como um todo, de modo a possibilitar o uso dos recursos de forma consciente a longo prazo, bem como a continuidade das operações e da sociedade.
Ou seja, todas as pessoas devem ser responsáveis por adotar medidas sustentáveis na vida cotidiana, principalmente ao considerar que os impactos contra a natureza estão gerando muitos problemas de saúde para as pessoas e aos animais.
As empresas que estão adotando práticas sustentáveis tem como benefícios um excelente clima organizacional, união dos colaboradores e boa lucratividade a partir das chamadas práticas verdes que são implementadas no dia a dia.
Além disso, atraem públicos mais engajados e que se relacionam com marcas verdes e que acreditam/defendem as mesmas causas em que acreditam.
Um ponto positivo nesse sentido é que essas práticas podem ser aplicadas não só em grandes empresas e indústrias, mas também em comércios como uma loja de bicicleta, pequenas vendas de frutas e negócios de diferentes segmentos, promovendo destaque aos negócios.
O que é uma empresa sustentável?
Uma empresa nomeada como sustentável é um grande motivo de orgulho tanto para os colaboradores quanto para os clientes.
Essa satisfação vem da preocupação que as pessoas passam a ter com o meio ambiente, principalmente com tantos problemas de destruição dos recursos naturais e os impactos sabidos.
Nesse sentido, mostrar-se como uma companhia que pensa e age considerando práticas mais ecológicas, é algo que garante admiração, excelente lucratividade, espaço e confiança no mercado, além de promover mais competitividade.
Ou seja, abraçar a causa da sustentabilidade corporativa é uma maneira de fortalecer a imagem da empresa, seja ela de EPS isopor ou um brechó online.
Um empreendimento que tem a preocupação com os recursos naturais, a forma que são geridos e seu impacto social, mostra-se empenhado em buscar o equilíbrio e continuidade da sociedade, visando o melhor para a manutenção da vida.
Muito mais do que produtos, os consumidores compram marcas e experiências com as quais se identificam.
Por isso, pensar na relevância da sustentabilidade corporativa é um jeito da sua empresa se tornar importante no mercado e com o público, além da imagem de negócio mais ecológico e responsável.
Sustentabilidade corporativa
O conceito da sustentabilidade corporativa é baseado em três pilares: ambiental, econômico e social.
Quanto maior a integração entre esses pilares, melhores serão os resultados para a empresa de manutenção industrial, para as pessoas e, consequentemente, para o planeta.
Uma empresa sustentável é sinônimo de competitividade, inovação e diferencial de mercado.
Mas quais são os resultados obtidos com a implementação desta prática?
De modo prático, com a adoção dessas medidas há a preservação do ambiente, lucros para o negócio e mais qualidade de vida para as pessoas.
Assim, ao implementar estratégias e práticas sustentáveis, desde “simples” troca de papel por sistemas digitais até ações mais complexas, como a inclusão de um sistema de energia solar, as empresas podem obter diversos benefícios.
Para a marca, os principais benefícios são a redução de custos, diminuição dos riscos, melhora no relacionamento com colaboradores e público, otimização de receita, clientes fidelizados e que se identificam com a marca, regularização fiscal e operações mais proveitosas.
Para que isso seja possível, mudanças e atitudes simples podem ser implementadas no seu negócio, sem grandes custos.
O segredo é mudar a maneira de pensar e executar os processos, além do comportamento durante a rotina de trabalho.
Dicas para implementar práticas sustentáveis nos negócios
Ao adotar práticas mais sustentáveis, a sua empresa se torna mais valorizada pelos clientes e mais interessante para o mercado. Isso contribui para que a empresa que faz piscina de alvenaria cresça de forma positiva.
Isto posto, conhecer algumas dicas e práticas sustentáveis são maneiras de implementá-las no seu empreendimento corretamente e, com o tempo, conquistar excelentes resultados.
- Crie transparência nos processos da companhia
Uma empresa sustentável se preocupa muito com o impacto social que gera com a realização das suas atividades.
Assim, é muito importante contar com processos nos quais o foco é a transparência com relação ao público, mostrando o que realmente é feito ao longo da cadeia produtiva, desenvolvendo produtos e serviços qualificados e eco-conscientes aos consumidores.
- Invista na documentação eletrônica
Um dos maiores problemas quando o assunto é utilização consciente dos recursos naturais diz respeito ao uso de documentos impressos de modo desnecessário.
Estamos vivendo na era da hiperconectividade e informação.
Assim, não fazer um uso inteligente do que é proporcionado pela modernidade é estar desalinhado com relação às tendências, perdendo oportunidades de desenvolvimento e destaque, bem como arriscando perder a eficiência.
Nesse sentido, uma ação efetiva é investir em um sistema de documentação eletrônica, o que permite:
- Reduzir o consumo exagerado de papel;
- Economizar espaço com arquivamento;
- Agilizar processos de pesquisa;
- Aumentar a segurança de documentos confidenciais e importantes;
- Economizar tempo;
- Ampliar a praticidade e rapidez no envio de documentos;
- Evitar gastos com postagens.
Nesse sentido, a informatização é uma grande aliada na implementação de práticas sustentáveis nas empresas.
A adoção destes sistemas tecnológicos está em conformidade com a legislação vigente no país, tendo valor jurídico, se necessário o uso.
Inclusive, existem diversas ferramentas de assinatura eletrônica que ajudam a garantir a legalidade de documentações empresariais emitidas por meio digital.
- Faça revisão na infraestrutura
O espaço físico da sua empresa pode ser um grande gerador de desperdício dos recursos naturais.
Considerar este fator e realizar uma revisão na infraestrutura como um todo é um processo fundamental para a sustentabilidade e eficiência da empresa.
O procedimento de revisão da infraestrutura consiste em verificar as instalações elétricas mal feitas (inclusive aquelas com alto potencial de perigo), sistemas de ar condicionado e se há vazamento de água.
Estes são exemplos interessantes e que representam um bom começo para tornar a empresa economicamente sustentável.
Atitudes consideradas simples, como pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz nos ambientes, instalar sensores de presença nos locais com pouca circulação, trocar lâmpadas fluorescentes por modelos de LED e fazer uma manutenção ou substituição de equipamentos para laboratórios e eletrodomésticos, por exemplo, são formas de ter uma grande economia de energia elétrica.
- Gerencie resíduos
Muitas pessoas pensam que a instalação de lixeiras para o descarte de materiais recicláveis é o suficiente quando o assunto é cuidado com o meio ambiente.
No entanto, essa atitude é apenas o início de um longo processo rumo a separação consciente dos materiais e reaproveitamento de recursos.
Basicamente, a empresa precisa ter um processo de gestão de resíduos que seja efetivo, reduzindo o impacto ambiental e descarte inadequado, bem como tendo um aproveitamento desses itens, reduzindo custos e qualificando a produção.
Deste modo, é interessante realizar a separação do lixo conforme os diferentes tipos de resíduos.
Contudo, também é necessário pensar em outras alternativas, como buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais para o recolhimento dos resíduos e criar campanhas de redução no uso de descartáveis, conforme abordaremos mais detalhadamente a seguir.
Essas e outras ações contribuem muito para tornar a sua empresa, de fato sustentável.
- Reduza o consumo de descartáveis
Uma empresa sustentável precisa levar a sério as práticas ecologicamente responsáveis para além da produção.
Isso significa que a companhia deve investir em práticas voltadas para o uso consciente dos recursos e até mesmo ações diárias mais conscientes.
Deste modo, o processo não envolve apenas a redução de papel para emissão de documentos, mas também a diminuição de materiais voltados para alimentação e limpeza, por exemplo; os famosos materiais descartáveis.
Sendo assim, é importante incentivar os colaboradores a utilizarem garrafinhas e canecas, evitando o uso de copos descartáveis.
Inclusive, ações de engajamento e reforço da marca podem ser promovidos pela empresa, como a distribuição desses itens com o logotipo da marca e produzidos em materiais ecológicos.
Na limpeza, a instalação de secadores de mão e latas de lixo retornáveis, ao invés das toalhas de papel, são mudanças que fazem a diferença.
- Procure por fornecedores sustentáveis
Uma empresa, para ser considerada realmente sustentável, precisa considerar toda a cadeia produtiva do negócio, desde a compra dos insumos até a forma de distribuição dos produtos para os clientes.
Isso é muito importante, pois garante que o fluxo produtivo utilize matéria-prima de fontes corretas e que se baseiam em práticas que contribuem para o equilíbrio ambiental.
Isto posto, é necessário buscar parcerias com fornecedores que também tenham como cultura práticas sustentáveis e as adote em suas atividades mercadológicas de spray drying.
Com isso, ambas as companhias podem trabalhar juntas e procurar soluções que atendam as necessidades do negócio e da sociedade.
Mais ainda, é possível estabelecer parcerias de mais valor, contribuindo para o equilíbrio econômico, social e ambiental, bem como reforçando os valores do negócio para o público.
Assim, escolha sempre comprar de fornecedores que tenham certificação ambiental e dê prioridade a empreendedores locais para ajudar nas necessidades do seu negócio de aula de hidroginástica, por exemplo.
Essa escolha ajuda na economia local, desenvolvimento da comunidade e estimula a sustentabilidade social.
Além destas, há outras dicas e práticas que podem ser implementadas na sua empresa. Tornando-se um modelo de negócio sustentável e adequando as medidas a rotina e necessidade empresarial.
Benefícios da sustentabilidade empresarial
Existem muitos ganhos interessantes em inserir práticas sustentáveis na sua empresa, seja ela de piso laminado colocado com rodapé preço ou um e-commerce de jóias finas semi joias.
Figuram entre as principais vantagens:
- Redução de custos;
- Preservação do meio ambiente;
- Processos de logística reversa e tratamento adequados;
- Redução de resíduos sólidos;
- Consumo consciente;
- Mais qualidade de vida para a comunidade.
Deste modo, desenvolver uma mentalidade focada na sustentabilidade é uma maneira da sua empresa se tornar referência, ser admirada pelos clientes, ajudar o meio ambiente com processos que diminuem os impactos e até reduzir custos a longo prazo.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.