6 dicas para implementar práticas sustentáveis no ambiente de trabalho

6 dicas para implementar práticas sustentáveis no ambiente de trabalho

Com o passar do tempo diversas empresas ao redor do mundo começaram a se preocupar com processos que envolvem a sustentabilidade, ou seja, práticas sustentáveis que ajudam a sociedade, o ambiente e – consequentemente – o planeta devido a urgência deste tópico.

Deste modo, as organizações que desejam ter sucesso no mercado devem mostrar os seus valores e causas para clientes e investidores que adotam práticas que ajudam o meio ambiente.

O ambiente vem sendo muito prejudicado por conta das ações do homem sobre a natureza, como o uso e descarte inadequados e em excesso de materiais.

Este comportamento prejudicial é algo recorrente e exige medidas urgentes para que mudanças de comportamento e pensamento comecem a vigorar.

Cabe ressaltar que isso não deve ocorrer apenas nas empresas, mas na sociedade como um todo, de modo a possibilitar o uso dos recursos de forma consciente a longo prazo, bem como a continuidade das operações e da sociedade.

Ou seja, todas as pessoas devem ser responsáveis por adotar medidas sustentáveis na vida cotidiana, principalmente ao considerar que os impactos contra a natureza estão gerando muitos problemas de saúde para as pessoas e aos animais.

As empresas que estão adotando práticas sustentáveis tem como benefícios um excelente clima organizacional, união dos colaboradores e boa lucratividade a partir das chamadas práticas verdes que são implementadas no dia a dia. 

Além disso, atraem públicos mais engajados e que se relacionam com marcas verdes e que acreditam/defendem as mesmas causas em que acreditam.

Um ponto positivo nesse sentido é que essas práticas podem ser aplicadas não só em grandes empresas e indústrias, mas também em comércios como uma loja de bicicleta, pequenas vendas de frutas e negócios de diferentes segmentos, promovendo destaque aos negócios.

O que é uma empresa sustentável?

Uma empresa nomeada como sustentável é um grande motivo de orgulho tanto para os colaboradores quanto para os clientes. 

Essa satisfação vem da preocupação que as pessoas passam a ter com o meio ambiente, principalmente com tantos problemas de destruição dos recursos naturais e os impactos sabidos.

Nesse sentido, mostrar-se como uma companhia que pensa e age considerando práticas mais ecológicas, é algo que garante admiração, excelente lucratividade, espaço e confiança no mercado, além de promover mais competitividade.

Ou seja, abraçar a causa da sustentabilidade corporativa é uma maneira de fortalecer a imagem da empresa, seja ela de EPS isopor ou um brechó online.

Um empreendimento que tem a preocupação com os recursos naturais, a forma que são geridos e seu impacto social, mostra-se empenhado em buscar o equilíbrio e continuidade da sociedade, visando o melhor para a manutenção da vida.

Muito mais do que produtos, os consumidores compram marcas e experiências com as quais se identificam.

Por isso, pensar na relevância da sustentabilidade corporativa é um jeito da sua empresa se tornar importante no mercado e com o público, além da imagem de negócio  mais ecológico e responsável.

Sustentabilidade corporativa

O conceito da sustentabilidade corporativa é baseado em três pilares: ambiental, econômico e social. 

Quanto maior a integração entre esses pilares, melhores serão os resultados para a empresa de manutenção industrial, para as pessoas e, consequentemente, para o planeta.

Uma empresa sustentável é sinônimo de competitividade, inovação e diferencial de mercado.

Mas quais são os resultados obtidos com a implementação desta prática?

De modo prático, com a adoção dessas medidas há a preservação do ambiente, lucros para o negócio e mais qualidade de vida para as pessoas.

Assim, ao implementar estratégias e práticas sustentáveis, desde “simples” troca de papel por sistemas digitais até ações mais complexas, como a inclusão de um sistema de energia solar, as empresas podem obter diversos benefícios.

Para a marca, os principais benefícios são a redução de custos, diminuição dos riscos, melhora no relacionamento com colaboradores e público, otimização de receita, clientes fidelizados e que se identificam com a marca, regularização fiscal e operações mais proveitosas.

Para que isso seja possível, mudanças e atitudes simples podem ser implementadas no seu negócio, sem grandes custos. 

O segredo é mudar a maneira de pensar e executar os processos, além do comportamento durante a rotina de trabalho.

Dicas para implementar práticas sustentáveis nos negócios 

Ao adotar práticas mais sustentáveis, a sua empresa se torna mais valorizada pelos clientes e mais interessante para o mercado. Isso contribui para que a empresa que faz piscina de alvenaria cresça de forma positiva.

Isto posto, conhecer algumas dicas e práticas sustentáveis são maneiras de implementá-las no seu empreendimento corretamente e, com o tempo, conquistar excelentes resultados.

  1. Crie transparência nos processos da companhia

Uma empresa sustentável se preocupa muito com o impacto social que gera com a realização das suas atividades. 

Assim, é muito importante contar com processos nos quais o foco é a transparência com relação ao público, mostrando o que realmente é feito ao longo da cadeia produtiva,  desenvolvendo produtos e serviços qualificados e eco-conscientes  aos consumidores.

  1. Invista na documentação eletrônica

Um dos maiores problemas quando o assunto é utilização consciente dos recursos naturais diz respeito ao uso de documentos impressos de modo desnecessário. 

Estamos vivendo na era da hiperconectividade e informação.

Assim, não fazer um uso inteligente do que é proporcionado pela modernidade é estar desalinhado com relação às tendências, perdendo oportunidades de desenvolvimento e destaque, bem como arriscando perder a eficiência.

Nesse sentido, uma ação efetiva é investir em um sistema de documentação eletrônica, o que permite:

  • Reduzir o consumo exagerado de papel;
  • Economizar espaço com arquivamento;
  • Agilizar processos de pesquisa;
  • Aumentar a segurança de documentos confidenciais e importantes;
  • Economizar tempo;
  • Ampliar a praticidade e rapidez no envio de documentos;
  • Evitar gastos com postagens.

Nesse sentido, a informatização é uma grande aliada na implementação de práticas sustentáveis nas empresas.

A adoção destes sistemas tecnológicos está em conformidade com a legislação vigente no país, tendo valor jurídico, se necessário o uso.

Inclusive, existem diversas ferramentas de assinatura eletrônica que ajudam a garantir a legalidade de documentações empresariais emitidas por meio digital.

  1. Faça revisão na infraestrutura

O espaço físico da sua empresa pode ser um grande gerador de desperdício dos recursos naturais. 

Considerar este fator e realizar uma revisão na infraestrutura como um todo é um processo fundamental para a sustentabilidade e eficiência da empresa.

O procedimento de revisão da infraestrutura consiste em verificar as instalações elétricas mal feitas (inclusive aquelas com alto potencial de perigo), sistemas de ar condicionado e se há vazamento de água. 

Estes são exemplos interessantes e que representam um bom começo para tornar a empresa economicamente sustentável.

Atitudes consideradas simples, como pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz nos ambientes, instalar sensores de presença nos locais com pouca circulação, trocar lâmpadas fluorescentes por modelos de LED e fazer uma manutenção ou substituição de equipamentos para laboratórios e eletrodomésticos, por exemplo, são formas de ter uma grande economia de energia elétrica.

  1. Gerencie resíduos 

Muitas pessoas pensam que a instalação de lixeiras para o descarte de materiais recicláveis é o suficiente quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. 

No entanto, essa atitude é apenas o início de um longo processo rumo a separação consciente dos materiais e reaproveitamento de recursos.

Basicamente, a empresa precisa ter um processo de gestão de resíduos que seja efetivo, reduzindo o impacto ambiental e descarte inadequado, bem como tendo um aproveitamento desses itens, reduzindo custos e qualificando a produção.

Deste modo, é interessante realizar a separação do lixo conforme os diferentes tipos de resíduos.

Contudo, também é necessário pensar em outras alternativas, como buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais para o recolhimento dos resíduos e criar campanhas de redução no uso de descartáveis, conforme abordaremos mais detalhadamente a seguir.

Essas e outras ações contribuem muito para tornar a sua empresa, de fato sustentável.

  1. Reduza o consumo de descartáveis

Uma empresa sustentável precisa levar a sério as práticas ecologicamente responsáveis para além da produção.

Isso significa que a companhia deve investir em práticas voltadas para o uso consciente dos recursos e até mesmo ações diárias mais conscientes.

Deste modo, o processo não envolve apenas a redução de papel para emissão de documentos, mas também a diminuição de materiais voltados para alimentação e limpeza, por exemplo; os famosos materiais descartáveis.

Sendo assim, é importante incentivar os colaboradores a utilizarem garrafinhas e canecas, evitando o uso de copos descartáveis. 

Inclusive, ações de engajamento e reforço da marca podem ser promovidos pela empresa, como a distribuição desses itens com o logotipo da marca e produzidos em materiais ecológicos.

Na limpeza, a instalação de secadores de mão e latas de lixo retornáveis, ao invés das toalhas de papel, são mudanças que fazem a diferença.

  1. Procure por fornecedores sustentáveis

Uma empresa, para ser considerada realmente sustentável, precisa considerar toda a cadeia produtiva do negócio, desde a compra dos insumos até a forma de distribuição dos produtos para os clientes.

Isso é muito importante, pois garante que o fluxo produtivo utilize matéria-prima de fontes corretas e que se baseiam em práticas que contribuem para o equilíbrio ambiental.

Isto posto, é necessário buscar parcerias com fornecedores que também tenham como cultura práticas sustentáveis e as adote em suas atividades mercadológicas de spray drying

Com isso, ambas as companhias podem trabalhar juntas e procurar soluções que atendam as necessidades do negócio e da sociedade.

Mais ainda, é possível estabelecer parcerias de mais valor, contribuindo para o equilíbrio econômico, social e ambiental, bem como reforçando os valores do negócio para o público.

Assim, escolha sempre comprar de fornecedores que tenham certificação ambiental e dê prioridade a empreendedores locais para ajudar nas necessidades do seu negócio de aula de hidroginástica, por exemplo.

Essa escolha ajuda na economia local, desenvolvimento da comunidade e estimula a sustentabilidade social.

Além destas, há outras dicas e práticas que podem ser implementadas na sua empresa. Tornando-se um modelo de negócio sustentável e adequando as medidas a rotina e necessidade empresarial.

Benefícios da sustentabilidade empresarial

Existem muitos ganhos interessantes em inserir práticas sustentáveis na sua empresa, seja ela de piso laminado colocado com rodapé preço ou um e-commerce de jóias finas semi joias. 

Figuram entre as principais vantagens:

  • Redução de custos;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Processos de logística reversa e tratamento adequados;
  • Redução de resíduos sólidos;
  • Consumo consciente;
  • Mais qualidade de vida para a comunidade.

Deste modo, desenvolver uma mentalidade focada na sustentabilidade é uma maneira da sua empresa se tornar referência, ser admirada pelos clientes, ajudar o meio ambiente com processos que diminuem os impactos e até reduzir custos a longo prazo.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.