Aprenda como descartar lixo eletrônico da forma correta

Aprenda como descartar lixo eletrônico da forma correta

Há muito tempo o lixo eletrônico passou a fazer parte dos problemas da sociedade, demandando atenção a aspectos como o descarte adequado devido ao alto potencial de reutilização, mas também de contaminação é difícil de composição.

Para além desse lixo já conhecido, com centros de descarte direcionados, há um tipo de lixo eletrônico que atrapalha a vida de cada ser humano que tem contato com as novas tecnologias: o excesso de informação digital. 

Programas e imagens digitais, softwares, e-mails, documentos online e offline, todos eles fazem parte da rotina de profissionais, e quando em excesso, eles acabam acumulando espaço, mesmo que virtual, e interferem na produtividade, deixando computadores e demais equipamentos lentos, isso sem mencionar o alto volume de dados coletados e que não são aplicados em estratégias.

Dessa forma, é preciso repensar em como tratar este lixo eletrônico digital, e entender mais sobre a sustentabilidade inserida na TI (Tecnologia da Informação), e como isso pode fazer toda a diferença nos resultados de uma organização, e até mesmo para a sustentabilidade – visto a necessidade de processadores contínuos para atuar nessas informações.

A sustentabilidade no aspecto da TI

A sustentabilidade é uma tendência moderna, que está se espalhando rapidamente por diferentes esferas da atividade humana, incluindo a indústria de TI em segmentos produtivos, como agência de intercâmbio em SP, lojas de departamentos e plantas industriais. 

Como os computadores e outros aparelhos usados ​​nas empresas consomem grandes quantidades de eletricidade, eles liberam toneladas de dióxido de carbono e aumentam as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, caso funcionem de forma contínua, essa agressão é intensificada.

Por esse motivo, muitas empresas visam minimizar ou eliminar a influência dos sistemas de TI no meio ambiente. 

Para isso, o conceito de sustentabilidade de TI, ou Tecnologia da Informação Verde, reúne dois grandes aspectos, que têm um impacto significativo no futuro, sendo conhecidos pela tecnologia e o meio ambiente. 

De maneira específica, o processo considera que uma empresa que produz brinquedos para cachorros hiperativos não pode resolver a mudança climática sozinha. 

Sendo assim, é importante que as organizações possam trabalhar em conjunto e sigam a abordagem de responsabilidade corporativa compartilhada. 

Por exemplo, há empresas do setor de tecnologia que estão desenvolvendo programas de sustentabilidade cujo objetivos sociais devem ser seguidos por comunidades, indústrias e governos. 

Para se ter uma ideia da importância desses processos, estima-se que cerca de 2% das emissões globais de dióxido de carbono vêm da indústria de TI. Além disso, a competição por energia está aumentando, pois o setor está se desenvolvendo rapidamente. 

Nesse cenário, tornar-se mais verde é significativo porque impacta positivamente não apenas o meio ambiente a partir da produção de cesta básica Campo Grande MS, mas também as práticas de negócios globais e a continuidade do empreendimento a longo prazo.

Quanto mais energia uma empresa consome, mais será preciso pagar as contas, portanto, menor será a renda. 

Ao seguir uma abordagem sustentável, uma organização pode economizar capital financeiro e deixar uma pegada ecológica menos prejudicial, possibilitando que no futuro ela ainda tenha acesso a esses recursos.

Como alcançar a sustentabilidade em TI

Há várias maneiras de tornar o setor de TI mais ecológico. Assim, não é preciso muito esforço para melhorar a imagem da empresa aos olhos do público, e ser tratada como uma marca responsável que se preocupa com a ecologia e atrai um público mais preocupado. 

Algumas maneiras acessíveis e eficientes de buscar a sustentabilidade no setor de TI se dão ao seguir alguns passos apresentados nos próximos tópicos.

  1. Computação em Nuvem

A virtualização ajuda a usar menos recursos de computação enquanto faz a mesma quantidade de trabalho que os servidores normais fazem. 

Ela permite que vários usuários se conectem a um servidor físico e realizem mais trabalhos porque a utilização é otimizada. 

Além disso, os usuários podem acessar data centers remotos a partir de notebooks, smartphones e tablets, para que não haja necessidade da empresa de paisagismo comprar muitos gadgets e hardwares, reduzindo o consumo de energia e de outros recursos para acessar os documentos.

  1. Compra de empresas que prezam a sustentabilidade

É significativo optar por empresas que se comprometem a garantir altos padrões e práticas ambientalmente responsáveis ​​no desenvolvimento de materiais e equipamentos, como os próprios computadores. Essa parceria empresarial serve para diversos pontos, como:

  • Design;
  • Embalagem;
  • Produção;
  • Reciclagem das máquinas.

Ao escolher a infraestrutura para o escritório, a empresa deve procurar por equipamentos que são mais econômicos em relação ao consumo de energia. 

Embora alguns desses dispositivos possam ser um pouco caros, o ciclo de vida é mais longo e garantem um trabalho tranquilo, ajudando os negócios a serem mais sustentáveis. 

  1. Uso mínimo de papel

A pilha de papel nunca pareceu ecologicamente correta em outros tempos, e muito menos em pleno século XXI, momento em que a digitalização é latente.

Isso sem falar no fato de que os funcionários usam impressos mesmo nos casos em que o envio de uma mensagem ou e-mail teria sido suficiente, demandando até a disponibilização de espaços para o arquivamento desses materiais e resíduos produzidos.

De modo a reduzir a necessidade do papel, a digitalização trouxe muitas inovações, portanto, deve-se considerar assinaturas eletrônicas em vez de manuscritas em documentos em papel. 

Trocar documentos por meio eletrônico e armazenar projetos de filtro jacuzzi na nuvem é muito mais fácil e conveniente em comparação com as versões impressas. 

No entanto, é preciso estabelecer prazos para o arquivamento de cada documento, visando reduzir também o uso excessivo de computadores e o armazenamento excessivo de informações nos dispositivos.

Os papéis necessários podem ser avaliados imediatamente e as medidas de segurança evitam que eles sejam perdidos ou danificados dentro desse período estabelecido, até que arquivos condensados sejam necessários.

  1. Reciclagem eletrônica

Impossível falar sobre lixo eletrônico sem esquecer a importância e necessidade em reciclar os aparelhos eletrônicos, mesmo que o foco seja os arquivos disponíveis nesses aparelhos. Isso porque esses itens são compostos de diversos materiais e não podem ser jogados no lixo comum. 

Os materiais que são reciclados podem ser reaproveitados, diminuindo o número de plásticos produzidos e economizando recursos naturais. 

A sustentabilidade na Tecnologia da Informação pode ser alcançada de várias maneiras, e até mesmo os menores passos fazem uma grande diferença. 

Uma empresa nem precisa mudar a forma usual de trabalhar para se tornar mais ecologicamente consciente e sustentável, basta criar um protocolo para validação e exclusão de arquivos de forma periódica e reduzir o uso intenso de eletrônicos.

Por que a TI sustentável é importante?

Sustentabilidade não é mais apenas uma palavra da moda, ou seja, já é tratado como um modo de vida que o mundo precisa adotar para conter as mudanças climáticas e proporcionar vivências mais sadias.

A sustentabilidade refere-se a uma série de práticas, incluindo reduzir a dependência de certas energias e equipamentos, limitar as emissões de GEE ao produzir materiais diversos, mudar a forma de consumo e até mesmo práticas de deslocamento urbano.

As empresas devem considerar a sustentabilidade como a tomada de decisões com base na ética e responsabilidade do negócio, desde a pegada ecológica ao comercializar um lanche em Paraguaçu Paulista até as práticas globais de negócios e relacionamentos, bem como otimização para processos burocráticos e digitais.

Além disso, há o custo de negócios que precisam ser avaliados. Afinal, a energia que uma empresa paga para executar toda a infraestrutura de TI sozinha é uma porcentagem significativa das despesas gerais e também amplia o gasto energético das corporações em relação à produção natural.

É importante ressaltar que promover uma empresa quanto aos esforços sustentáveis ​ por vezes resulta em processos de negócios mais baratos, mesmo que isso não seja uma regra.

Ainda assim, tomar medidas ecológicas é cada vez mais importante para os clientes, logo, defender o verde pode melhorar a imagem da marca de forma ampla.

Vale atentar que a sustentabilidade não deve ser usada apenas como uma miragem de marketing. Pelo contrário, práticas sustentáveis ​​devem ser incorporadas dentro dos processos de negócios, desde aqueles que produzem livros infantil cristão até o setor automobilístico.

Benefícios da Tecnologia da Informação sustentável

A sustentabilidade em Tecnologia da Informação tem atraído muitas pessoas porque permite que as empresas economizem custos consideráveis e otimizem seus processos ao reduzir os lixos virtuais.

Quando as empresas não gastam com equipamentos, contas de energia, papel, tinta e outras despesas necessárias para manter um escritório, elas estão em uma situação vantajosa para todos. 

Mesmo com um investimento baixo de orçamento financeiro, muitas empresas tomam medidas para se tornarem mais verdes. 

Entre as muitas vantagens quanto ao cuidado com o lixo eletrônico digital, há outros pormenores que são influenciados pelo acúmulo de e-mails, documentos digitais e programas defasados. 

A redução de resíduos e a diminuição de riscos no local de trabalho, como aqueles associados a produtos químicos possivelmente perigosos originários de notebooks que não foram atualizados de maneira adequada, ou mesmo invasões devido a desatualização dos softwares são outros aspectos cruciais e que demandam atenção constante para melhorar o resultado do negócio.

Outro benefício é a maior retenção e recrutamento de funcionários, pois há um fortalecimento da marca e relações públicas efetivas para produtoras de filmes, ou uma empresa segmentada, sendo vista como responsável pelos investidores e clientes.

O aumento da responsabilidade social corporativa, a redução da emissão de GEE e a mudança de política governamental e o incentivo à reciclagem também estão associados à ruptura de lixo eletrônico digital e os cuidados corporativos adotados ao longo do tempo.

A TI e a sustentabilidade trazem valor e benefícios tangíveis para as empresas que, cada vez mais, estão incorporando este último como elemento central da cultura corporativa. 

Afinal, muitos já percebem que seguir uma abordagem de sustentabilidade é uma decisão voltada para o futuro, que traz inúmeras oportunidades e até mais segurança para as informações.

Conclusão

Obviamente, as práticas sustentáveis ​​não devem ser deixadas inteiramente para as empresas. Os indivíduos podem reduzir a energia gasta com os dispositivos com práticas recomendadas, como definir os computadores para entrar em modo de repouso. 

Dessa forma, o computador consome menos energia. Basta que se configure os monitores para desligarem após 15 minutos de inatividade e os discos rígidos ainda mais cedo, ou seja, 5 minutos de inatividade. 

Além de programas e softwares atualizados, as réguas de energia inteligente também reduzem o consumo de energia elétrica que computadores, TVs e dispositivos periféricos consomem, preservando o ambiente a partir dessas “pequenas” ações.

O compartilhamento de impressoras, seja em casa ou no ambiente de trabalho, é outra situação em que é necessário o uso de um programa dedicado, que reduz a necessidade de se criar mais lixo eletrônico digital e até mesmo resíduos e gastos físicos.

Por fim, o trabalho remoto ajuda a reduzir as emissões de GEE associadas ao deslocamento. Mas isso deve ser aprovado pelos líderes e gestores, e o lixo eletrônico é reduzido a partir do uso de programas em nuvem. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.