Benefícios da eficiência energética em nossa casa

Benefícios da eficiência energética em nossa casa

Sustentabilidade é uma palavra presente no nosso dia a dia, que se torna cada vez mais importante e urgente. No caso do nosso lar, a sustentabilidade se traduz em eficiência energética. O que significa esse conceito que vem ganhando cada vez mais destaque?

A eficiência energética refere-se ao uso eficiente de energia em qualquer ambiente. Quando nos referimos sobre habitação, queremos mencionar o nosso lar e atender às nossas necessidades gerais de conforto usando o mínimo de energia possível. Para alcançar uma casa com eficiência energética, é melhor propor uma reforma sustentável na casa, onde além de alcançar a eficiência energética, podemos dar um toque de design a todos os cômodos da nossa casa.

Neste artigo daremos algumas dicas dos benefícios que você pode ter ao apostar na eficiência energética do seu lar.

  • Casa sustentável

Quando pensamos em sustentabilidade, tendemos a pensar no planeta. Embora seja um motivo imperioso por si só, vamos começar com um benefício que nos impacta de forma muito direta, especificamente no nosso bolso. Uma casa com eficiência energética permite-nos consumir menos. E, se apostarmos também nas fontes de energia renovável e no autoconsumo, essas economias serão bem mais altas.

É possível economizar bastante dinheiro com mudanças simples nos hábitos de consumo e melhorias nos sistemas. Em muitos casos podemos observar uma redução de 27% nas contas de gás e luz. Quanto mais antiga for a sua casa, mais provável é que se verifique essa incompatibilidade de consumo.

Além disso, com o autoconsumo elimina a dependência da rede elétrica comum, evitando a contratação de energia elétrica com empresas constantes e todas as burocracias que podem estar associadas.

  • Maior conforto

Edifícios eficientes tornam a vida neles muito mais agradável, pois a temperatura alcançada é mais confortável para os inquilinos, menos perdas de calor, mais homogeneidade de temperatura em todos os cômodos e espaços.

Além de uma maior facilidade para uso de tvs, secadores de cabelo e outros eletrodomésticos.

  • Impulso para venda do seu imóvel

Se você tem uma casa à venda, saiba que realizar uma reforma sustentável que a torne energeticamente eficiente ajudará a impulsionar a sua venda. A casa vai valorizar, e então você pode aumentar o preço final. Além disso, haverá mais compradores interessados, uma vez que a população está cada vez mais atenta à sustentabilidade e também à economia que a eficiência energética representa.

  • Cuidado do meio ambiente

Raramente se diz que os edifícios são responsáveis ​​por 40% do consumo de energia em muitos países, um número absolutamente vertiginoso que evidencia a necessidade de moradias eficientes em nosso país.

Com a eficiência energética em casa reduzimos as emissões de gases com efeito de estufa, pois otimizamos o nosso consumo de energia e, com isso, reduzimos a produção desses gases, que têm um impacto irreparável no planeta.

  • Benefícios fiscais

Edifícios construídos de forma eficiente podem se beneficiar de incentivos fiscais e até de subsídios públicos.

Como saber se a edificação é eficiente?

Para demonstrar que um edifício é eficiente, existe um certificado energético, documento que inclui informações objetivas sobre as características da casa a este respeito. Esta avaliação deve ser realizada por um técnico ou entidade independente, como a TÜV Rheinland.

É efetuado calculando o consumo de energia de que cada edifício ou habitação necessita durante um ano, em condições normais de funcionamento e ocupação. A partir daí, é dada uma nota, variando de A (edifício com maior eficiência energética) a G (edifício com menor eficiência energética).