Como economizar com internet em casa

Como economizar com internet em casa

A internet é um item indispensável nos dias de hoje, pois precisamos nos conectar por várias razões como entrar em contato com outras pessoas, ler notícias, trabalhar, assistir séries, ouvir música e muito mais.

Por ser um item tão essencial assim, a questão não é se você deve ter internet, mas sim qual internet pode atender melhor às suas necessidades.

E ainda tem outro fator: como economizar com a internet em casa. Sim,  a questão financeira é muito importante para os brasileiros que já enfrentam várias questões com o pagamento de outros serviços que também estão custando cada vez mais caro, como a energia.

Qual a internet mais barata

A internet por dados não exige contratação mensal. Todavia, o consumo de dados é muito rápido e em poucos tempo você terá que pagar por mais um pacote.

A internet banda larga é a melhor opção, mas é preciso encontrar um provedor barato que ofereça um plano mensal que caiba no seu orçamento.

Há uma infinidade de provedores no mercado, e todos eles vendem diferentes tipos de serviços.

Se você deseja encontrar a banda larga móvel mais barata, é uma boa ideia usar um site de comparação.

Mas antes de contratar o menor plano que você encontrar, é importante saber o quanto de dados você precisa.

Se você optar por usar banda larga móvel, terá uma quantidade limitada de dados por mês, a diferença será na velocidade.

A solução que você deve escolher também depende de quais necessidades precisam ser atendidas em sua casa.

Quanto maior a velocidade da Internet, maior será o valor mensal a ser pago. E há uma razão para isso: serviço melhor, preço maior!

Confira na sua região também se há novas tecnologias como conexão via rádio, planos Oi fibra ou apenas conexão por cabo telefônico que é a mais comum e fácil de ser encontrada no Brasil.

Compare as concorrentes

Você pode aproveitar a competição entre as empresas de internet para encontrar planos promocionais na hora de contratar uma empresa nova.

Para fidelizar o cliente, as empresas fazem promoções especiais para os primeiros meses do plano.

Também é possível verificar se os roteadores também fazem parte do plano. Cuidado! Algumas empresas vendem o equipamento dentro do valor mensal, outras emprestam e, em caso de encerramento de contrato, o cliente precisa devolver o modem.

Tire todas as suas dúvidas sobre quantidade de gigabytes disponíveis no plano, velocidade, tempo de início e final do contrato, taxas extras, manutenções e tudo o que precisar saber.

Depois disso, verifique quais as empresas oferecem os melhores serviços pelo melhor custo-benefício e então tome a sua decisão de contratar o serviço.

Como economizar os dados

Caso comprar um plano de banda larga não seja viável neste momento, o ideal será aprender a economizar o plano de dados que você tiver junto à sua operadora.

Neste caso, a primeira dica é se conectar ao Wi-Fi sempre que tiver uma rede disponível. 

Outra dica é evitar de usar os dados para serviços de vídeo, streaming, Youtube, podcasts e músicas em geral, pois são conteúdos que consomem muitos dados.

Também é essencial evitar de usar jogos online com o smartphone conectado na rede de dados. 

Caso precise baixar novos aplicativos ou fazer atualizações, faça isso quando estiver ligado a uma rede Wi-Fi, caso contrário seus dados serão consumidos por estes processos e você ficará sem internet.