Independentemente do tipo de veículo que você pretende comprar, há vários custos associados à propriedade do carro. Escolher um EV em vez de um veículo convencional com motor de combustão interna (ICE) pode resultar em uma economia significativa a longo prazo. Se você está pensando em comprar um carro novo e também está olhando para um veículo elétrico como uma opção séria, é importante entender de onde virão seus custos e como um veículo elétrico pode levar a diferentes fontes de gastos e economia em comparação com ICEs convencionais.
Custos de combustível para carros elétricos vs. carros movidos a gás
Uma diferença imediatamente aparente entre EVs e ICEs é sua fonte de combustível e, conseqüentemente, o que você como consumidor usa para alimentar seu veículo. Os ICEs movidos a gasolina são queimados internamente para alimentar o carro, enquanto os EVs funcionam com eletricidade. A eletricidade pode vir de várias fontes, incluindo a queima de carvão ou gás, ou de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica.
Um estudo de 2018 do Instituto de Pesquisa de Transporte da Universidade de Michigan descobriu que os veículos elétricos custam menos da metade do valor para operar como carros movidos a gás. O custo médio para operar um EV nos Estados Unidos é de $ 485 por ano, enquanto a média de um veículo movido a gasolina é de $ 1.117.
A diferença exata de preço depende das taxas de gás e eletricidade de onde você mora, além do tipo de carro que você dirige. Dependendo da classificação de eficiência de combustível do seu veículo, o dinheiro que você gasta para encher o tanque de gasolina se traduzirá em vários intervalos de viagem. Carros convencionais “eficientes em termos de combustível” são projetados para maximizar sua classificação de milhas por galão (mpg), custando assim a menor quantidade de dinheiro por milha percorrida. Um carro avaliado em 30 mpg custará menos dinheiro em combustível ao longo do tempo do que um carro avaliado em 20 mpg.
O custo de funcionamento de um veículo elétrico é um pouco mais complicado. Embora você não pague uma taxa do tipo bomba de gasolina toda vez que carrega sua bateria EV, a eletricidade usada para carregar a bateria conta para a conta de eletricidade de sua casa. Você pode comparar diretamente os custos de eletricidade e gás ao operar um carro elétrico com um carro convencional movido a gás com a ferramenta eGallon do Departamento de Energia . Esta calculadora é atualizada regularmente e compara o custo de dirigir uma milha com gasolina e uma milha com eletricidade, dependendo de onde você mora e dos preços da energia na época. Geralmente, o custo da eletricidade está diminuindo de preço, à medida que os custos de geração de energia renovável caem cada vez mais com os avanços em tecnologia e política.
Custos de manutenção para EVs vs. carros movidos a combustível fóssil
O combustível usado para alimentar seu carro é apenas um fator no custo de propriedade do carro. Em particular, os custos de manutenção do veículo e acessórios ou aplicação de películas podem aumentar com o tempo. Com os ICEs, a manutenção do motor pode ser uma grande perda de dinheiro, especialmente à medida que os carros envelhecem. A troca do óleo do motor, do líquido de arrefecimento, do fluido da transmissão e das correias pode agregar valor ao longo do tempo. Em comparação, os carros elétricos não têm motores de combustão interna, então esses custos desaparecem. Despesas com veículos universais, como mudanças de pneus e freios, seguro e reparos estruturais, fazem parte da propriedade de qualquer veículo, mas os proprietários de EV evitam muitos dos custos repetidos associados à manutenção do motor de combustão.
EVs não são sem despesas, no entanto. A maior despesa de manutenção possível para um veículo elétrico é a substituição da bateria. Ao contrário de uma bateria moura convencional, os EVs têm baterias recarregáveis grandes e complexas que são descarregadas e recarregadas constantemente, o que leva à degradação e perda de alcance com o tempo. No caso raro de sua bateria EV estar com defeito e precisar ser substituída, os fabricantes geralmente cobrem essa substituição com uma garantia de bateria . No entanto, se o seu carro não estiver na garantia, substituir a bateria EV é uma conta cara. A grande maioria dos proprietários de EV não terá que substituir a bateria do carro, mas é um risco que você corre ao operar um carro elétrico.
Empresas de transporte logístico e de mudanças tem cada vez mais se interessado por veículos elétricos, devido ao baixo custo de autonomia.
Descontos e incentivos para carros elétricos
Um grande motivo para escolher um veículo elétrico é a abundância de incentivos federais e estaduais disponíveis. Esses descontos ajudam a compensar o custo normalmente mais alto de um carro elétrico para tornar a “mudança elétrica” mais viável financeiramente. Descontos e incentivos para VEs estão mudando constantemente, e é importante saber que tipos de incentivos estão disponíveis perto de você. Você pode aprender mais sobre incentivos de VE federais e estaduais no guia do EnergySage para créditos fiscais de carros elétricos .
A disponibilidade de incentivos para a compra de veículos elétricos, juntamente com seus custos em queda contínua, tornou o investimento em um VE uma decisão inteligente de energia e dinheiro. Os veículos elétricos não são para todos os estilos de vida, mas quando comparados com a miríade de custos em torno da compra e manutenção do ICE, escolher um VE pode ser uma decisão fiscal inteligente.