Como economizar energia elétrica na sua empresa?

Como economizar energia elétrica na sua empresa?

Quer aprender como economizar energia elétrica na sua empresa? É possível usar dicas simples e eficazes que vão te ajudar nesta missão de reduzir os gastos.

Empresários no país já sofrem com as altas cargas tributárias e, além disso, ainda precisam enfrentar os altos custos dos serviços de água e energia elétrica, tudo isso dificulta o empreendedorismo, mas não precisa ser assim.

As novas tecnologias permitem que as empresas economizem energia, otimizando gastos e reduzindo significativamente os custos.

Algumas mudanças simples na sua empresa já vão te ajudar a ter uma conta com valor menor, que poderão ser investidos em ações para crescer o seu negócio.

Iluminação é o item que mais consome energia nas empresas

Você sabia que mais de 50% da conta de luz em estabelecimentos comerciais corresponde à iluminação? Quando falamos em indústrias, esse valor é de 10%.

Sendo assim, uma das melhores formas de reduzir os custos é melhorar os pontos de iluminação da sua empresa.

Escolha o tipo de lâmpada que, adaptando-se às suas necessidades, consome menos . Os LEDs (Light-Emitting Diodes ou diodos emissores de luz) estão cada vez mais presentes em organizações públicas e privadas. Isso se deve ao seu alto desempenho, longa vida útil e facilidade de instalação.

Outra dica interessante é aproveitar ao máximo a iluminação natural , pois além de reduzir o consumo, é benéfica para diminuir a fadiga visual dos trabalhadores. Isso não significa que você deve usar apenas a luz natural, pois ela pode variar de tempos em tempos. Você pode integrar essa luz natural com a luz artificial.

Como reduzir os gastos com ar-condicionado

Ter ares-condicionado na empresa é outro item que eleva os gastos com energia elétrica. Nestes casos, é preciso fazer várias alterações para reduzir o consumo.

  • Ajuste a temperatura do escritório: 25 graus no verão e 20 graus no inverno.
  • Verifique e limpe o sistema de ar condicionado a cada 3 meses ou mais.
  • Leve o condensador para um local que seja o mais fresco possível, onde o sol não bata diretamente.

Equipamentos elétricos pelo escritório

São muitos os gastos de uma empresa, funcionários, direitos, impostos, seguro veicular, sistemas de proteção, softwares, materiais eletrônicos como impressoras, computadores e muito mais.

E por falar em eletrônicos, esses equipamentos também elevam os valores da conta de energia. Para se ter uma ideia, os computadores consomem até 60% da eletricidade.

Para economizar, você pode tomar as seguintes ações:

  • Desligue copiadoras ou impressoras à noite e nos fins de semana. Essa medida pode significar uma economia de até 10%.
  • Desligue o computador se não for usado por mais de 1 hora. Para pequenas pausas, desligue apenas a tela.
  • Defina todos os computadores da empresa no modo “Economia de energia”.

Essas são algumas ações simples e que podem ser colocadas em prática agora mesmo para ajudar quem quer saber como economizar energia elétrica na empresa.

Convide seus funcionários a repensarem também sobre este consumo, não pensando apenas no valor da conta, mas também em formas de sustentabilidade que poderão ser aplicadas também em outras áreas da companhia.