Quanto mais empresas verdes no país e no mundo, melhor para a fauna, a flora e toda a humanidade.
A sustentabilidade no mundo corporativo ganha cada vez mais espaço, se tornando um foco importante para as empresas em todo o mundo.
Conforme as pesquisas apresentadas por institutos voltados para esse setor, assim como diferentes programas são implementados pelo poder governamental, as empresas verdes se tornam mais atrativas para investidores e o público consumidor.
Além disso, a inclusão de um programa de sustentabilidade corporativa determina diversos objetivos, como:
- Aumento de áreas verdes;
- Melhor aproveitamento de recursos naturais;
- Qualidade da água e ar;
- Redução de emissão de carbono.
Há diferentes maneiras pelas quais o esforço proposto com a sustentabilidade pode melhorar, de forma consequente, nos resultados de uma empresa. Ou seja, não só a sustentabilidade em si, mas a lucratividade de forma globalizada.
Ideias devem ser colocadas em prática
Assim que uma empresa entende o papel fundamental na aplicação de ações voltadas para a sustentabilidade, passa a fazer parte de uma evolução que está se encaminhando para atingir os mais variados segmentos produtivos.
Nesse caminho são colocadas em prática diversas ações e maneiras de mesclar métodos de negócios verdes e a produtividade das diferentes linhas de produção para um objetivo em comum: o cuidado com a natureza e o meio ambiente de todas as formas, mantendo as entregas e resultados presentes e futuros.
Vale lembrar que sempre haverá as mais diversas ideias e práticas, novas e melhoradas, daquelas que já estão em andamento.
Sendo assim, é sempre importante se manter atualizado e garantir que as novas tecnologias e o conceito comercial estejam em uma mesma sintonia.
O mercado tem à disposição diferentes profissionais e organizações prontas para atender às necessidades daquelas que querem ser reconhecidas como empresas verdes.
Para isso, apresentam práticas que podem ser aplicadas de acordo com as finalidades de cada empresa e, dentro de um planejamento adequado, se manterem lucrativas, ou até mesmo aumentarem a receita dentro do balanço fiscal dentro de um determinado período.
As empresas de instalações elétricas industriais, por exemplo, se utilizam de muitos materiais que podem ser reciclados, desde a carcaça e os circuitos internos, até o cabo de borracha e fio de cobre.
A formalização de uma parceria com empresas de reciclagem podem valorizar o produto, pois assim é colocada em prática a logística reversa.
Isso é, todo o produto desenvolvido para atender as necessidades dos clientes pode ser descartado de maneira correta e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Esse é um modelo de exemplo entre as mais diversas empresas verdes que podem ser encontradas em todo o território nacional.
A responsabilidade do setor da construção civil
Parte considerável da sociedade está envolvida com o desenvolvimento da civilização, e consequentemente do avanço da construção civil no âmbito de ocupação de espaço territorial.
Todos os envolvidos, tanto construtoras e incorporadoras imobiliárias, assim como os próprios consumidores, passaram a reconhecer que os fatores ambientais estão relacionados às ameaças à saúde.
A poluição da água e do ar, o descarte irregular de resíduos sólidos da construção civil e outros bens de consumo passaram a fazer parte de mudanças significativas.
Os hábitos de compra tomam um novo rumo, e até mesmo uma desentupidora moema ou uma loja de roupas reconhece a responsabilidade para com o meio ambiente e, assim, desenvolvem projetos sustentáveis e de acordo com a legislação ambiental vigente.
Essa preocupação não está associada apenas ao setor industrial, mas também a condomínios residenciais, comerciais e empresariais.
Casas, sobrados e apartamentos, assim como estabelecimentos comerciais e salas corporativas passaram a contar com materiais da construção civil voltados para a sustentabilidade e a proteção à natureza.
Os fornecedores devem apresentar uma documentação regularizada, informando todos os dados que comprovam a escalada como negócios verdes em um mundo cada vez mais preocupado.
Esse cuidado é observado desde empresas de cabeamento em sp e até os fornecedores de matéria-prima básica, como areia, cimento e pedra.
As demolidoras também entram no escopo da construção civil e no redirecionamento dos resíduos sólidos causados pela substituição de um complexo habitacional por um novo projeto de desenvolvimento urbano.
Dessa forma, é seguro afirmar que todas as empresas que estão envolvidas nesse setor devem apresentar soluções eficientes, como são solicitadas para as empresas verdes, seja uma empresa de peças e acessórios para geladeira ou uma empresa de telhas galvanizadas para o setor industrial.
Assim, é possível determinar o círculo que se fecha no setor da construção civil, e todos os componentes envolvidos na expansão territorial por parte da população.
Os benefícios voltados para empresas verdes
A pauta da sustentabilidade não é uma palavra da moda, nem uma situação passageira. As empresas verdes que estão inseridas nesse modelo de negócio reconhecem os benefícios reais quando tudo está integrado dentro das operações produtivas.
Uma empresa que desenvolve removedor de tinta automotiva atende um mercado que está preocupado com a máxima produção de energia, com mais qualidade e eficiência nas linhas de produção.
Com isso fica mais fácil garantir a produtividade e estabelecer metas plausíveis sempre prejudicando o meio ambiente.
No entanto, há mais benefícios voltados para as empresas verdes, como os que serão apresentados a seguir.
- Melhora a imagem da marca e vantagem competitiva
Os consumidores, de uma forma ou de outra, favorecem empresas que apoiam de maneira ativa as comunidades onde estão inseridas. Isso é, empresas verdes fazem o bem com programas e atividades de caráter positivista e sustentável.
O impacto que uma empresa de brindes que desenvolve sacos de algodão personalizados sobre o meio ambiente é levado em consideração pela sociedade.
Caso seja observado que trata-se de uma empresa verde, os consumidores consideram adquirir os bens de consumo, ou mesmo a contratação de serviços.
Por isso os hábitos sustentáveis devem ser escalonados e apresentados em forma de programas e atividades, ou mesmo utilizando o marketing tradicional e digital.
Assim, a marca fortalece o histórico positivo com valores e sentimentos pessoais, sociais e, principalmente, relacionados ao meio ambiente.
- Aumenta a capacidade de negócios
Há discussões globais sobre mudanças climáticas, recursos naturais e energéticos, como uma forma de instituir de forma significativa a diminuição sobre o impacto ambiental relacionado aos setores produtivos.
Organizações não governamentais exigem regulamentações e legislações eficientes e combativas na defesa do meio ambiente.
Tudo isso voltado para aqueles que não empregam programas e projetos que visam os cuidados com a natureza e toda a cadeia que envolve o consumo.
Quando uma empresa integra um programa de sustentabilidade ao próprio modelo de negócio, fica mais fácil se posicionar para atender às mudanças nas regulamentações e legislações dentro de um tempo hábil.
- Atraia os investidores e retenha os funcionários
As pessoas se preocupam em estar associadas a ações positivas, principalmente de caráter coletivo, como a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.
Sendo assim, tanto investidores quanto profissionais capacitados querem estar ligados a empresas verdes. Afinal, elas respeitam o meio ambiente e demonstram consciência coletiva.
- Aumenta a produtividade e redução de custos
Há detratores que rechaçam as ideias e propostas das empresas verdes, com afirmações de que as práticas de negócios sustentáveis consomem grande parte do lucro corporativo.
No entanto, o desenvolvimento de ações voltadas para o melhor aproveitamento da matéria-prima versa para a organização do ambiente de trabalho e a redução de custos com parcerias comerciais junto à indústria da reciclagem.
Sendo assim, a produtividade tende a aumentar, e os valores captados com a venda de material reciclável entram como lucro.
Até mesmo uma empresa terceirizada de serviços gerais pode fazer parte das tratativas de cuidado com o meio ambiente e uso de produtos que não são prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.
Quanto maior o esforço de funcionários e colaboradores, maior o impacto geral sobre os resultados de curto, médio e longo prazo.
Conclusão
Conforme o consumidor passa a se tornar cada vez mais consciente sobre a própria responsabilidade em relação ao meio ambiente, mais as empresas verdes devem propor iniciativas e melhorar as estratégias de sustentabilidade.
Todos os benefícios e custos são recompensados, de alguma maneira, de forma positiva sobre uma marca, assim como os produtos e serviços disponibilizados para o mercado consumidor.
A escolha final pode ser observada em prateleiras de estabelecimentos comerciais, como supermercados e padarias.
Até mesmo a realização de laudo de ruído ambiental, em que o próprio serviço visa trazer melhorias ambientais para as empresas.
A curiosidade e engenhosidade presente em cada ser humano resulta em avanços tecnológicos que beneficiam a sociedade e o meio ambiente, de uma forma geral.
Por fim, as empresas verdes devem aproveitar todos os benefícios e oportunidades, além de investir em programas e iniciativas voltadas para a preservação da natureza e do meio ambiente.
Afinal de contas, isso envolve a todos, de uma forma ou de outra e, de todas as maneiras, se torna lucrativo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.