O combo energia solar e automóveis elétricos compõe uma alternativa aos modelos tradicionais, pois são mais econômicos e não agridem o meio ambiente.
Os custos de movimentação, principalmente de veículos, estão cada vez mais altos. Além disso, as emissões de gases poluentes prejudicam seriamente o meio ambiente.
Combinando veículos elétricos a energia solar, é possível economizar ainda mais com essa fonte renovável e limpa.
Continue lendo este artigo e entenda os benefícios de possuir um veículo elétrico e de que forma ele pode se relacionar com os equipamentos de energia solar instalados em sua casa.
Carros elétricos: o que são eles?
Basicamente, as peças de um carro elétrico são: bateria, módulo de controle, transmissão, freio regenerativo e motor elétrico.
As baterias mais comumente utilizadas nos automóveis de transporte de máquinas pesadas são de lítio.
O módulo de controle tem a função de ajustar a velocidade do carro. Por sua vez, o motor elétrico converte a eletricidade armazenada em movimento.
A transmissão não possui engrenagens: é composta por apenas uma marcha, além da ré.
O freio regenerativo tem esse nome porque regenera o calor gerado (energia térmica) e o direciona de volta para a bateria do balcão refrigerado para açougue.
Em suma, um carro elétrico é aquele que usa eletricidade, ao contrário dos carros movidos a combustível. Nesse caso, a energia vem da explosão causada pela queima de líquidos inflamáveis, que é transmitida para a caixa de pistão do motor.
Um carro elétrico, por outro lado, usa baterias ou células de hidrogênio para obter energia. O motor é elétrico, que é cerca de três vezes mais eficiente do que um motor a combustível. Isso significa que gasta três vezes menos energia para completar a mesma tarefa.
E a Energia Solar, como funciona?
A energia solar funciona assim: os módulos solares captam a luz solar e produzem energia. Isso é transferido para o inversor solar, que transforma a energia produzida pelo sistema em características da rede elétrica.
Quanto maior o efeito direto nos painéis solares, maior a produção de energia.
Assim, o local ideal para os painéis solares é aquele onde não existam áreas abrigadas para que recebam a luz do sol durante todo o dia.
Isso permite uma liberação ininterrupta de corrente elétrica que é captada pelos filamentos condutores dos painéis solares.
Após este processo, a energia gerada é enviada para o inversor solar. Os inversores garantem a segurança do sistema fotovoltaico e produzem informações sobre a produção de energia controlando conjuntamente a produtividade dos geradores.
Após a conversão, a energia vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para toda a propriedade.
Quais os benefícios de associar automóveis elétricos e energia solar?
A produção fotovoltaica de energia solar pode afetar os veículos elétricos de várias maneiras diferentes.
Confira os principais destaques abaixo e entenda o que a movimentação de cargas suspensas têm em comum com essa modalidade de energia limpa.
Abastecimento mais barato
Essa é uma das vantagens mais importantes do uso de energia solar para carregar carros elétricos.
Hoje, a energia solar é a opção mais barata e ecológica para alimentar carros elétricos.
Os custos de carregamento da bateria podem ser muito menores do que nos postos de gasolina para um carro com motor de combustão interna – mas só com energia solar são quase nulos.
Alta sustentabilidade
Durante décadas, os veículos particulares foram os principais problemas ambientais. Além do fato de que a maioria deles ainda usa combustíveis fósseis para se locomover, eles produzem muitos resíduos na atmosfera e geralmente carregam apenas uma pessoa.
À medida que os carros elétricos se tornam mais comuns, isso pode mudar. Mas o cenário é ainda mais revolucionário quando se usa eletricidade solar nos serviços de manutenção predial.
A eletricidade produzida por radiação solar é atualmente conhecida como uma das mais sustentáveis. Além de produzir lixo zero, também vem de uma fonte quase inesgotável, o Sol.
Geração Distribuída
Os descontos na conta de energia também se estendem a quem produz sua própria energia solar para uso doméstico.
Essa prática é chamada de geração distribuída (GD). Tal método de produção significa economia na conta de luz e também pode fornecer armazenamento de energia em baterias, permitindo que a casa receba energia elétrica mesmo que haja uma queda de energia na área.
Ao produzir energia solar como fonte de energia para uma casa e até para um carro elétrico, é possível fazer ainda mais pela autossuficiência das fachadas de casas térreas modernas.
Além de uma forma mais sustentável de produzir energia, outra grande vantagem de investir em carros elétricos e energia solar é a economia financeira.
Economia
Se o motorista tiver um sistema de energia solar em casa, o custo de carregar a bateria é muito menor e pode até ser zero. Gerar energia com um sistema de energia solar pode ajudar a reduzir sua conta de eletricidade em até 99%.
Muitos proprietários têm usado sistemas de energia solar em suas casas para coletar a energia necessária para carregar carros elétricos. O processo é feito com placas de nitreto de silício instaladas no telhado, que captam os raios solares e os convertem em eletricidade.
Sinal dos tempos
A energia solar é a solução mais econômica, sustentável e confiável para tornar os carros elétricos mais eficientes
Os fabricantes de carros populares também estão aumentando a produção de modelos de carros elétricos.
A Toyota planeja lançar 60 novos veículos híbridos, elétricos ou com células de combustível. A BMW espera que as vendas de carros híbridos e elétricos representem até 25% suas vendas globais.
Com esse nível de crescimento e demanda, mais e mais proprietários e revendedores estão procurando maneiras de obter EVs da forma mais econômica possível.
É por isso que a energia solar não é apenas a solução mais econômica, mas também a mais durável e altamente confiável, assim como o vigilante de escolta armada.
As concessionárias de carros estão descobrindo o valor da energia solar para manter sua frota carregada e pronta para um test drive.
A fim de reduzir os custos gerais e manter de forma sustentável uma grande fonte de energia, a Audi escolheu um sistema de energia solar para compensar 50% do consumo de eletricidade dos EUA.
À medida que o uso de carros elétricos aumenta, mais e mais vendedores estão implementando maneiras de reduzir a carga elétrica dos carros.
Qual é o problema de usar combustíveis fósseis?
Os combustíveis fósseis mais conhecidos são o carvão, o petróleo e o gás natural.
Por serem provenientes de matérias-primas que se deterioraram ao longo de milhões de anos (as utilizadas hoje provêm de matérias-primas estimadas em 65 milhões de anos), são consideradas recursos naturais não renováveis.
Além disso, os combustíveis fósseis prejudicam o meio ambiente porque o gás liberado quando esse tipo de combustível é queimado é principalmente dióxido de carbono (CO2), responsável pelo aquecimento global.
O dióxido de enxofre também é a principal causa da chuva ácida.
A poluição causada por carros que usam combustíveis fósseis e usinas movidas a carvão pode causar sérios riscos à saúde, como os materiais de combate a incêndio.
As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar pode causar:
- Pneumonia;
- Asma;
- Doenças pulmonares crônicas;
- Câncer de pulmão.
Os combustíveis fósseis são geralmente transportados por navios para o local desejado. É comum ouvir falar de vazamentos em petroleiros ou navios que transportam petróleo para refino.
Como resultado, o óleo contém substâncias tóxicas que, misturadas com a água, causam sérias consequências aos organismos aquáticos.
Carros elétricos no Brasil
O ano de 2022 é um marco para os carros elétricos no Brasil. Tivemos o maior número de lançamentos até o momento, grandes anúncios sobre adição de infraestrutura e ampliação da discussão sobre a adoção de modelos de emissão zero.
O segmento de carros elétricos e híbridos tem crescido no país. No ano passado foram vendidas 49.245 unidades: 41% a mais do que em 2021.
No entanto, o preço elevado, a falta de infraestruturas públicas de carregamento e a baixa autonomia de alguns carros são fatores que contribuem para a baixa adesão dos modelos 100% elétricos.
Ainda assim, esses modelos representam a evolução da indústria rumo a um modelo de produção e consumo mais sustentável e menos nocivo ao meio ambiente.
A combinação de eletricidade veicular e energia solar representa mais uma forma de chegar a esse ideal.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.