Muitas pessoas podem questionar se vale a pena usar um sistema de energia solar para residências.
É por isso que é importante avaliar os fatores mais importantes para você investir em uma fonte alternativa de energia em sua casa, empresa ou indústria.
Os motivos são muitos, mas o mais importante deles é garantir uma economia de até 95% na conta de luz do consumidor por meio do sistema de compensação de energia criado pela indústria.
Então, se você está se perguntando se vale a pena instalar um sistema de energia solar residencial, veja abaixo os principais motivos para investir nessa tecnologia e entenda como ela funciona.
O que é energia solar?
A energia solar é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia proveniente da radiação eletromagnética diária do sol (luz e calor).
Esta energia pode ser utilizada em diversas tecnologias, como aquecedores solares, painéis solares e usinas heliotérmicas (ou solares térmicas).
Hoje, o conceito de energia solar é geralmente associado à produção de eletricidade limpa por meio de painéis solares (painéis fotovoltaicos) que convertem a luz do sol diretamente em eletricidade.
Na energia solar fotovoltaica, quando as partículas energéticas da luz solar (fótons) incidem sobre os painéis solares, gera-se uma corrente elétrica.
A corrente pode ser controlada e utilizada em residências, comércios e indústrias de transporte de medicamentos, tanto em áreas urbanas como rurais.
Usar esse tipo de fonte energética em casa compensa porque, além dos lucros normalmente produzidos por um sistema elétrico solar, pode reduzir muito o valor da conta.
Por que energia solar para residências vale a pena?
Como já adiantamos, usar essa modalidade energética em casa reduz bastante as despesas. Mas os benefícios não param por aí.
A energia fotovoltaica tem menos impacto no meio ambiente (sempre uma preocupação prioritária para empreendedores em sistema de aterramento).
Explicamos e detalhamos melhor os pontos mais que positivos da energia fotovoltaica a seguir, acompanhe.
O retorno é rápido
O investimento feito no sistema de energia solar começa a aparecer a partir do momento em que ele começa a produzir energia.
A conta de luz pode ser reduzida em até 95% no primeiro mês. Além disso, quando conectado à rede de distribuição, o excedente da produção é enviado à distribuidora.
Posteriormente, isso é devolvido como créditos que podem ser utilizados no mesmo imóvel ou mesmo em outro imóvel do mesmo proprietário. O que favorece em maior conforto e economia para os moradores, permitindo uso à vontade em eletrodoméstico e até mesmo, em um pacote de TV streaming como TV Express Oficial.
Tecnologia duradoura
Os painéis solares (propriamente chamados de módulos solares) tem uma vida útil de mais de 25 anos, mesmo sendo instalados em telhados e expostos ao sol e à chuva todos os dias.
Além disso, a maioria dos fabricantes ainda garante pelo menos 80% de eficiência em relação ao original, e auxiliam na redução de consumo, principalmente no uso de fornos, chuveiro e ferro de passar.
Isso é: quando o módulo completar 25 anos, ele terá produzido pelo menos 80% da energia produzida no início.
Baixa manutenção
Os sistemas de energia solar residencial requerem relativamente pouca manutenção. A limpeza dos módulos exige o máximo de atenção que o próprio morador pode realizar.
Porém, o procedimento só deve ser realizado se os painéis estiverem muito sujos, o que não é comum, pois possuem uma película protetora não adesiva que evita o acúmulo de sujeira.
Sendo assim, a própria chuva pode remover a poeira depositada nos módulos do projeto de arquitetura de interiores.
Se houver acúmulo de dejetos de pássaros ou poluição, pode-se usar jato d’água e vassoura com cerdas macias.
Já a manutenção elétrica pode ser feita a cada 6 meses – e ela geralmente é fornecida pela empresa responsável pela instalação.
É ótimo para o meio ambiente
Quando a eletricidade é gerada no telhado da sua casa, você não está queimando gás natural para gerar energia, por exemplo.
Dessa forma, reduz a necessidade da queima de carvão ou gás para gerar energia para usinas hidrelétricas ou térmicas. Portanto, é uma boa maneira de promover a proteção ambiental.
Hoje, um dos maiores desafios do mundo é produzir mais eletricidade e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Nesse sentido, a energia solar se torna uma solução. Quanto mais pessoas a usam, mais energia a Terra produz e menos combustíveis fósseis são necessários para fazer o transporte de congelados.
Valoriza o imóvel
Painéis solares aumentam o valor agregado da propriedade. O mercado imobiliário valoriza casas com sistemas de energia solar em até 20%.
Outro tipo de reconhecimento são os créditos: redes que ainda dependem de um sistema externo podem gerar excedente de energia que é compensado pela conta.
Esse sistema é comum no Brasil, principalmente para pequenos produtores de energia, como residências e empresas de manutenção de elevadores.
Um sistema de geração de energia distribuída pode abastecer residências e pequenos comércios vizinhos, reduzindo significativamente os custos e agregando valor a toda a área coberta.
É simples de instalar
Outra vantagem importante dos sistemas de energia solar é a facilidade de instalação. A rede elétrica existente no imóvel pode ser aproveitada – aí, as placas funcionarão como complemento ao sistema de energia externo caso seja necessário.
Os painéis devem ser colocados onde há muita energia solar. Telhados e estruturas existentes podem ser aproveitados com pequenas modificações para isso.
A quantidade de painéis depende do espaço disponível e das necessidades de cada residência ou escritório de projeto arquitetônico 3d.
A manutenção concentra-se na já citada limpeza a cada 6 meses para remover a poeira ou sujeira que porventura afetar a eficiência da célula solar.
Outro ponto digno de nota é que o sistema não produz ruído ou desperdício porque é completamente independente após a instalação.
Como implantar energia solar em casa?
Se depois de ler todas essas vantagens você se convenceu de que energia fotovoltaica é o que está faltando em sua casa: esse tópico é especialmente para você!
Embora a princípio pareça uma ideia um tanto complicada, essa tarefa é mais fácil do que você imagina, pois ela conta com um grande aliado: o sol.
Com isso em mente, continue a leitura e aprenda a instalar energia solar em casa passo a passo!
Saiba onde bate mais sol
É importante salientar que também é possível produzir eletricidade em dias nublados com o funcionamento dos painéis solares.
Mas para que isso aconteça é necessário que os painéis sejam instalados em um local da empresa administradora de condomínio com bastante incidência solar.
Portanto, é importante verificar a localização geográfica de sua residência antes de instalar o equipamento.
Dessa forma, os painéis solares podem ser instalados em um local estratégico, possibilitando a produção eficiente de energia elétrica sem deixar a desejar.
Escolha bem os materiais
A seleção de materiais é uma parte importante do projeto, pois existem muitos modelos e marcas disponíveis no mercado.
Primeiro, certifique-se de que os materiais tenham o selo do INMETRO, pois os comerciantes só aceitarão determinados produtos se tiverem o selo do INMETRO.
Verifique também se o fabricante possui garantia no Brasil e escritório ou fábrica permanente no país, bem como se há suporte técnico próximo para eventual reclamação de garantia ou reparo do produto.
Tomar essas precauções pode ser tão importante quanto se certificar de que haverá ambulância para eventos no seu negócio.
Conte com profissionais qualificados
Agora que você já sabe como o sol afeta seu imóvel e o custo de instalação de um sistema elétrico solar, é preciso analisar quem vai ficar responsável pelo processo.
Nessa etapa, recomenda-se a contratação de um profissional especializado no assunto em questão.
É necessário verificar se a edificação possui infraestrutura suficiente para receber um sistema de energia solar, por exemplo. Como a instalação ocorre em tetos, eles são a estrutura mais importante a ser analisada.
Além disso, um profissional deve verificar:
- Frequência de ventos;
- Área total;
- Circulação de ar;
- Condições do relevo.
Todos esses são detalhes que podem comprometer a eficiência do sistema, levando à baixa produção de energia e insatisfação do usuário.
Saiba quais são os componentes
Todos os equipamentos, cabos e estruturas que compõem um sistema de energia solar formam o que se pode chamar de kit de instalação solar residencial ou simplesmente kit solar.
O kit solar deve incluir painel solar, inversor solar, cabo, junção e suporte e estruturas de ancoragem.
Assim, vemos que os painéis solares por si só não constituem uma célula solar, mas sim uma coleção de todos os dispositivos usados para captar a luz e convertê-la em eletricidade.
Não é exatamente simples fazer essa instalação, mas, com os profissionais certos, ela se torna bem mais facilitada. Os benefícios e vantagens você vai ver conforme o tempo passar.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.