O engenheiro eletricista é um profissional de suma importância para diversos setores da sociedade, além disso existem várias outras carreiras, como engenheiros de segurança do trabalho e engenheiros químicos.
Porém, por conta da alta competitividade e das exigências do mercado, muitos profissionais podem enfrentar dificuldades para conseguir oportunidades no mercado de energia.
Por isso, no artigo de hoje nós iremos te apresentar algumas dicas e informações relevantes para que você consiga obter sucesso na carreira de engenheiro eletricista. Veja!
Como obter sucesso na carreira de engenheiro eletricista
1. Faça uma autoavaliação
Primeiro de tudo: faça uma autoavaliação. Reflita sobre os seus pontos fortes e fracos, sobre quais são as suas principais características e sobre onde você está e onde quer chegar na carreira. Quais são as suas metas?
Assim, você terá um ponto de partida em relação ao que precisa fazer/melhorar para alcançar os seus objetivos.
Por exemplo, você é um profissional proativo? Sabe trabalhar bem em grupo? Além disso, como está a sua capacidade analítica? De liderança? E de resolução de problemas?
Essas são competências que o mercado busca cada vez mais em profissionais.
Além disso, tenha em mente o seguinte: se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.
Portanto, tenha metas bem claras e definidas em relação a sua carreira como engenheiro eletricista, e trabalhe fortemente para alcançá-las.
2. Aprimore seus conhecimentos continuamente
Estudar e aprender nunca é demais. Por isso, invista em si mesmo, isto é, em sua qualificação profissional.
Dessa forma, você será um profissional cada vez mais completo e procurado pelo mercado de trabalho.
E para isso, é de suma importância que você faça cursos, participe de eventos e workshops, leia livros, assista vídeos e palestras, etc.
Consuma conteúdos e materiais que vão dar um “up” em seu currículo e claro, que vão ajudá-lo a ser um profissional mais capacitado.
Além disso, para ser um engenheiro eletricista completo, não estude apenas assuntos que são ligados a sua área de atuação, mas a áreas relacionadas/complementares também.
Por exemplo, você pode estudar novos idiomas (principalmente o inglês), pode fazer cursos sobre gestão, comunicação, liderança e assim por diante.
Não fique “preso” somente a engenharia. Saia da sua zona de conforto e expanda seus horizontes.
3. Engenheiro Eletricista: Mantenha-se atualizado
Como está a situação do mercado de engenharia elétrica atualmente? Quais são as principais novidades, mudanças e tendências do setor?
Além disso, quais são as ferramentas e os softwares mais utilizados por profissionais e empresas? Você sabe?
Se sim, ótimo! Agora, se não, está na hora de mudar isso, afinal, um profissional capacitado, é um profissional atualizado.
Portanto, esteja sempre se informando a respeito da área em que atua, veja onde há oportunidades e onde haverá mudanças, por exemplo, assim, você poderá sempre se preparar para elas, de modo a não ficar para trás e nem perder espaço.
4. Tenha uma ótima capacidade de comunicação
Ao falar com clientes, fornecedores, colegas, chefes, entre outras pessoas ligadas ao seu trabalho, você precisa ter a capacidade de se comunicar bem, de saber se expressar.
Afinal de contas, as pessoas que estão te ouvindo precisam compreender o que você está dizendo, qual é o seu ponto de vista, quais são as suas considerações e assim por diante.
Por exemplo, vamos supor que você trabalhe com inspeção termográfica e, após fazer uma avaliação em um componente elétrico, você precisa emitir suas considerações de maneira verbal e por meio de um laudo.
Se você não tiver uma boa oratória e não souber como elaborar o laudo de maneira clara e objetiva, como é que irão entender você?
Portanto, tenha uma ótima capacidade de comunicação, de modo que a sua oratória e escrita sejam sempre claras, educadas e concisas.
De pouco adianta ter muito conhecimento técnico, se você não consegue transmiti-lo para que outras pessoas o compreendam.
5. Engenheiro Eletricista: Faça networking
Se você quer crescer e ter sucesso na carreira de engenheiro eletricista, é de suma importância que você faça networking, ou seja, crie a sua rede de contatos.
Isso porque, esse relacionamento com outros profissionais da área é fundamental para trocar experiências, adquirir informações, saber sobre mudanças e tendências do setor, e muito mais.
Além disso, ao ter uma boa rede de contatos, você pode, inclusive, ter mais oportunidades, ser indicado para serviços, afinal, as pessoas podem indicá-lo e recomendá-lo para certos trabalhos.
6. Invista em marketing digital
Por fim, invista em marketing digital, isso porque, hoje nós vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde as pessoas acessam a internet para tudo.
Portanto, não dependa apenas do tradicional boca a boca ou de cartões de visita, construa a sua presença digital.
E para isso há diversas maneiras, por exemplo, você pode ter um site, um canal no YouTube, um blog, uma página no LinkedIn ou no Instagram… enfim, não deixe de ser um profissional moderno e atualizado. Esteja onde as pessoas, clientes e empresas estão!
E então, pronto para ter sucesso na carreira de engenheiro eletricista? Os principais pontos para isso agora você já sabe! Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado de alguma maneira. Até a próxima!