Entenda como o lixo digital impacta no consumo de energia

Entenda como o lixo digital impacta no consumo de energia

Você sabe o que é o lixo digital e como ele pode afetar questões relacionadas ao consumo energético de uma empresa?

O lixo digital, também chamado de lixo eletrônico, geralmente consiste em um produto elétrico que não tem mais usabilidade para o negócio, se apresentando em um alto volume no ambiente empresarial. 

Existem vários temas que cercam o lixo digital ou eletrônico, desde o seu descarte adequado (já que existem elementos que contaminam o meio ambiente), até o consumo adequado desses itens dentro das empresas, para otimizar a produção e reduzir resíduos e custos.

No entanto, para além desse conceito mais tradicional e diretamente relacionado ao lixo eletrônico, também há os arquivos digitais.

Isso porque há cada vez mais ciência de que os materiais, como documentos de texto e PDFs, bem como a necessidade de manter os aparelhos conectados para uso, também promove impactos, visto que geram gastos de energia e aumentam a pegada ambiental.

Com a modernização e inovação tecnológica, surgem novos produtos nas empresas e, por isso, é preciso ter atenção ao uso adequado dessas máquinas e softwares para que realmente proporcionem otimização na produção e gastos.

Assim, uma opção é recorrer ao banco de dados de um CRM ou nuvem, afinal, mantém os arquivos online. No entanto, sem a devida adequação, também pode gerar gastos. 

Por isso vale a pena saber o que é, o impacto que o lixo digital causa em seu negócio e as formas de reduzi-los.

Tal medida é importante porque todas as empresas afetam a sociedade de alguma forma e, diante dessa realidade, é necessário ter conscientização e responsabilidade ambiental!

Prossiga a leitura para entender sobre o assunto e realizar as devidas mudanças em seu negócio!

Aprenda mais sobre lixo eletrônico e digital 

O lixo eletrônico consiste nos aparelhos em si, sendo disponibilizado a partir de quatro categorias principais. 

Antes de conhecermos quais são essas categorias, é importante ressaltar que se os produtos forem descartados de forma incorreta, podem causar graves danos ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde das pessoas. 

Por isso, cada vez mais é importante que as empresas de manutenção em notebook, e outros segmentos que lidam diretamente com produtos eletrônicos e logística, invistam em processos de coleta e transporte voltados à preservação ambiental, levando em conta a reciclagem dos produtos. 

A partir dessa compreensão, as 4 categorias são:

  • Eletrodomésticos, como ar-condicionado, televisão e computador;
  • Pequenos eletroportáteis como ventiladores e câmeras digitais;
  • Equipamentos de informática como notebooks e celulares;
  • Pilhas e baterias, sejam elas portáteis ou não. 

Cada um desses produtos possui uma forma de confecção e descarte adequado, considerando os componentes internos. 

Lixo Digital

Já os lixos digitais são relacionados a softwares e materiais virtuais, ou seja, imagens, documentos, PDF, links, E-mails, SPAM, etc., principalmente considerando os espaços de armazenamento necessários e a alta eletricidade na empresa de envelope personalizados.

Isso porque eles demandam gastos elétricos e acúmulo de memória, principalmente quando ligados constantemente.

Nesse caso também podemos considerar 4 principais categorias de arquivos, sendo eles:

  • Documentos em texto;
  • Planilhas e banco de dados;
  • E-mails;
  • Imagens;
  • Softwares e aplicativos (inclusive CRM, automação, Kanban, etc).

Desse modo, assim como é necessário o descarte correto dos materiais físicos, é preciso considerar a limpeza dos materiais armazenados nos desktops e nuvem, considerando a exclusão certa até dos dados e resíduos digitais de longo prazo de forma definitiva.

Isso porque esses arquivos consomem energia e armazenamento e, no caso de clusters em nuvem, isso demanda um alto uso de energia e, por vezes, funcionamento 24 horas. 

Esse modelo também aumenta o acúmulo de resíduos digitais, demandando ainda mais gastos e expansão do armazenamento.

Já se esses produtos estiverem armazenados em uma máquina própria, deixa o processador lento, demandando mais uso dos maquinários. Assim, com a limpeza dos dados, a empresa de etiquetas para produtos de limpeza, por exemplo, não precisa se preocupar com o aumento dos gastos.

Isso significa que, apesar da digitalização contribuir bastante com a redução da pegada ecológica e gastos empresariais, sem a devida administração dos dados e equipamentos, pode ocasionar o aumento no consumo de energia e até impactos ecológicos devido a esse aumento de gasto energético. 

Por isso é fundamental investir em processos de coleta e limpeza dos dados e lixo virtual. 

O lixo digital nas empresas

Na prática, o lixo digital representa o acúmulo de dados e uso dos equipamentos eletrônicos para acesso a essas informações de forma inadequada.

Dessa forma, é de extrema importância implementar treinamentos para estabelecer a varredura de dados junto a liderança de forma periódica, seja em uma empresa de curso design gráfico online ou qualquer outro segmento que atue presencial ou virtualmente.

Entre os lixos digitais, é possível ressaltar o histórico de pesquisa, dados do Windows, notificações de atualizações, documentos em branco, planilhas que não são usadas… Tudo isso deixa o computador lento e prejudica o desempenho.

Para além desses arquivos mais “simples”, de fácil gerenciamento e exclusão, também é preciso considerar softwares e até informações em nuvem.

Nesse contexto, empresas que usam CRM, por exemplo, podem precisar do acompanhamento de equipes de TI e programação para a avaliação e limpeza de dados. 

Desse modo, é possível eliminar as informações desnecessárias e arquivar corretamente as demais. Afinal, à medida que o banco de dados de um CRM aumenta, o consumo processual da máquina cresce. O mesmo se dá em outros softwares.

Por esse motivo também é importante ter atenção para que as informações, produtos e serviços estejam sempre atualizados, adequadamente configurados e sem dados desnecessários.

Da mesma forma, é preciso ter o backup em dia e manter a segurança das informações, da empresa e dos clientes. Afinal, assim será possível ter informações para marketing, atendimento ágil e qualificado, ao mesmo tempo em que a energia é economizada.

Como realizar a limpeza de forma adequada?

Hoje em dia existem empresas que podem auxiliar nas atividades de melhoria do desempenho e armazenamento de dados, reduzindo os custos e até o impacto ambiental.

Contar com esse suporte pode se mostrar bastante vantajoso, visto que demanda tempo, atenção e um processo claro para reduzir riscos e perdas de informações cruciais.

Durante o processo também é importante que haja um acompanhamento da gestão, para ter certeza que nenhum arquivo importante seja excluído.

Outro ponto que demanda atenção ao realizar as atividades online é o histórico. Isso porque ele também armazena espaço, memória e, consequentemente, energia. 

Assim, também é preciso limpá-los com frequência e, caso algum histórico importante seja excluído,  é possível resgatar esses dados e identificar as informações importantes junto ao T.I.

Armazenamento, segurança e redução de custos

As empresas têm investido cada vez mais em data centers e sistemas como PABX em nuvem para armazenar seus dados de forma rápida e simples, mantendo a segurança e reduzindo a necessidade de equipamentos dedicados (ou redução de potência dos dispositivos usados pela empresa).

Além da segurança online, ganha-se em agilidade e economia de energia, e demais custos vinculados.

Outra alternativa, seja para empresas que trabalham com computadores alugados ou sistemas em nuvem, é também utilizar um antivírus.

Afinal, é um software que torna fácil realizar essa varredura de informações e potenciais riscos que reduzem o desempenho da máquina e demandam mais energia.

Por exemplo, no caso de arquivos corrompidos, pesados, desatualizados ou vírus, a própria máquina bloqueia o acesso. 

Por fim, existem muitas empresas que utilizam celular corporativo para mensagens no whatsapp e ligações. 

Assim como nos computadores, há a necessidade de realizar o backup de conversas mas também a exclusão de dados e resíduos, de modo a prolongar a vida útil, reduzir a energia gasta e até a demanda de novos clusters. 

Lembre-se que o armazenamento das conversas, por exemplo, exige espaço de armazenamento do dispositivo, podendo comprometer outras atividades quando há documentos em excesso.

Caso haja acúmulo de documentos, links, fotos e e-mails, existe uma grande chance do armazenamento encher e aumentar o gasto de energia do aparelho, viciando a bateria, e demandando carregamento constante – o que impacta no consumo de energia geral da empresa.

Assim, é importante que haja acompanhamento dos dispositivos e da qualidade das ferramentas.

Importância da mudança nos hábitos empresariais 

A partir do que já falamos neste artigo, é possível perceber que mudanças de hábitos são necessárias para atingir bons resultados.

O primeiro aspecto diz respeito à educação cibernética dos profissionais e líderes das empresas que lidam com a confecção de caixa de presente personalizada ao criar modelos e processos digitais, ou até mesmo um molde pelo computador, por exemplo.

Por exemplo, uma empresa desse segmento realiza diversas criações de artes e embalagens, conforme demandas pontuais de clientes. 

Mas, após a entrega do projeto, é preciso considerar se há necessidade dos moldes ficarem salvos, ocupando espaço e energia.


Por esse motivo, é crucial ter um protocolo para definir quais materiais devem ficar armazenados em arquivos compactados, quais devem ser de fácil acesso e quais podem ser excluídos – bem como o prazo para a exclusão.

Nesse sentido, para a devida organização de dados é possível basear o fluxo em um processo básico, como:

  • Criação;
  • Cópia para correções e comentários;
  • Exemplos e execução;
  • Produto final;
  • Exclusão dos exemplos;
  • Arquivo final salvo em nuvem.

Seguir esse passo a passo, independentemente do produto, serviço ou trabalho, possibilita organizar os arquivos, reduzindo a demanda do processador da máquina, tornando menos pesado e reduzindo o consumo elétrico.

Reduzindo custos e consumo energético

Uma empresa locação de impressoras, que gera um mailling de clientes toda semana, precisa ter o controle de clientes ativos e não ativos, bem como realizar a limpeza desses dados continuamente.

Isso é importante para economizar financeiramente, seja ao contratar terceirizadas para fornecer novas máquinas ou ao implementar softwares. Afinal, solicitações mais adequadas à real necessidade da empresa podem ser realizadas, diminuindo o valor a ser investido.

Isso significa que quanto mais cheio um armazenamento de dados de uma empresa é, mais gastos com energia e manutenção de T.I ela terá. Isso porque atualizações constantes serão necessárias.

Também é possível trabalhar em cima de processo de organização digital, que consiste na recuperação de dados eletrônicos importantes, exclusão de lixo digital e armazenamento correto de informações em pastas, nuvens e drives organizados por tags. 

Assim, é mais fácil localizar os arquivos, demandando menos tempo e energia, bem como a otimização dos documentos, o que demanda menos energia e processamento dos maquinários.

Limpeza e exclusão de dados

Limpeza e administração interna também são fundamentais, podem ser adaptados à política do gerenciamento e da gestão de resíduos sólidos, tornando sua empresa muito mais eficiente e adaptável.

Vale ressaltar que essa ação é importante para a visibilidade da sua empresa de cursos profissionalizantes, já que as pessoas estão buscando por empresas que tenham consciência e responsabilidade ambiental. 

Vale a pena identificar também como a empresa descarta os materiais digitais e objetos físicos. Afinal, o uso inadequado do armazenamento pode, aos poucos, comprometer a estrutura física que, posteriormente, deve ter um descarte ou reaproveitamento correto.

Outra ação que demanda atenção é o uso de aplicativos para escanear documentos para o digital, poupando o acúmulo de papéis e a necessidade de arquivos físicos. 

Isso é muito vantajoso, considerando o meio ambiente e até mesmo a facilidade de acesso aos arquivos. 

Contudo, lembre-se de digitalizar apenas os arquivos cruciais, e, com o tempo, excluir dados que não forem mais relevantes ou arquivar aqueles que precisam ser armazenados mas não são usados com frequência, economizando energia e memória.

Por fim, é fundamental estabelecer uma cultura voltada para a economia, preservação e sustentabilidade. Com essa cultura há alinhamento entre os funcionários e equipes, demonstrando os valores da empresa e reforçando essa missão junto ao público.

É por meio dessa medida que todos os envolvidos entenderão a importância de suas ações e quais medidas adotar para o armazenamento de dados, bem como para contribuir com o meio ambiente, de acordo com as diretrizes da empresa.

Se cada um fizer sua parte, sem dúvidas, sua empresa terá mudanças positivas E esse gasto excessivo de energia devido ao acúmulo de dados pode ter um fim, basta saber organizar informações de forma correta e identificar informações desnecessárias salvas.

Conclusão

Vale a pena avaliar quais são as melhores estratégias para seu negócio, a depender da sua área de atuação.

Com isso em mente, crie um planejamento de ações internas e externas, para incentivar o colaborador e o cliente, tendo o controle desses dados com o auxílio de uma auditoria empresarial e reduzindo ações que prejudicam a marca, consumo energético e até o meio ambiente.

O lixo digital é algo pouco discutido pelas empresas, seu gasto e consumo gera o aumento de gastos com máquinas, porém com o auxílio do T.I e de uma boa liderança, é possível mudar esse cenário.