Guia passo a passo para instalação de painéis solares em 2022

Guia passo a passo para instalação de painéis solares em 2022

Já pensou em instalar painéis solares em algum lugar? Embora pareça uma ideia que pode ser difícil inicialmente, essa tarefa é mais simples do que você pensa. Então, se você está construindo ou reformando e está pensando em incluir uma estrutura de energia solar fotovoltaica em seu projeto, conheça 10 passos essenciais relacionados ao processo de instalação de painéis solares.

10 passos que você precisa saber para uma instalação adequada –

  1. Analise sua conta de luz
  2. Escolha do modelo do painel e empresa de instalação
  3. Estudo técnico e de viabilidade
  4. Calcule seu orçamento
  5. Acesso à rede elétrica
  6. Projeto de Instalação, Permissões e Concessão
  7. Autorização da concessionária de energia
  8. Inspeção de site
  9. Instalação de painéis e conversor
  10. Inspeção da concessionária

Após a conclusão das 10 etapas, a instalação do painel solar fica muito mais fácil. Atualmente, a eletricidade solar é apropriada não apenas para edifícios comerciais, mas também para edifícios residenciais. Embora o custo de instalação de uma unidade de energia solar tenha diminuído progressivamente, você sempre pode seguir o caminho DIY para manter os custos baixos.

Ao seguir este guia básico para instalar eletricidade solar, você pode economizar dinheiro instalando um sistema solar fotovoltaico (PV) com as 10 etapas fornecidas. Neste guia de instalação do painel solar, discutiremos como instalar um painel solar passo a passo em detalhes.

Instruções passo a passo para instalar painéis solares

Os painéis solares podem fornecer energia para uso comercial e residencial. Em ambos os casos, painéis fotovoltaicos são montados no telhado para capturar o máximo de luz solar possível e gerar o máximo de energia.

A seguir estão os passos no procedimento de instalação do sistema solar:

  • Instalando o suporte
  • Coloque os painéis solares no lugar
  • Instale a fiação elétrica
  • Conexão em série: O fio positivo (+) de um módulo fotovoltaico está ligado ao fio negativo (–) de outro módulo em uma conexão em série. A correspondência de tensão com o banco de baterias é melhorada com este tipo de fiação.
  • Conexão Paralela: Neste cenário, as conexões são de positivo (+) para positivo (+) e negativo (–) para negativo (–). A tensão de fiação de cada painel permanece a mesma com este estilo de fiação.
  • Conecte o inversor solar ao sistema
  • Conecte o inversor solar à bateria solar
  • Conecte o inversor solar à rede elétrica
  • Ligue o inversor solar

Evite erros comuns que as pessoas cometem ao instalar energia solar

Muitas pessoas cometem esses erros na instalação solar. Vamos ver quais são e como você pode evitá-los:

  • Sistema de compras superfaturadas
  • Não fazer uma lista de verificação de componentes
  • Não saber sobre as dimensões do sistema

Se você seguir os procedimentos acima, evitará erros e poderá determinar a potência necessária, o tamanho da bateria solar e o tamanho do fio. Entenda que o tamanho adequado do fio evita o superaquecimento do fio e garante a entrega de energia ideal para suas baterias.

Perguntas frequentes:

Q1. Posso instalar painéis solares sozinho?

Resp. Sim, você pode aprender sobre instalação solar e instalar painéis solares por conta própria.

Q2 – Onde devem ser instalados os painéis solares?

Resp. Telhados, topos de edifícios e instalações independentes são locais comuns para instalação de painéis solares. É vital posicionar seu painel solar na luz solar mais direta possível.

Q3 – Quanto tempo demoram as instalações solares?

Resp. Com base no número de painéis e na complexidade da configuração, a maioria das empresas de energia solar pode concluir a instalação de um painel solar residencial no telhado em um a três dias.

Q4 – Onde posso comprar painéis solares?

Resp. As soluções da Provenner Energia solar é onde você pode obter seus painéis solares. Ao reaproveitar o espaço ou terreno não utilizado, a Provenner proporcionará um forte retorno sobre o investimento.