Marketing de conteúdo na construção civil: Por que produzir material informativo é importante?

Marketing de conteúdo na construção civil: Por que produzir material informativo é importante?

A ampliação do mercado e, consequentemente, da concorrência, tem mostrado o quanto é importante que as empresas invistam em marketing de conteúdo na construção civil, com o objetivo primordial de alcançar o maior número possível de clientes em potencial, ou leads. 

Na verdade, o marketing de conteúdo é um termo cunhado há pouco tempo, mas se mostra importante em todos os cenários quando se trata de campanhas publicitárias voltadas para os meios digitais. 

Ao ouvir esse termo, muitas pessoas pensam apenas em sites e e-mail, mas é importante lembrar que a definição de marketing de conteúdo na construção civil é bem mais ampla. 

De maneira técnica, pode ser definido como qualquer marketing que envolve a criação e o compartilhamento de mídia e publicação de conteúdo de valor para adquirir e reter clientes. 

Sendo assim, embora isso inclua os sites institucionais e o e-mail marketing, é possível incluir blogs, vlogs e abranger outras mídias, como:

  • Artigos e textos;
  • E-books; 
  • Infográficos;
  • Newsletters;
  • Podcasts;
  • Vídeos. 

De fato, os profissionais da área de propaganda e marketing se envolvem com a produção de conteúdo ao longo do tempo e visando alcançar potenciais clientes em diferentes estágios da jornada de compra, de modo a proporcionar mais oportunidades de negócios até mesmo em redes sociais.

Adaptação de conteúdo aos novos tempos

Embora esse assunto tenha sido ajustado pelo advento da tecnologia e dos canais digitais, diga-se internet, a necessidade de escolha de estratégia cuidadosa e intencional não mudou, de fato. 

A partir do momento que as pessoas consomem o conteúdo de uma empresa, seja um livro técnico, um estudo de caso ou artigos em um blog, isso remete à soma do que elas sabem sobre a marca e, portanto, aumenta ou altera a percepção sobre a empresa. 

A personalidade com que uma empresa se apresenta no ambiente virtual precisa combinar com a marca corporativa, assim como os produtos e serviços destinados ao público-alvo. 

Assim fica mais fácil o reconhecimento por parte dos clientes, compartilhando os mesmos valores.

8 formas de marketing de conteúdo para construção

As empresas que atuam na área da construção civil devem ter a presença online devidamente estabelecida. 

Caso contrário, a única razão para não ocupar o devido espaço digital é que já possui leads suficientes e está prosperando por conta própria (o que não necessariamente é uma verdade, tendo em vista o ciclo constante e renovação da jornada frente aos novos modelos de consumo).

No entanto, se é uma empresa que entende a importância do posicionamento da marca no ambiente virtual, é preciso ter um planejamento voltado para o marketing de conteúdo na construção civil. 

A seguir serão apresentados 8 formas de aplicação do marketing de conteúdo na construção civil e, assim, construir um banco de dados de leads, contatos, empresas parceiras, empreiteiras, enfim, tudo que está relacionado à expansão da presença online e o desenvolvimento da marca como um todo.

  1. Aprimore o site sempre

Toda empresa precisa criar um site que ele seja otimizado para a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca.

Para isso, entre as ações que podem ser aplicadas, está o emprego de palavras-chave que sejam reconhecidas pelos algoritmos das plataformas de pesquisa, permitindo o ranqueamento.

Caso o aproveitamento esteja baixo e a apresentação de resultados seja aquém do esperado, é preciso aprimorar o site. 

Quando um lead chega ao site empresarial, é preciso valer a pena para o usuário, retendo-o, com um carregamento rápido, menu de fácil navegação, detalhes completos sobre a empresa no rodapé e imagens reais de pirômetro digital, ou qualquer que seja a finalidade da empresa. 

A disposição de depoimentos de clientes, assim como links para as redes sociais ativas também são ações importantes, assim como um blog com atualização constante e interessante para atrair os leads e convertê-los em clientes. 

Vale lembrar que muitas pessoas com acesso à internet o fazem por meio de tablets e celulares smartphones. Logo,  o site precisa estar compatível com os dispositivos móveis, mantendo a navegação amigável.

  1. Automatize o envio de e-mail marketing

Enviar e-mails para os clientes em potencial, disponibilizando informações sobre planos de negócios, descontos, ofertas, conteúdos mais direcionados, promoções e campanhas publicitárias é uma estratégia benéfica e que pode ser feita de forma personalizada. 

As campanhas de marketing via e-mail são essenciais dentro de um planejamento de marketing de conteúdo, tendo em vista a maior proximidade e potencial de humanização e segmentação.

Assim como os escritórios de contabilidade disponibilizam envelope personalizados, o e-mail marketing pode apresentar lojas para que os clientes podem visitar e, assim, aumentar a interação com a empresa e com a marca de uma forma pessoal. 

Ainda mais importante, é possível aplicar a tática de CTA (Call To Action), a chamada para a ação, por meio do e-mail marketing, envolvendo tanto a loja física quanto a virtual, e levando o consumidor a realizar uma ação no email ou página de venda, tudo de maneira automatizada e com potencialidade de gerar negócios.

  1. Empregue estratégias locais de SEO

A prática de SEO pode ser localizada geograficamente, tendo como estratégia de marketing de conteúdo na construção civil posicionar o site no ranqueamento mais alto nos resultados dos mecanismos de pesquisa em determinada região.

Se uma pessoa procura sobre torres de resfriamento de água deve estar entre as informações importantes e de destaque, para não escapar nenhum detalhe.

Quando alguém pesquisa uma empresa de construção ou de lubrificantes na área em que está localizado, utilizando plataformas digitais de pesquisa com algoritmo atualizado, permite que o site da empresa se estabeleça no topo, promovendo ações mais efetivas.

Isso ocorre desde que sejam utilizadas palavras-chave no conteúdo disposto, como o próprio endereço, os produtos e serviços disponíveis, tudo para aumentar a visibilidade do site para potenciais consumidores mais qualificados.

  1. Divulgue por meio das redes sociais

A melhor maneira de envolver o público em redes sociais é postar fotos e vídeos de produtos e serviços com a melhor qualidade possível. 

As fotos de um projeto “antes e depois” produzido por construtoras em sp, ou mesmo um vídeo, são materiais adequados para determinados públicos, conforme as características da rede social em questão, destacando os projetos da marca de forma atrativa.

Por isso é preciso entender qual a melhor maneira de apresentar o marketing de conteúdo, e como isso pode ser explorado dentro das redes sociais para atingir o público-alvo de maneira correta. 

  1. Explore o marketing de vídeo

Equipamentos eletrônicos acessíveis estão à disposição de qualquer pessoa, e muitos permitem explorar o marketing de vídeo dentro de canais do Youtube, ou mesmo nos perfis das redes sociais. 

Os vídeos chamam a atenção e podem concentrar-se em clientes satisfeitos falando sobre projetos em que se utilizou tubos galvanizados e trabalhos da construção civil, ou mesmo um lapso de tempo (vídeos acelerados) de um canteiro de obras e a evolução do projeto. 

Além disso, é possível incorporar os vídeos dentro do site institucional, ou publicar em blogs e enviar por e-mail marketing. 

Isso tudo ajuda a gerar mais tráfego, aumentar o engajamento da marca e até mesmo aumentar a taxa de permanência do site.

  1. Aproveite toda a mala direta disponível

A divulgação por folhetos físicos para a realização de ensaio de dureza não precisa ficar restrita apenas ao papel.

A possibilidade de digitalização desse material e a distribuição por meio de um mailing virtual é possível, expandindo o marketing de conteúdo.

É importante lembrar de utilizar todo o potencial criativo das equipes de marketing, e assim levar informação ao maior número de pessoas possível. 

  1. Destaque a participação de funcionários

Retratar o lado humano de uma empresa de construção permite que o público crie empatia e confiança à marca. 

A apresentação de funcionários pertinentes ao negócio pode ajudar o público-alvo a conhecer melhor a empresa e fidelizar a marca. 

O uso de imagens de uma  empresa de cabeamento estruturado em um canteiro de obras, ou mesmo entrevistas com os trabalhadores e a palavra de clientes anteriores aumenta a credibilidade e a autenticidade do negócio.

  1. Crie blogs dignos com conteúdo relevante

A logística também faz parte do mundo dos negócios da construção civil. Por isso, as parcerias comerciais e o acesso a fornecedores se tornam essenciais para a divulgação em massa quando se propõe um marketing de conteúdo abrangente. 

Os blogs de transportadoras em ribeirão preto podem receber guest posts de um cliente cujo público-alvo é o mesmo, mas com finalidades distintas. 

A criação de blogs permite essa troca de informações, bem como expandir o número de leads e a possibilidade de alcançar novos clientes em potencial. 

Material distribuído a diferentes canais

O material entregue de forma online, nos mais diferentes canais, e empregado no marketing de conteúdo na construção civil pode ser feito por meio de estratégias significativas.

Desde que seja estabelecido dentro de um planejamento adequado para posicionamento da marca e reforço de autoridade perante a concorrência. 

Pode ser um material em formato de newsletter, vídeos ou podcasts, assim como produtores de conteúdo escrevendo em um blog ou respostas abertas a consultas realizadas em plataformas de redes sociais. 

Tudo isso pode reforçar amplamente os valores da marca, refletindo em uma empresa confiável e sólida no mercado em que atua.

Os valores podem ser apresentados por meio das ferramentas de comunicação digital e o marketing de conteúdo na construção civil. 

Conclusão

Para que as percepções não sejam prejudicadas ao longo do processo de posicionamento de marca, a partir de comentários descuidados ou artigos mal-interpretados, é preciso tomar todo o cuidado. 

Isso requer a criação de um conjunto de regras que sejam aplicadas para a regulação da publicação de conteúdo. Assim, o tom de voz, mesmo que textual, deve ser condizente com a marca, assim como evidenciar o posicionamento e as declarações emitidas.

A princípio, isso pode parecer restritivo, mas é importante manter a clareza sobre como isso aumenta o valor da marca, evitando qualquer aspecto que possa ser prejudicial em algum momento. 

Por fim, as marcas levam muito tempo para serem construídas, mas podem ser destruídas, ou canceladas, em apenas alguns segundos. Ou seja, com publicações que não seguem a missão e os valores empresariais, que devem ser constantes e absolutos.