O autoconsumo: um aliado da conta de eletricidade

O autoconsumo: um aliado da conta de eletricidade

Todos os meses chegam as contas a nossa casa e não tem por onde escapar. Em todo o lar chega a conta do telefone, da água, do gás e da eletricidade. Essa última, é geralmente, das mais caras e para onde vai parte da renda da família. Por isso, e de forma a poder baixar esse gasto, é importante que se adote algumas medidas para reduzir a despesa da energia e conseguir manter esse serviço.

As medidas de economia de luz são imensas e todas são bem vindas, e o importante é começar por alterar alguns hábitos que todo o mundo tem e que acha que são “inocentes” e que não aumentará o preço da conta de luz.

Apagar a luz quando sai de um determinado espaço, saber gerir o ar condicionado e não abusar dos sistemas de aquecimento e manter sempre uma temperatura razoável, não deixar aparelhos eletrônicos conectados, são coisas bem simples que você pode fazer para não ter qualquer dor de cabeça com a fatura de luz.

Nessa postagem vamos mostrar algumas dicas para que consiga uma economia na energia elétrica.

O investimento reduzir o consumo e a conta de luz

Com certeza você já aplicou várias medidas de economizar na energia elétrica, mas a fatura continua com valores que não lhe agradam. Pois bem, como já foi mencionado, é importante alterar os hábitos de sua família ou optar por algo que até agora não pensou: instalar painéis solares.

Na verdade é um investimento que você deve fazer para deixar de ter as consequências de que falamos neste artigo.  Estes painéis solares absorvem a energia do sol para abastecer sua casa e realizar tudo o que necessita como se estivesse conectada à rede elétrica convencional.

Assim como geradores de energia, a instalação de painéis solares que lhe permite produzir sua energia não é nada complicado, nem tão caro como era há uns anos atrás. Claro que depende de algumas coisas como: a tipologia do seu imóvel e do número de placas que necessita. O ideal é que contate com várias empresas e faça comparações do serviço e tome a decisão de começar a usufruir do autoconsumo elétrico.

Sabia que com o uso de painéis solares fotovoltaicos você pode economizar perto de 80% na conta de luz?

Painéis solares: economizar na conta e aumentar a renda com a energia que sobra

Que o autoconsumo é um aliado para reduzir o preço da luz, isso já sabemos. Mas já imaginou que parte da energia que você produz e que não gasta, pode dar um benefício?

A produção diária de seus painéis solares é sempre igual, e o consumo de energia de sua casa também não. Esses painéis podem produzir tanta energia que você e sua família não vão consumir na totalidade.

A vantagem disso é que as empresas de energia elétrica já permitem, em troca de desconto na conta por exemplo, que você “deposite” essa energia que sobrou, na rede elétrica comum.

Assim, essa energia não é desperdiçada e você ganha com isso.

Os painéis solares inteligentes

Vivemos em um mundo onde a tecnologia já faz parte do nosso dia a dia e já é impossível viver sem ela. No caso dos painéis solares já é possível obter mais vantagens ao serem incorporados à automação residencial.

Nesse caso, falamos dos painéis solares inteligentes. Já imaginou poder ter total controle deles através do seu smartphone? Hoje em dia é fácil ter acesso à internet, e com tantos tarifários e planos, é impossível não ter internet no celular ou até mesmo em casa.

Os consumos gerados pelos painéis solares são controlados através de sensores permitindo economizar mais e ainda prever quando devem ser reparados, evitando que haja desperdício de energia.

Sem dúvida que aplicar esta tecnologia em casa, permite aumentar a eficiência energética.

Elementos como a iluminação e a temperatura podem ser controlados de forma remota através da internet. Veja esse exemplo: a iluminação pode ser adaptada de acordo com a iluminação exterior que seja detectada  pelos sensores, e apenas ligada quando necessária.

Embora optar pelas placas de autoconsumo tenha um investimento inicial importante, como você já viu, além de proteger o ambiente, ajuda a economizar muito dinheiro.