Afinal, o que é eficiência do painel solar e como calcular?

Afinal, o que é eficiência do painel solar e como calcular?

Desde cientistas até veterinário podem ser microempreendedores, até empresários e políticos elaboram estratégias há anos buscando formas para aumentar o uso de energia limpa pela maior parte das casas, comércios, empresas e indústrias. Uma das principais ferramentas para isso é o painel solar.

Por muito tempo, os painéis solares foram vistos como elementos que estariam presentes nas construções do futuro. Isso acontecia porque os equipamentos até determinada altura tinham um valor muito elevado, demandam uma estrutura complexa e não eram rentáveis.

De forma geral, essa tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e esse processo transformou os painéis solares em uma possibilidade não só viável, mas também versátil e vantajosa em muitos aspectos e configurações diferentes.

Uma das evoluções mais relevantes para o aumento do uso de painéis solares em novas construções ou instalação desses aparelhos em páginas é o aumento da eficiência desses equipamentos que aumentou de forma drástica sua viabilidade para muitos projetos.

A eficiência energética de um painel solar é uma informação importante e merece atenção redobrada, esse elemento se refere a correspondência de energia solar que pode ser convertida em energia para a rede elétrica em um painel de energia solar.

Esse valor, em geral, é representado por uma porcentagem e serve para checar a viabilidade da instalação de todo o kit de painel solar em uma estrutura, assim como a demanda de tamanho dos painéis e a sua devida instalação.

Seja em uma cobertura de telhado, laje ou sobre uma varanda de pergolado de madeira coberto é possível realizar a instalação do painel solar. As informações mais relevantes para essa finalidade é a verificação de que o painel supre a demanda energética local.

O investimento em energia solar é mais procurado no Brasil, onde existe uma abundância de luz solar na maior parte do ano e em boa parte do território nacional, assim como é um país onde as contas de energia tendem a vir mais caras que a média mundial.

Para que o painel de energia solar realmente gere os seus benefícios e garanta um fornecimento de energia satisfatório é preciso ter a garantia de que todo o equipamento está funcionando no máximo da sua eficiência.

Saiba o que é a eficiência de um painel solar

Para entender o que é a eficiência de uma placa de painel solar, é preciso entender como essa tecnologia funciona, pois assim como as portas de aço meia cana os painéis solares têm as suas peculiaridades e especificidades de operação e instalação.

É fundamental entender quais materiais e peças compõem o painel solar. Esse equipamento é composto de células fotovoltaicas feitas com silício cristalino e de arsenieto de gálio, ambos os materiais são semicondutores.

Essas células são energizadas com cargas positivas e negativas para ganhar o potencial energético. A partir daí, surge o processo fotovoltaico que acontece dentro de um painel elétrico preço, responsável pelo funcionamento desse sistema.

Esse processo fotovoltaico traz a sua explicação dentro do próprio nome. “Foto” é uma representação de iluminação e a parte “voltaica” demonstra a conversão dessa luz em energia elétrica viável e disponível para uso de forma eficiente e constante.

A composição dos painéis solares é feita a partir do encadeamento de várias células que são conectadas entre si e que, a partir disso, são capazes de gerar tensão elétrica. Esses painéis captam a radiação solar presente de forma difusa e entregam a energia focada.

Mesmo em dias mais nublados, apesar de menos eficiente, a estrutura pode gerar energia, uma vez que ao se falar de luz do sol, ela não precisa ser direta, mas apenas conter a radiação necessária para o processo fotovoltaico.

Importância de calcular a eficiência de um painel

Assim como qualquer decisão de um projeto de construção, desde a instalação de domus ventilação até aplicação de um painel solar, deve ser calculado na ponta do lápis para que o seu funcionamento atenda a demanda colocada naquele projeto.

Os painéis solares são apenas uma das partes de um sistema que tem diversos outros componentes com a função de captar, converter e distribuir energia elétrica utilizável a partir dos raios de sol.

Cada um dos componentes tem a sua interferência do resultado final da eficiência dos painéis solares, a eficiência do painel é por padrão disposta para análise do consumidor dentro de um rótulo que acompanha todos os equipamentos.

Entre os fatores da instalação e do ambiente de um painel solar existem diversas questões e alguns exemplos, são:

  • Irradiação solar;
  • Temperatura do ambiente;
  • Posição do painel;
  • Inclinação do papel;
  • Sombreamento.

É preciso entender que, assim como as telemetrias veiculares têm a sua importância para verificar a eficiência dos equipamentos de um carro, é fundamental que o painel solar seja sempre alvo de vistorias e manutenções para manter todo o sistema em funcionamento.

A eficiência do painel solar é afetada pela temperatura do ambiente, pois a mudança de temperatura reduz a quantidade de radiação captada pelas células e por consequência a transformação de luz solar em energia.

Além de contar com um bom painel fotovoltaico e ter uma instalação feita por profissionais de confiança qualificados, as pessoas devem se atentar à posição do painel dentro de um projeto. Esse quesito está diretamente relacionado com a eficiência final do painel solar.

Tanto o posicionamento quanto a inclinação de um painel elétrico solar interfere na sua capacidade de geração de energia ao longo do dia a dia. Esse melhor posicionamento é aquele que oferece ao painel uma exposição mais direta aos raios do sol.

Como calcular a eficiência do painel solar

Até aqui já ficou bem claro como manter um sistema de painéis e demais instalações de energia solar com um bom grau de eficiência é importante para uma empresa de telhas de metal com isopor que instala esse tipo de aparelho no seu espaço de trabalho.

Para manter esse sistema em bom estado, é importante saber como medir a eficiência desse equipamento. Esse valor é medido pelo tempo de retorno de energia representado pela sigla EBPT e o retorno de energia sobre energia investida, chamado de EROI.

Enquanto o EBPT define qual será o período de tempo que o sistema usará para recuperar gastos de instalação, por sua vez, o segundo determina quanta energia é produzida. Em conjunto, esses dados determinam a capacidade de atender a demanda das instalações.

O retorno de energia sobre energia investida é um fator ligado de forma direta com a geração de energia, isso significa que quanto maior for a produção, maior será a capacidade de retorno.

Em geral, o valor de retorno de energia em uma estrutura de uma empresa de injeção de poliuretano para impermeabilização deve ser até três vezes maior que o valor gasto pelo consumo do dia a dia da empresa.

Em contrapartida, o EBPT está mais relacionado com a geração de energia proporcional à incidência dos raios de sol ao alcance dos painéis solares. Esses dois fatores se conectam de forma inversamente proporcional.

Tanto o EBPT quanto o EROI tendem a ser o mesmo durante toda a vida útil da instalação devidamente vistoriada e com as manutenções preventivas em dia.

Essa relação significa que quanto maior for a presença de luz solar, menor será o índice de EBPT. Com esse valor, é possível determinar quanto tempo ativo é necessário para que o sistema compense a carga inicial e determine a sua eficiência energética durante o uso.

Considerações finais

Algumas tecnologias, por muito tempo, pareceram elementos de um futuro distante, contudo, estão cada vez mais presentes nas pessoas, desde rastreamentos por gps de carros, celulares e bichos de estimação até os painéis solares no cenário de energia.

A busca por formas de captação, distribuição e usufruto de energia mais verdes, econômicas e sustentáveis tiveram por muito tempo uma barreira que dificultou seu desenvolvimento e democratização de acesso, a eficiência energética.

Essa barreira tecnológica está aos poucos caindo e essa tendência tende a acelerar durante esse processo. Uma das formas em que isso se observa é o rápido crescimento de construções onde a energia solar se vê com painéis fotovoltaicos e de aquecimento.

Contudo, essa instalação tem mais complexidades para serem entendidas, o sol pode até ser uma fonte inesgotável de luz e energia, mas é preciso pensar na eficiência da captação e conversão dessa luz em energia utilizável e distribuível por toda a casa com eficiência.

Essa questão deve ser acompanhada desde o projeto de uma construção para verificar questões como a dimensão das placas que devem ser utilizadas para suprir todas as necessidades físicas e de consumo de energia limpa, sustentável e econômica.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.