Você já ouviu falar em investimentos sustentáveis? Sabia que a sustentabilidade pode refletir no mercado financeiro? Para saber mais sobre o assunto, continue lendo esse artigo.
Engana-se quem pensa que sustentabilidade é uma tendência passageira, na verdade, ela já chegou a todos os setores da sociedade, inclusive, ao setor financeiro, que já dispõe de investimentos sustentáveis.
Mas, como assim, investimentos sustentáveis? Para saber mais, acompanhe a leitura!
O que são investimentos sustentáveis?
Como o próprio nome sugere, investimentos sustentáveis são aqueles baseados na sustentabilidade e responsabilidade social, cujos investimentos visam não apenas encontrar alternativas capazes de expandir o seu potencial de rentabilidade, mas que tenham relação com organizações comprometidas com a sustentabilidade e a sociedade como um todo.
Ou seja, investir em ativos, títulos e derivativos relacionados a organizações com boas práticas no âmbito da sustentabilidade.
Nesse sentido, esse novo investidor, além de esperar obter resultados positivos com o aporte, procura aliar isso a uma preocupação com o bem-estar social.
Principais tipos de investimentos sustentáveis
Agora que já sabe que é possível impulsionar sua carteira de investimentos ao mesmo tempo que contribui para o bem-estar social, vale conhecer as principais alternativas disponíveis no mercado.
Ações de empresas sustentáveis
A primeira dica é investir na bolsa de valores, em ações de empresas comprometidas com os critérios ESG, e para encontrá-las, é só analisar a carteira teórica de indicadores que acompanham o desempenho dessas companhias, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Indicador de Carbono Eficiente (ICO2) podem contribuir com a análise.
Fundos de investimentos com foco em ESG
Outra dica são os fundos de investimento com foco em ESG, que são veículos coletivos compostos por alternativas que cumprem esses critérios.
ETFs de indicadores sustentáveis
E também não podem ficar de fora as exchange traded funds (ETFs), é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação. Também chamados de fundos de índice, que se destacam por acompanharem e replicarem os resultados de um indicador do mercado financeiro.
Títulos verdes
Também é possível fazer investimentos sustentáveis aplicando em títulos verdes, ou green bonds, que servem como um instrumento de captação de recursos para projetos focados em sustentabilidade e demais critérios ESG.
Criptomoedas verdes
Ninguém questiona a inovação que veio com o mercado de criptomoedas, por outro lado, desde seu início, foi alvo de críticas ambientalistas, e isso pelo fato da mineração tradicional causar grande impacto ao ambiente, por demandar alto consumo energético, ao exigir muitas máquinas nas operações.
Porém, agora já existe uma alternativa sustentável, as chamadas criptomoedas verdes, que são mais sustentáveis, pois geram o mínimo possível de impacto ambiental, por isso, causam menos efeitos negativos do que a mineração tradicional.
E, junto com as moedas verdes, chegaram novos investidores comprometidos com a questão ambiental, ou seja, não apenas se preocupam com as cotações e as devidas referências, como BTCUSDT, por exemplo, mas em preferir investir em moedas verdes, como ETH (2.0), ADA, XLM e NANO.,
Enfim, esses são os principais tipos de investimentos sustentáveis disponíveis no mercado atualmente, que mostram que é possível encontrar boas oportunidades de investimento com esse viés, no mais, agora é avaliar a que mais atende às suas estratégias.