Há uma série de etapas a serem seguidas ao planejar a geração de energia solar em sua casa. Depois de escolher qual opção é melhor para você usar a energia solar (consulte a etapa 3), siga as etapas posteriores que se aplicam a você. O instalador de energia solar e a empresa de serviços públicos locais podem fornecer mais informações sobre as etapas exatas que você precisará executar para fornecer energia solar à sua casa.
1. Investigue a eficiência energética da sua casa
Antes de iniciar o processo de energização de sua casa com energia solar, os proprietários devem investigar seu uso de energia e considerar possíveis atualizações de eficiência. Os proprietários devem estar bem cientes de seu uso total de eletricidade e considerar medidas de eficiência de baixo custo e fáceis de implementar antes de escolher a energia solar.
Explore os seguintes recursos para reduzir o uso de eletricidade:
- Auditorias de energia em casa: uma auditoria de energia em casa pode ajudá-lo a entender onde sua casa está perdendo energia e quais medidas tomar para melhorar a eficiência de sua casa.
- Eletrodomésticos e eletrônicos : use seus eletrodomésticos e eletrônicos com mais eficiência ou considere investir em produtos altamente eficientes .
- Iluminação : mude para iluminação com eficiência energética, como lâmpadas LED.
- Aquecimento e resfriamento : se você usar eletricidade para aquecer e resfriar sua casa, suas necessidades de aquecimento e resfriamento afetarão significativamente a quantidade de energia solar necessária. A climatização de sua casa e o aquecimento e resfriamento com eficiência reduzirão a quantidade de eletricidade necessária para produzir com energia solar.
2. Avalie o seu potencial solar
Antes de decidir a melhor maneira de usar a eletricidade solar em casa, avalie o potencial de energia solar que pode ser produzida em seu endereço. Como as tecnologias fotovoltaicas usam luz solar direta e espalhada para criar eletricidade, o recurso solar nos Estados Unidos é amplo para sistemas elétricos solares domésticos.

No entanto, a quantidade de energia gerada por um sistema de energia solar em um determinado local depende de quanto da energia do sol o atinge e do tamanho do próprio sistema.
Vários serviços e ferramentas de mapeamento estão disponíveis para ajudá-lo a determinar o potencial de energia solar da sua casa. Alguns dos serviços também oferecem informações sobre o tamanho estimado do sistema, custos e economias potenciais e empreiteiros locais.
Essas ferramentas são um excelente ponto de partida e podem ajudá-lo a determinar se sua casa é adequada para energia solar e, se não, o melhor caminho a seguir para ainda se beneficiar da energia solar. Embora essas ferramentas sejam úteis, elas não levam em consideração todas as variáveis que precisam ser consideradas para o seu sistema específico. Para isso, você precisará trabalhar diretamente com um instalador solar que pode fornecer uma avaliação precisa do seu potencial solar, bem como recomendações detalhadas, estimativas e experiência em equipamentos.
Considere o seguinte:
- Árvores de sombra próximas. Os empreiteiros também ajudarão a avaliar o sombreamento, mas também considere as suas próprias árvores ou as de seus vizinhos que ainda estão crescendo e podem dar sombra ao seu sistema no futuro.
- A idade do seu telhado e quanto tempo até precisar ser substituído. Se você espera precisar de um novo telhado nos próximos anos, considere fazer essa melhoria antes de instalar o sistema solar.
- Restrições ou requisitos de aprovação da associação de moradores ou proprietários de residências (HOA). Alguns estados agora têm “disposições de direitos solares” que limitam a capacidade dos HOAs de restringir as instalações solares ou limitar o acesso solar. Essas disposições variam de estado para estado e por município; verifique em seus próprios convênios HOA e leis estaduais.
3. Avalie suas opções para usar o Solar
Adquirir e instalar um sistema de sua propriedade e manutenção não é mais a única opção se você quiser usar energia solar. Mesmo que você alugue sua casa ou não queira comprar um sistema de telhado, há muitos programas que permitem que você ainda se beneficie da eletricidade solar.
Abaixo estão algumas das opções disponíveis para o uso de energia solar em casa; verifique com os instaladores locais e seu utilitário os programas disponíveis em sua área.
4. Faça uma estimativa das suas necessidades de eletricidade solar
Para ajudar seu contratante a fornecer recomendações para o tipo e tamanho de seu sistema, reúna informações sobre sua casa e o uso de eletricidade.
- Revise as contas de eletricidade para determinar as necessidades anuais de eletricidade. Seu uso será mostrado em quilowatt-hora (kWh). Reveja cada mês do ano; você pode usar mais eletricidade em alguns meses do que em outros (por exemplo, se você ligar o ar condicionado no verão). Alguns utilitários oferecem ferramentas que podem ajudar nesta revisão.
- Considere todas as mudanças planejadas. Se você for comprar um veículo elétrico ou estiver planejando adicionar uma casa, suas necessidades de eletricidade podem aumentar. Se você continuar a fazer mudanças significativas para melhorar a eficiência energética de sua casa, talvez precise de menos eletricidade do que antes.
5. Obtenha propostas e avaliações do local de instaladores solares
Ao pesquisar instaladores, certifique-se de encontrar profissionais qualificados e segurados com a certificação adequada – a certificação padrão da indústria solar é do Conselho Norte-Americano de Profissionais Certificados de Energia. Você também pode pedir referências a amigos e familiares que recentemente passaram a usar energia solar e verificar recursos online para avaliações. Antes de assumir qualquer compromisso, peça uma prova de licença antes de trabalhar com um instalador.
Existem também ferramentas online que podem ajudá-lo a encontrar e comparar facilmente instaladores solares . Obtenha pelo menos três licitações para a instalação do sistema fotovoltaico e certifique-se de que as licitações baseiam-se nas mesmas características e métricas para permitir a comparação de preços.
Ao entrevistar instaladores, considere fazer as seguintes perguntas:
- A sua empresa está familiarizada com os processos locais de licenciamento e interconexão? Frequentemente, obter licenças de construção e receber permissão para interconectar pode ser um processo longo e tedioso. Certifique-se de que o instalador esteja familiarizado com esses processos locais para garantir que seu sistema seja instalado e conectado de maneira imediata.
- A empresa pode fornecer referências de outros clientes em sua área? Converse com outros clientes na área para saber sobre os desafios que enfrentaram e como a empresa ajudou a resolvê-los.
- A empresa está devidamente licenciada ou certificada? Os sistemas fotovoltaicos devem ser instalados por um instalador devidamente licenciado. Isso geralmente significa que o instalador ou um subcontratado tem uma licença de eletricista. O conselho elétrico estadual pode informar se um empreiteiro possui uma licença válida de eletricista. Os departamentos de construção locais também podem exigir que o instalador tenha uma licença geral de empreiteiro. Ligue para a cidade ou condado onde você mora para obter informações adicionais sobre licenciamento. Além disso, os programas de solarização podem exigir que você trabalhe com um instalador específico para receber o preço do sistema com desconto.
- Como é a garantia deste sistema? Quem garante a operação e manutenção do sistema? A maioria dos equipamentos solares é respaldada por uma garantia padrão do setor (geralmente 20 anos para painéis solares e 10 anos para inversores). Assegurar que o sistema é apoiado por uma garantia forte é frequentemente uma indicação de que o instalador está usando equipamento de qualidade. Da mesma forma, o proprietário deve estabelecer de quem é a responsabilidade de manter e reparar o sistema adequadamente. A maioria dos acordos de arrendamento e PPA exigirá que o instalador forneça a manutenção do sistema, e muitos instaladores oferecem planos de O&M competitivos para sistemas de propriedade do host.
- A empresa tem julgamentos ou gravames pendentes ou ativos? Como em qualquer projeto que exija um empreiteiro, a devida diligência é recomendada. O conselho elétrico estadual pode informá-lo sobre quaisquer julgamentos ou reclamações contra um eletricista licenciado pelo estado. Os consumidores devem ligar para a cidade e o condado onde moram para obter informações sobre como avaliar empreiteiros. O Better Business Bureau é outra fonte de informações.
As propostas devem indicar claramente a capacidade máxima de geração do sistema – medida em Watts (W) ou quilowatts (kW). Solicite também uma estimativa da quantidade de energia que o sistema irá produzir em uma base anual ou mensal (medida em quilowatt-hora). Esta figura é mais útil para comparação com suas contas de serviços públicos existentes.
As propostas também devem incluir o custo total para colocar o sistema fotovoltaico em operação, incluindo hardware, instalação, conexão à rede, licenciamento, imposto sobre vendas e garantia. Um custo / watt e custo estimado / kWh são as métricas mais úteis para comparar preços entre diferentes instaladores, pois os instaladores podem usar equipamentos diferentes ou oferecer cotações para sistemas de tamanhos diferentes.
6. Compreender o financiamento e incentivos disponíveis
Os pequenos sistemas de energia solar são elegíveis para um crédito tributário federal de 30% até 2019. O crédito tributário diminui para 26% em 2020, depois para 22% em 2021 e expira em 31 de dezembro de 2021.
Se você optar por um contrato de aluguel de energia solar ou de compra de energia, lembre-se de que você não terá direito a esse benefício fiscal, uma vez que não será proprietário do sistema de energia solar.
Você pode pesquisar incentivos estaduais, locais ou de serviços públicos adicionais no Banco de dados de incentivos estaduais para energias renováveis e eficiência (DSIRE).
Além dos incentivos, certifique-se de explorar todas as opções de financiamento solar disponíveis. Cada situação é diferente e o que é melhor para a sua propriedade depende de uma ampla gama de fatores. O guia Clean Energy States Allianceajuda os proprietários a entender suas opções, explicando as vantagens e desvantagens de cada uma. Visite também o Guia do proprietário para obter energia solar para obter mais opções de financiamento.
7. Trabalhe com o seu instalador e utilitário
Se você decidir instalar um sistema de energia solar, seu instalador deve ser capaz de ajudá-lo a completar as licenças e etapas necessárias.
Seu instalador determinará o tamanho apropriado para seu sistema. O tamanho será baseado em suas necessidades de eletricidade (determinado na etapa 4), bem como o seguinte:
- O recurso solar do local ou a luz solar disponível
- A orientação e inclinação do sistema
- A eficiência do sistema na conversão de luz solar em eletricidade
- Outras fontes de eletricidade, como um serviço público, uma turbina eólica, bateria ou um gerador de combustível fóssil.
Seu instalador também irá garantir que todo o equipamento seja instalado corretamente e orientado e inclinado de forma a maximizar a energia solar diária e sazonal recebida e produzida pelo seu sistema, além disso é possível fazer a instalação longe da fachada da loja ou casa.
Certifique-se de entender como o faturamento e a medição líquida funcionarão, bem como quaisquer taxas adicionais de serviços públicos que você precisará pagar.