Por que contratar um convênio odontológico: Benefícios e vantagens

Por que contratar um convênio odontológico: Benefícios e vantagens

Um convênio odontológico é um benefício que tem ganhado espaço nos últimos anos, com empresas investindo nisso para atrair e reter talentos e assim, as pessoas podem cuidar da saúde bucal com qualidade e preço acessível.

Portanto, este é um serviço que ainda gera muitas dúvidas nas pessoas sobre como funciona, os tipos, como contratar, entre outras. Sendo assim, entender mais sobre um plano odontológico é o caminho para investir neste benefício.

O que é um plano odontológico?

Um convênio odontológico é um serviço muito semelhante a um plano de saúde, mas com a diferença de que tem o foco em procedimentos para cuidar da saúde bucal. 

Sendo assim, a contratação pode ser feita por meio de corretor ou empresas que prestam esse tipo de serviço.

Após analisar as opções oferecidas pelo mercado, é possível escolher uma opção que atenda às suas necessidades e a partir disso, pagar uma mensalidade, conforme a cobertura escolhida.

Os planos odontológicos garantem aos beneficiários, a oportunidade de realizarem os chamados tratamentos básicos que são:

  • Tratamento de cáries;
  • Remoção de tártaro;
  • Profilaxia (limpeza);
  • Limpeza e remoção de placa bacteriana.

Esses são considerados tratamentos básicos e estão inclusos em modalidades básicas de um plano de odonto. Caso haja a necessidade de realizar procedimentos mais complexos e cirúrgicos, é necessário ter convênios com a cobertura desses serviços.

Como funciona um convênio odontológico?

A Agência Nacional de Saúde (ANS) impõe uma obrigatoriedade para alguns procedimentos considerados básicos em qualquer plano odontológico. 

No entanto, existem planos com diferentes coberturas, por isso no momento de escolha, é importante considerar suas necessidades.

Com um plano odontológico, você não precisa se preocupar com os casos emergenciais e urgentes, porque eles oferecem atendimento 24 horas, além de outros importantes benefícios.

Quais são os procedimentos que possuem cobertura?

Para entender sobre os procedimentos que um plano odontológico individual oferece, é necessário ter em mente que a ANS determina a obrigatoriedade de alguns procedimentos básicos, independente da modalidade escolhida. Desse modo, a cobertura básica de um convênio deve oferecer:

  • Algumas cirurgias (extração de dentes);
  • Exames radiológicos;
  • Serviços de emergência e urgência;
  • Coloração de próteses e tratamento de canal;
  • Serviços de odontopediatria e periodontia;
  • Consultas;
  • Profilaxia (limpeza e ações preventivas com uso de flúor).

Dessa maneira, esses são alguns dos procedimentos considerados básicos que a cobertura de um plano odontológico oferece. 

Há a possibilidade de ser atendido por dentistas fora da rede de atendimento?

Os planos odontológicos costumam oferecer uma rede de atendimento completa, com uma lista que possui diversas opções de clínicas, consultórios e profissionais credenciados que servem de base para o agendamento de consulta e realização do tratamento.

Esse é um sistema muito semelhante ao de um plano de saúde convencional, algo que as pessoas já estão mais acostumadas.

Tipos de plano odontológico

Quando o assunto é plano odontológico curitiba e em outros lugares do Brasil, existem diferentes modalidades que podem ser analisadas por pessoa física ou jurídica para assim decidirem o que melhor atende às suas necessidades. As possibilidades disponíveis no mercado são:

Coparticipação

A pessoa pode escolher se deseja contratar o plano com ou sem coparticipação. Na primeira possibilidade, o único custo relacionado ao contrato são as mensalidades, que sofrem alterações conforme o reajuste anual. 

Já na segunda opção, é necessário arcar com os valores de exames e consultas feitas mensalmente.

Rede credenciada

A rede credenciada do plano envolve os laboratórios, clínicas e dentistas que realizam atendimento pelo convênio. Considerando que as consultas e tratamentos só podem ser feitos na rede credenciada, é importante avaliar esse detalhe antes da contratação.

A abrangência é outro ponto que deve ser avaliado, ou seja, as localidades onde será possível passar por uma consulta. O plano pode ter as seguintes classificações: 

  • Nacional; 
  • Estadual; 
  • Municipal; 
  • Regional.

Outras modalidades de planos comuns são: dependentes onde é possível inserir os familiares, variação por idade e integral.

Benefícios do convênio odontológico

Para finalizar, os investimentos em um plano de tratamento odontológico pode promover benefícios, como:

  • Variedade de clínicas e profissionais a sua disposição;
  • Melhoria na sua saúde bucal, evitando problemas complexos;
  • Economia já que o plano é pago mensalmente;
  • Prevenção, graças às consultas regulares;
  • Mais autoconfiança e felicidade ao sorrir;
  • Serviços de qualidade.

Portanto, estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que você e até sua família podem ter ao investir em um convênio odontológico.

Desse modo, pesquisar as possibilidades de planos disponíveis no mercado é o modo de conseguir aderir a um e a partir disso, cuidar da sua saúde bucal com qualidade, segurança e principalmente com ótimo custo-benefício.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.