Saiba as diferenças entre Energia Solar e Aquecimento Solar

Saiba as diferenças entre Energia Solar e Aquecimento Solar

Várias opções estão surgindo para proprietários de casas que desejam reduzir a emissão de carbono e ainda economizar nas contas de energia. Uma dessas opções é o aproveitamento da energia solar e aquecimento solar!

Pois é, não são as mesmas coisas: a energia solar é usada, principalmente, para gerar energia elétrica; enquanto o aquecimento solar usa a energia vinda do sol para aquecer a água da residência.

Você já confundiu as duas? É muito comum, mas continue nos lendo para entender com profundidade a funcionalidade de cada uma, as diferenças e vantagens!

Primeiro, o que é aquecimento solar?

A energia solar térmica, ou aquecimento solar, é a energia que utiliza o sol para aquecer um líquido, como a água.

É considerado um sistema mais simples e fácil de instalar e manter, podendo ser manuseado por qualquer pessoa com pouco conhecimento técnico em instalação de calhas.

São utilizados painéis solares ou coletores com canais na estrutura. Lá, o líquido é aquecido e depois recolhido em um recipiente.

Eles podem ser facilmente instalados em qualquer localidade e não requerem grandes investimentos. A única prioridade é que os painéis fiquem expostos ao sol.

Onde posso usar o aquecimento solar?

Além de durar bastante, o aquecimento solar é uma forma muito eficiente de conseguir água quente para a oficina de injeção eletrônica mais próxima sem eletricidade.

Ela pode ser utilizada em residências, para aquecimento de piscinas, banheiros e torneiras. Entenda como funciona em cada contexto nos tópicos abaixo.

Piscinas

Os proprietários de piscinas desejam aquecer a água para que seja mais confortável de usar mesmo nas épocas mais frias do ano.

Nesse sentido, o aquecimento de água com energia fototérmica é muito econômico.

Uma piscina aquecida dessa forma tem um acréscimo de temperatura que vai do 5ºC ao 8ºC. E é possível conseguir cifras ainda maiores com a ajuda de um aquecedor elétrico! E torna a área de lazer muito mais interessante, permitindo até nadar a noite e assistir filmes e séries na TV.

Chuveiros e torneiras

É difícil encontrar alguém que não goste de um banho de temperatura mais quente – especialmente no inverno.

No entanto, essa preferência tão compreensível pode aumentar as contas de eletricidade sem que os usuários percebam.

Com a energia solar térmica ainda é possível obter banhos mais quentes e reduzir o consumo de energia elétrica ao mesmo tempo.

Nesse contexto, a água é aquecida por radiação solar. Basta um conjunto de placas solares, um reservatório térmico e sistema de aquecimento da administração de condomínios em São Paulo.

Isso sem contar que, apesar do custo baixo, o chuveiro elétrico é um dos sistemas de aquecimento de água para banho menos convenientes do mercado.

Não é exagero dizer que é até injusto comparar o conforto de um chuveiro com aquecimento solar com um chuveiro elétrico mesmo nos sistemas mais simples.

E a energia solar?

O tipo de energia proveniente dos raios solares possui 3 aspectos fundamentais para conseguir mais sustentabilidade no dia a dia: ela é uma fonte alternativa, renovável e sustentável!

Tudo isso porque basta a luz e o calor típicos do sol, nosso companheiro de todos os dias, para gerar energia suficiente para abastecer uma casa inteira!

Isso se dá por meio dos painéis solares, tradicionalmente instalados nos telhados de residências e empresas de transporte de cargas.

Quando o sol incide nos painéis, a corrente elétrica é gerada instantaneamente.

Como usar a energia vinda do sol?

Essa modalidade de produção energética, como destacamos acima, é própria para atender residências, empresas e até apartamentos.

Tudo isso por uma simples razão: ela é bastante versátil, ou seja, pode ser usada em vários contextos e estratégias diferentes.

Acompanhe os tópicos abaixo e entenda como ela exerce papéis fundamentais tanto na empresa de arquitetura e engenharia, quanto em prédios.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e renovável que usa o sol para produzir eletricidade. Ao contrário das fontes de energia tradicionais, a energia solar não produz nenhum poluente da atmosfera. 

A energia gerada por painéis solares é convertida diretamente em energia elétrica a partir dos efeitos fotovoltaicos. O processo de energia solar fotovoltaica é um dos processos mais simples, limpos e eficazes para produzir energia. 

É por isso que é tão popular na geração de energia elétrica. Os painéis solares solidificam a luz solar que os atinge e são compostos por células de silício. 

Quando os raios solares entram em contato com a célula de silício, uma reação química é iniciada que libera o fluxo de elétrons. Estes elétrons são coletados em pequenos circuitos conectados aos painéis solares que são convertidos em energia elétrica. 

A energia solar fotovoltaica é a tecnologia mais avançada da atualidade para gerar energia limpa e de forma eficiente. Isso significa que os painéis solares não geram nenhum poluente, e não causam nenhum dano climático ou ambiental. 

Além disso, os painéis solares são fáceis de instalar, confiáveis e exigem pouca manutenção.

Energia solar heliotérmica

A energia solar heliotérmica (também conhecida como “energia térmica solar”) é uma forma de energia alternativa que transforma a luz do sol em energia térmica. 

Esta energia térmica pode ser usada de várias maneiras para fins industriais ou domésticos, como aquecimento de água ou geração de energia elétrica. 

Para produzir energia térmica, os projetos topográficos das instalações de geração de energia solar heliotérmica são cuidadosamente planejados para obter o melhor resultado. 

Estes sistemas usam a luz solar para esquentar líquidos (como água) até aquecer os edifícios. A energia gerada pode ser usada para fins domésticos, como aquecer água, aquecer piscinas e outras aplicações. 

Além disso, a energia heliotérmica também pode ser usada como fonte de energia primária para a produção de energia elétrica.

O vapor, então, é usado para ativar os geradores que, por sua vez, iniciarão a produção da eletricidade. 

É importante que os painéis solares sejam instalados em locais com bastante incidência de sol, poucas nuvens e terreno plano: esse é o projeto topográfico ideal para obter sucesso na produção de energia solar.

Energia solar VS Aquecimento solar: quais são as diferenças?

Você leu todas as informações que trouxemos, tirou suas dúvidas e decidiu investir em melhorias para a sua casa?

Ficamos muito felizes com isso!

Mas falta explicar com maior detalhamento as distinções que existem entre a energia solar e o aquecimento solar.

Vamos lá?

Eficiência

Na eficiência pura de recuperação de energia solar, o sistema de aquecimento solar chega a 70%.

Por outro lado, os painéis térmicos requerem menos espaço no telhado do que os painéis solares. No entanto, o sistema de aquecimento só pode ser utilizado para um fim: aquecer água.

Ao mesmo tempo, com a ajuda da eletricidade produzida pelos painéis solares, o especialista em instalação de linha de vida tem muitas aplicações em casa, desde iluminação e aquecimento até ao uso de eletrodomésticos.  

Vida útil

Os painéis térmicos têm uma vida útil mais curta porque possuem partes móveis, variando de 15 a 20 anos.

A energia solar pode produzir energia renovável limpa por 30 a 40 anos sem qualquer degradação no desempenho.

É uma diferença bastante grande!

Instalação

Existem também diferenças importantes na instalação. Para painéis solares, você só precisa de um painel solar, um trilho DIN e um inversor solar (dependendo do projeto e do consumo necessário).

O aquecedor, por outro lado, requer um acumulador de calor e um dispositivo hidráulico separado que permita a livre circulação de água.

Os aquecedores solares são hidráulicos porque o sistema é acionado quando a água flui pelos tubos.

Em termos de produção de energia solar, o sistema é puramente elétrico. O sistema fotovoltaico já é um sistema mais complexo composto por:

  • Módulos solares;
  • Interruptores;
  • Inversores;
  • Cabos;
  • Relógios bidirecionais.

Ou seja, esta é uma solução mais complexa, mas oferece mais vantagens em termos de energia e economia com laudo técnico de inspeção predial.

Aplicação

É importante lembrar que a primeira diferença entre aquecimento solar e eletricidade solar é a aplicação de cada tecnologia.

O objetivo do aquecimento solar é aquecer a água, mas um sistema elétrico solar produz eletricidade para todos os dispositivos e funções dependentes de eletricidade em casa – inclusive água aquecida por resistência.

O fato de não necessitar de baterias permite uma economia significativa com baixos custos de manutenção, uma vez que as baterias não necessitam de ser substituídas regularmente. 

Estes são apenas alguns dos muitos benefícios dos sistemas de energia solar conectados à rede.

Qual é a melhor opção?

Energia solar ou aquecimento solar: qual é a melhor forma de abastecer sua casa ou empresa? Depende de alguns fatores…

Vale ressaltar que o sistema de aquecimento solar tem papel fundamental em apartamentos e prédios de grande porte. Porque eles podem transformar o calor do sol em água quente em uma única etapa.

Os sistemas fotovoltaicos, por outro lado, requerem etapas adicionais para converter a energia solar em eletricidade para aquecer a água.

Isso garante que a energia possa ser usada para diversas outras necessidades, como toda a eletricidade consumida por uma usina. 

Mas é claro que esses dois sistemas podem trabalhar juntos para tirar ainda mais proveito de toda a eficiência solar.

Então, se você pretende conciliar energia solar e aquecimento solar, certifique-se de usar o local mais iluminado para instalar os painéis solares.

Concluindo

Nesse texto nós trouxemos as definições, diferenças e funcionalidades da energia solar e do aquecimento solar.

Ambas são opções muito viáveis para ter uma residência mais amigável do ponto de vista do meio ambiente.

E aí, qual sistema é mais conveniente para as suas necessidades?

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.