Hoje em dia, energia solar é um assunto em pauta devido a todos os problemas ocasionados pelo aquecimento global que o mundo tem enfrentado. Pessoas e empresas do mundo todo procuram maneiras de tornar o dia a dia mais sustentável.
Trata-se de uma fonte de energia proveniente da luz e do calor do Sol que pode substituir perfeitamente os sistemas hidrelétricos e outros tipos usados há muito tempo.
Seu funcionamento se dá por placas fotovoltaicas e heliotérmicas, podendo ser usado para aquecimento de água e geração de energia, tanto para residências quanto para empresas e indústrias.
Entender sobre energia solar é muito importante, porque muito mais do que uma tendência, ela se tornou necessária para preservar o meio ambiente. As fontes esgotáveis estão chegando ao limite, o que é motivo de muita preocupação.
Mudar a maneira como se consome energia elétrica é fundamental para que as próximas gerações tenham acesso aos mesmos insumos.
Preservar o planeta é papel de todos, inclusive das organizações. Por isso, neste artigo, será possível saber o que é energia solar, como funciona e quais os benefícios que traz para as empresas.
O que é energia solar?
O conceito de energia solar é amplo e possui diversas aplicações para várias áreas, pois quando se trata de energia elétrica, o assunto engloba uma necessidade da sociedade atual para alimentar seus equipamentos.
A eletricidade é originada da energia potencial elétrica que estabelece uma corrente entre dois pontos. Quanto à energia solar, é uma fonte alternativa, sustentável, renovável, proveniente de radiação eletromagnética.
Em outras palavras, se um fabricante de bancada de mármore para churrasqueira utiliza esse tipo de eletricidade, faz uso de fonte da luz e calor emanadas pelo sol todos os dias.
Ela pode ser usada por diferentes tecnologias, como as usinas heliotérmicas, painéis fotovoltaicos e aquecedores solares.
Hoje em dia, a energia solar está associada a uma geração limpa de eletricidade por meio de painéis de energia fotovoltaicos, que servem para transformar a luz do Sol em energia elétrica.
Quando as partículas de energia do Sol atingem os painéis, começa a gerar corrente elétrica que alimenta empresas, indústrias, residências e outros locais, podendo ser na cidade ou em áreas rurais.
Funcionamento da energia solar
A produção de eletricidade proveniente da luz do Sol pode acontecer por meio de dois sistemas, sendo o hélio térmico e fotovoltaico.
A energia fotovoltaica funciona por meio da conversão direta da radiação solar em eletricidade. A conversão ocorre por meio das células fotovoltaicas formadas por materiais semicondutores, como no caso do silício.
Um centro veterinário perto de mim pode usar o recurso, que ao incidir sobre as células, faz com que a luz provoque a movimentação dos elétrons do material condutor. Eles serão transportados pelo material e captados por um campo elétrico.
O campo é formado por uma diferença de potencial que existe entre os semicondutores, a qual é a responsável pela geração de eletricidade.
Formado por painéis, equipamentos elétricos e módulos, não exige ambiente de alta radiação para funcionar. A quantidade de energia produzida vai depender das nuvens e sua densidade.
Quanto mais nuvens no céu, menor será a produção de eletricidade, por isso a energia fotovoltaica é muito promissora e cresce por conta da redução de preços e dos incentivos oferecidos pelos países.
Já no sistema heliotérmico, a energia proveniente do Sol se transforma em calor e é usada para aquecer vários pontos e tipos de construções, como:
- Residências;
- Torneiras;
- Hotéis;
- Piscinas;
- Clubes.
Isso é possível por meio de painéis solares que refletem a luz solar e se concentram no ponto onde fica o receptor. Este é constituído por um líquido aquecido pela luz solar que reflete nos painéis.
O líquido é responsável por armazenar calor, aquecer a água das usinas e produzir vapor. O vapor vai movimentar as turbinas das usinas de modo que se acionam os geradores responsáveis por produzir a energia elétrica.
Se uma autoescola de aula de pilotagem de moto estiver localizada em uma região com grande incidência de sol, terrenos planos e poucas nuvens, ela pode optar pela energia solar heliotérmica.
No Brasil, as regiões que mais se destacam para o uso dessa opção são o nordeste, centro-oeste e sudeste.
Benefícios da energia solar para as empresas
Para as indústrias e empresas, a energia elétrica costuma ser muito cara, sendo uma despesa que consome muitos recursos financeiros. Mas com a democratização da energia solar, organizações têm a chance de economizar.
Mais do que isso, elas podem tornar seus processos mais sustentáveis, algo que gera impactos positivos para a sua marca, seus produtos e serviços.
Empresas que adotam uma postura sustentável mudam totalmente a maneira como são vistas pelos clientes e pela sociedade como um todo.
Para um fabricante de cortina wave trilho, adotar um meio de preservação é um diferencial, e a energia solar é uma forma de fazer isso.
Além de destacar a companhia no mercado, reduz os gastos mensais com energia elétrica e ainda traz muitos outros benefícios como:
Excelente retorno sobre os investimentos
O retorno ao investir em energia solar pode ocorrer entre 6 e 12 meses após a instalação. O período é suficiente para cobrir os gastos iniciais do providenciamento do sistema necessário.
Quando a empresa for avaliar o investimento, precisa considerar vários fatores, como o prazo de retorno, riscos envolvidos, custos com a instalação, vida útil do equipamento, custos de aquisição e estimativa de retorno financeiro.
Todas essas informações precisam estar bem claras para tomar a decisão, afinal, os painéis vão permanecer funcionando por décadas, portanto, é um investimento de longo prazo.
O uso de bancada didática de energia solar fotovoltaica vai trazer retornos na economia mensal da conta de luz.
Melhora a imagem da empresa
A internet e a evolução da tecnologia inseriram o mundo na era da informação, e isso fez com que os consumidores se tornassem mais exigentes e preocupados com o meio ambiente.
As pessoas se engajam muito mais com empresas que se preocupam com os impactos de suas ações no ecossistema, por isso procuram adquirir produtos e serviços de marcas conscientes.
Implantar fontes de energia renováveis é indispensável para conquistar clientes e consolidar a imagem da companhia como uma instituição consciente e que investe em maneiras sustentáveis de produzir.
Os benefícios para a imagem do negócio são tantos que a energia solar já se tornou uma estratégia de marketing que valoriza e consolida a companhia por ser uma iniciativa verde.
Economiza energia elétrica
A energia elétrica no Brasil está cada vez mais cara, e isso se dá por conta das limitações em produzir eletricidade devido aos constantes problemas com os meios de produção atual.
Mas ao usar painel solar 500w, a corporação consegue economizar e praticamente zerar a conta de energia todos os meses. A energia renovável poupa a natureza em relação às necessidades de geração de eletricidade.
A economia é o principal benefício para as pessoas e empresas que querem poupar valores altos todos os meses.
Até mesmo os galpões logísticos podem contar com o recurso, uma vez que possuem espaço amplo e favorável à sua instalação.
Instalação facilitada
O uso do recurso é de baixo impacto ambiental, tendo em vista que os painéis não emitem resíduos e tampouco trazem riscos para a saúde dos usuários.
O processo de instalação é muito simples, dispensando qualquer necessidade de reforma para que seja compatível com a eletricidade da construção.
Mas antes de comprar bateria estacionária para placa solar, deve-se verificar se o estabelecimento possui espaço disponível para não restringir o tamanho e a quantidade de painéis que vão captar a energia do Sol.
Desenvolve cultura sustentável
A sustentabilidade é um assunto muito debatido na sociedade atual e chegou até o ambiente corporativo. A impressão que se tem é que apenas as grandes indústrias, que por sinal são as mais poluidoras, devem se responsabilizar pelos impactos.
Entretanto, todas as pessoas do mundo utilizam energia elétrica. Ou seja, até mesmo os pequenos negócios precisam pensar na preservação ambiental, e uma das formas de fazer isso é investir em energia sustentável.
Um fabricante de persianas verticais personalizadas pode investir em outras práticas, como redução do consumo de papel, uso de biocombustível para abastecer frotas, substituição de máquinas antigas, entre outras.
Contudo, o uso de energia solar faz muita diferença, pois além de preservar o meio ambiente, ainda aumenta a economia financeira com eletricidade.
Considerações finais
A energia solar é algo muito importante para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas, e é exatamente por isso que as empresas precisam estar atentas e adotá-la o quanto antes.
Não faltam motivos para fazer isso, e os benefícios são percebidos logo nos primeiros meses de instalação, tanto pela economia proporcionada quanto pela satisfação de colaborar com a preservação do planeta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.