A sustentabilidade é uma pauta muito relevante que felizmente está ganhando cada vez mais espaço na sociedade.
Dessa forma, diversas discussões mundiais são desenvolvidas a fim de encontrar formas de produzir de maneiras menos agressivas para o planeta. Dentro dessa discussão, é preciso pensar na área odontológica.
Isso porque, atualmente, já existem diversos movimentos e conversas sobre uma odontologia mais sustentável.
Isso inclusive é pensar em sustentabilidade dentro da vida e rotina de um profissional do cirurgião-dentista em três pontos: preservação dos recursos naturais, desenvolvimento econômico e valorização humana.
Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o desenvolvimento nessa área de formas macro, falando sobre grandes negócios odontológicos.
Assim como, veja também como fazer a diferença com ações individuais da comodidade de seu escritório, durante atendimentos em pacientes que utilizam plano odontológico empresarial, por exemplo.
Como um dentista pode contribuir para a sustentabilidade do mundo?
Toda e qualquer companhia precisa pensar em como ser mais sustentável. Isso porque, atualmente, diversas empresas e áreas de atuação fazem uso de muito plástico, ou em caso de fábricas e indústrias, acabam emitindo gases tóxicos à atmosfera.
Entretanto, quando se trata de trabalhos e serviços vinculados à área da saúde, como é o caso de clínicas e dentistas que atendem convênio odontológico para mei, por exemplo.
Nessas clínicas, o problema ambiental está presente em lixos biológicos que podem ser descartados e que muitas vezes não são recicláveis por apresentar compostos químicos tóxicos.
Sendo assim, é possível buscar por uma sustentabilidade na odontologia que ainda é considerada como um assunto desafiador, uma vez que muitos dos materiais utilizados na rotina de uma clínica, que são poluentes, ainda acabam sendo indispensáveis.
Mesmo assim, com o desenvolvimento tecnológico, cada vez mais tem se estudado sobre maneiras de sustentabilidade nessa área.
Desse jeito, será possível exercer um melhor consumo, através da consciência sobre este e praticar um melhor descarte de produtos odontológicos usados no atendimento a pacientes de um odonto pme, por exemplo.
Portanto, confira algumas das principais ações que podem tornar o trabalho de um dentista mais sustentável.
- Minimização da geração de resíduos;
- Maximização da reutilização e reciclagem ambientalmente adequadas;
- Escolha de processos industriais que façam materiais não agressivos;
- Escolhas de destinar os produtos de modo correto;
- Aumento das tarefas relacionadas ao lixo pelas pessoas.
Com isso, é possível ver como o trabalho de um profissional dessa área pode ser mais sustentável. Dessa maneira, veja agora quais os maiores desafios que existem para que isso aconteça.
Quais são os desafios de uma odontologia sustentável?
Apesar de não se saber ao certo todas as ações necessárias para diminuir a poluição causada pela área da odontologia, é necessário, em primeiro lugar, sempre procurar discutir o assunto.
Isso porque, a reflexão ao lado de especialistas em sustentabilidade é sempre necessária para o avanço dessas questões.
Para além disso, é importante descobrir meios e novas maneiras de inovar em relação ao material tóxico e poluente, bem como entender qual o melhor descarte para tais materiais, uma vez que esses são a maior problemática da sustentabilidade na odontologia.
Isso porque, os materiais utilizados em consultórios acabam levando anos para se decompor no meio ambiente.
Desse modo, além de buscar por informações como “como funciona plano odontológico empresarial”, tente entender melhor e se informar sobre práticas de sustentabilidade já existentes para a área odontológica.
Como alcançar uma odontologia sustentável e como colocar em prática?
Uma vez que foi possível entender a importância da sustentabilidade na área odontológica, além de observar cotações de planos e consultas através de pesquisas como “plano odontológico empresarial preços”, observe ações sustentáveis de determinada clínica, de acordo com algumas que serão listadas a seguir.
- Descarte correto dos resíduos
Mesmo que seja difícil deixar de usar materiais poluentes, é possível fazer um descarte correto para minimizar danos.
Dessa forma, é necessário ter sacos de lixo biodegradáveis ou hospitalares, bem como sinalizar as lixeiras para que se saiba onde descartar cada tipo de material.
- Evite o desperdício de energia
É preciso ter cuidado para não desperdiçar muita energia, uma vez que essa prática é um fator poluente. Portanto, não esqueça de que, ao sair do consultório, por qualquer que seja o motivo, desligue tudo para evitar desperdícios.
- Invista em radiologia digital
A radiologia digital possibilita que os exames radiológicos sejam realizados sem o uso do filme, que eles por sua vez, demoram para se recompor no meio ambiente.
Além disso, através desse método digital não é necessário usar produtos químicos para revelar as imagens, tornando o procedimento muito mais sustentável.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.