Vantagens de aplicar logística reversa na sua empresa

Vantagens de aplicar logística reversa na sua empresa

Planejar e gerenciar devoluções de produtos em seu negócio pode parecer um processo um tanto complicado. De fato, a chamada logística reversa exige cuidados.

Apesar disso, os benefícios, tanto para a sua empresa (devido à otimização da receita interna e melhoria da imagem) quanto para o meio ambiente, valem muito o esforço dedicado a esse processo.

Ainda hoje, muitas empresas não sabem exatamente o que é logística reversa e não têm plena consciência de sua importância. Se você busca por uma operação mais sustentável, tem de considerar a relevância dessa prática.

No texto que começa agora, você vai compreender o que é a logística reversa, quais são as métricas associadas a ela e as dicas de aplicação.

Além disso, também falaremos sobre os melhores modelos de negócio para empregá-la e as vantagens, confira.

Saiba o que é a logística reversa

Essa metodologia corresponde ao que acontece quando uma empresa utiliza programas de devolução, recall (devolução solicitada pelo fabricante) ou descarte de produtos após a venda com o objetivo de reciclá-los.

Desta forma, as empresas recuperam o valor de peças para CNC devolvidas ou que deixaram de ser úteis aos consumidores.

Ao mesmo tempo, contribuem para a proteção do meio ambiente, já que estes materiais poderiam ser descartados em aterros espalhados pelo mundo e de forma inadequada, mas que com a medida terão uma destinação dedicada.

Recondicionar itens danificados para que possam ser revendidos, reciclar peças ou materiais para novos produtos, coletar mercadorias não vendidas no varejo ou devolver a embalagem ao fabricante para que possa ser reutilizada são exemplos de logística reversa.

Tipos de logística reversa

Na logística reversa, os produtos são devolvidos por dois motivos principais: não estão adaptados às necessidades do cliente ou estão vencidos.

Dessa forma, uma vez recebido, o filme stretch pode ser vendido de novo ou descartado permanentemente. Conheça os tipos de logística reversa a seguir.

Após o consumo

Esta é a forma mais utilizada pela empresa e mais conhecida pelos clientes.

A logística reversa pós-consumo envolve a gestão de um canal de distribuição responsável pela devolução de produtos consumidos ou vencidos ao fabricante.

Após a venda

Em caso de produto com defeito, pedido incorreto ou compra insatisfatória, principalmente no e-commerce, a logística reversa de pós-venda é habilitada para devolver produtos.

Neste caso, a empresa deve recolher o item e, geralmente, recorre a duas abordagens principais: enviar um código para que o próprio cliente devolva ou fazer a coleta localmente.

Neste caso, após o recolhimento por insatisfação ou mudança de ideia do consumidor, as sacolas personalizadas para loja podem ser vendidas novamente.

Dicas para praticar a logística reversa

No e-commerce, a logística reversa é um dos grandes desafios a serem superados.

Afinal, não garantir aos clientes um meio conveniente de devolução de produtos pode acarretar sérios problemas relacionados à imagem da marca e até mesmo a perda de clientes.

Veja como colocar essa técnica em prática com qualidade.

Prepare sua organização

Apesar de ser muito vantajoso, o processo de logística reversa não é simples de ser implementado. 

Isso porque a estratégia envolve a participação de diferentes áreas do negócio para acionar o processo, sendo as principais:

  • Atendimento ao cliente;
  • Finanças;
  • Estoque;
  • Equipe de entrega.

Deste modo, mais do que protocolos para devolução, é crucial que haja o devido alinhamento e uma comunicação eficaz entre todos esses setores para que a logística reversa de artefatos de cimento, por exemplo, seja feita corretamente.

Além disso, os empresários devem considerar que devolver um determinado produto nunca deve ser caro e difícil para o comprador, cabendo à marca os custos e a clareza dos processos necessários.

Proporcione o melhor atendimento

Assim como em processos de atendimento para vendas, aqui a comunicação solicita se mostra imprescindível.

Na verdade, ainda mais importante, um relacionamento e experiência de qualidade será determinante para cativar e reter esses contatos.

Por isso, lembre-se que seu cliente provavelmente já passou por uma frustração em relação ao produto e é necessário ser atencioso e evidenciar formas de solucionar essa experiência. 

Ou seja, ter um atendimento ágil e preparado é primordial para mudar a visão sobre o negócio.

Simplificar este serviço pode reforçar a relação de confiança com o comprador, criando uma melhor lembrança da empresa junto a esse contato e outros clientes em potencial – afinal, provavelmente o consumidor relatará a experiência vivida.

Defina a política de troca e devolução

A fabricante de amaciante deve ter termos, condições e prazos determinados para praticar a logística reversa e para que o cliente já tenha ciência desse processo desde o momento que demonstra interesse em efetivar a compra. 

Além disso, é fundamental tornar todos os direitos que a empresa possui, bem como o funcionamento de todos os processos, visíveis para o cliente.

Por isso declare informações como pontos de coleta, trocas, reembolsos, garantias e outros pontos relacionados à loja. Além disso, sempre aja de acordo com as regras de proteção ao consumidor.

Mantenha controle financeiro e de estoque

Considerando os custos de devoluções, reembolsos e fretes associados a esses procedimentos, a empresa necessita de controle financeiro e dos protocolos para cobrir os custos sem afetar as operações e as margens de lucro.

Além disso, para trocas, pense sempre em estocar mercadorias para que os consumidores tenham a opção de novos produtos.

Tal medida minimiza a possibilidade de reembolsos e torna a logística reversa mais precisa.

Preocupe-se com o meio ambiente

Aliar rentabilidade, produtividade e respeito ao meio ambiente tornou-se um grande desafio para as empresas nos últimos anos.

Os destaques nesse aspecto fazem do ativismo ambiental um trunfo para o crescimento sobre seus concorrentes.

As certificações internacionais impulsionaram novas relações entre os negócios e o meio ambiente.

Ao utilizar recursos reciclados e reutilizados, as empresas ajudam a reduzir a quantidade de resíduos gerados e protegem o meio ambiente, se mostrando como agentes ativos para causas ambientais e atraindo os consumidores ao adotar os cuidados.

Aprenda com as falhas

Acompanhe o que faz com que seus clientes queiram devolver sua mercadoria, bem como o período em que essas devoluções são mais frequentes, ou mesmo o prazo mínimo de uso para a solicitação de devolução.

Com esses dados, você pode melhorar o desempenho do seu negócio e diagnosticar erros relacionados a transportadoras de piso de concreto polido, qualidade da embalagem, descrições de produtos no site e similares, para reduzir a necessidade de troca/devolução.

Modelos de negócio e produtos ideais para logística reversa

Existem ramos de atuação mais propensos a esse tipo de logística, graças às características dos produtos. Falamos um pouco sobre cada um deles nos tópicos abaixo, confira.

Lâmpadas fluorescentes

No Brasil, cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes são consumidas a cada ano. Desse total, 94% são jogadas em aterros sanitários que, sem qualquer forma de tratamento, contaminam o solo e a água com metais pesados.

Isso significa que, além do enorme problema ambiental, há uma enorme oportunidade de negócios na logística reversa a ser explorada.

Construção civil

Em meio aos resíduos da construção civil, há muito que pode ser reaproveitado e recolocado no mercado, beneficiando o meio ambiente e a sociedade.

Entre os restos típicos da construção civil, podemos citar madeira, gesso, areia e pedra.

Após o descarte, todos eles são misturados e parecem não ter valor. Mas, depois de separados e classificados, podem ser utilizados de forma ainda mais eficiente em novos projetos, reduzindo custos e desperdícios.

Pneus

Por serem resíduos não biodegradáveis, os pneus usados, se descartados de forma inadequada, podem causar enormes danos ao meio ambiente e à saúde humana, principalmente a longo prazo.

Para se ter uma ideia, um dos principais problemas dos últimos anos tem sido a epidemia de dengue em todo o país, e pneus velhos são um grande contribuinte para a reprodução do mosquito vetor da doença.

Então, a logística reversa entra em cena para melhorar a qualidade de vida das pessoas e destinar o material para um descarte mais adequado.

Vantagens de praticar a logística reversa

A logística reversa traz muitos benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os negócios. Conheça os principais a seguir e compreenda porque investir nesse modelo de atuação, independentemente do segmento da empresa.

Cria produtos mais eficientes

Com a logística reversa, as empresas começam a adotar tecnologias mais limpas. Isso simplifica a reutilização e torna as embalagens e os produtos mais facilmente recicláveis.

Esse aspecto contribui para o desenvolvimento sustentável, pois o meio ambiente não será afetado pelo descarte incorreto de tinta epóxi preço, por exemplo, fazendo com que o material possa ser utilizado com outros propósitos.

Promove uma imagem sólida

Ao estabelecer um programa de logística reversa, a organização cria uma imagem positiva na mente dos consumidores, que passam a buscar produtos que sejam produzidos de forma consciente e menos nociva ao meio ambiente.

A organização se apresenta com uma marca ecológica, baseada nos princípios de buscar o desenvolvimento sustentável.

Publicidade positiva

Para melhorar seu relacionamento com o mercado, aumentar o número de clientes e fortalecer o posicionamento da marca, a empresa pode enfatizar as práticas adotadas em relação à destinação dos resíduos de produtos.

Por meio do marketing das operações de logística reversa do treinamento NR 32, é possível aumentar a conscientização do consumidor e criar um público engajado.

Diminui as despesas

A logística reversa apresenta uma série de maneiras de reduzir custos, desde aqueles destinados ao envio de itens até a revenda de itens que anteriormente sofreriam uma perda total ou descarte.

Essas economias de custo podem até ser medidas rastreando o custo total de cada tipo de produto.

Se o valor for recuperado por meio da reciclagem e revenda, as margens de lucro certamente melhorarão significativamente para a organização.  

Reduz desperdícios

Certamente, muitas pessoas contribuem para o aumento do acúmulo de resíduos a cada ano, mesmo que de forma inconsciente.

A logística reversa pode ajudá-lo a identificar maneiras de reutilizar, revender ou reciclar materiais que, de outra forma, acabariam em aterros sanitários, modificando este cenário drástico de impactos ao meio ambiente.

A ação também melhora a reputação da sua marca em termos de responsabilidade social e ambiental, o que é sempre bem-vindo.

Conclusão

A logística reversa merece ser mais conhecida e praticada pelas empresas dos mais variados ramos e setores.

Ela é decisiva para a implantação de estratégias mais sustentáveis – e também melhora muito a experiência do cliente.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.