Crescimento da energia solar no Brasil: 3ª maior fonte energética no país.

Crescimento da energia solar no Brasil: 3ª maior fonte energética no país.

O crescimento da energia solar no Brasil, atualmente é um dos maiores destaques e fica apenas atrás da energia eólica e da hídrica, isso significa que ela já ultrapassou a energia gerada pelas térmicas a gás natural e pela biomassa.

Cada vez mais a energia solar vem ganhando espaço, tanto em instalações de prédios residenciais, como em indústrias e em pequenos comércios. Imagina você economizar em energia elétrica por toda a sua vida?!

Para saber mais sobre o assunto, continue nesse artigo, e aproveite!

Crescimento da energia solar

Na última década o crescimento da energia solar foi intenso, principalmente em residências, pois é uma excelente opção de geração de energia para poder economizar. As placas solares são instaladas para captar energia e na opção fotovoltaíca reduzir os custos com a conta de luz.

Os pequenos sistemas instalados aqui no país, são responsáveis por 70% da energia gerada, isso em pequenos comércios, casas e na zona rural.

Hoje em dia as pessoas já podem optar por fazer esse tipo de economia, existem programas sociais que auxiliam famílias de baixa renda a colocarem as placas nas residências, entre outras facilidades.

Razões do crescimento da energia solar no Brasil

A energia solar no Brasil vem crescendo muito, mas uma das razões que vêm auxiliando esse crescimento é o aumento das linhas de financiamento, hoje em dia os brasileiros podem contar com mais de 100 linhas para os consumidores gerarem a sua própria energia. Em alguns casos é até possível trocar a sua conta de luz pela parcela do financiamento.

Outro item muito relevante e que deve ser observado é que o consumidor que colocar energia solar ainda nesse ano de 2022 poderá ter a energia solar como fonte de economia ainda mais, pois estará isento de pagar taxas exigidas pela nova lei, isso até o ano de 2045.

Já o consumidor que desejar colocar energia solar a partir de 7 de janeiro de 2023 deverá pagar as taxas, ou seja, será taxado.

A energia solar gera eletricidade muito mais barata, que chega a dez vezes mais barata do que qualquer uma das citadas acima.

Interesse em energia menos poluentes

Porém, esse tipo de energia menos poluente vem chamando a atenção do mundo, pois ela é tão eficaz quanto as outras, mas com um grande diferencial, não gera poluição.

As vantagens são muitas com a energia solar, pois o gasto maior é na aquisição das placas, depois elas se pagam através da economia que é gerada nas contas de luz.

Como o mundo está preocupado com o aquecimento da terra devido ao efeito estufa, tudo que pode gerar, ou contribuir para diminuir esses prejuízos que o planeta está sofrendo é de grande interesse da população.

Quanto menos poluição for gerada, melhor é para o planeta e para toda a população e isso é um dos grandes motivos que está fazendo com que as pessoas pensem na geração de energia limpa.

Alta durabilidade e baixa manutenção

As vantagens da energia solar são muitas, mas o que mais atrai os consumidores é que ela dura cerca de 25 anos, alta durabilidade.

E as manutenções são quase inexistentes, e quando necessárias são de baixo custo. Alguns estudos mostram que as placas podem durar até quarenta anos. 

Economia nas contas de forma vitalícia

As contas de energia passam a ser muito mais baixas deixando de pesar no bolso dos consumidores e o melhor é que é de forma vitalícia, ou seja, por toda a vida.

Não existe nada melhor do que poder fazer economia, principalmente na conta de luz, haja visto o crescimento de eletrônicos em todos os ambientes da casa e principalmente na cozinha.

E o uso crescente dos eletrônicos acarreta em muitos gastos, o que torna a energia elétrica um aliado no autoconsumo de energia elétrica residencial, conheça nosso artigo rico sobre autoconsumo. E, deste modo o crescimento da energia solar é uma solução excelente.

A revisão do regulamento da Geração Distribuída

A revisão do regulamento da geração distribuída é estabelecida pela Aneel, que fala sobre micro e minigeração distribuída.

Quando entrou em vigor a Resolução Normativa nº 482/2012 (REN482) deu aos brasileiros a oportunidade e o direito de gerar sua própria energia elétrica de fonte renovável de forma limpa a não causar nenhum tipo de poluição ou destruição ao meio ambiente.

Porque investir em energia solar?

Modelo de casa com placas de energia solar
Casa com placas de energia solar

Após conhecer melhor todos os benefícios que a energia solar pode proporcionar para a vida das pessoas é notório o grande interesse das pessoas em investir nesse tipo de energia.

Além de poder contar com uma grande economia, que é para toda a vida, os brasileiros também estarão contribuindo para um planeta mais saudável, sem poluição ou destruição. 

A energia solar, também proporciona baixo impacto ao meio ambiente, uma maior diversificação da matriz energética, entre muitos outros benefícios, que podem ser vistos e sentidos.

Vale a pena investir em energia solar, você não vai se arrepender, pois essa é a grande sacada para que todos tenham uma vida melhor.