A energia solar é alvo de discussões protagonizadas pelos principais agentes do mercado, ou seja, stakeholders, que neste caso tratam-se de organizações sem fins lucrativos (ONGs), empresas e ativistas pró-meio ambiente da sociedade civil.
Ao longo dos anos, a ciência desenvolveu diferentes métodos para auxiliar no processo produtivo de bens e serviços, abrangendo também a criação de equipamentos para facilitar a prestação do serviço de jardineiro.
As soluções desenvolvidas, em suma, requerem a utilização de combustíveis e outras fontes não renováveis de energia e insumos.
Tendo em vista esse cenário, deve-se considerar pontos como a explosão demográfica, que demonstra o crescimento populacional expressivo nos últimos anos. O resultado disso, é o consumo excessivo de insumos naturais e não renováveis.
Há décadas os cientistas vêm reforçando a importância das empresas e indivíduos focarem no consumo consciente, evitando o desperdício, bem como o uso desenfreado de água e energia elétrica.
Em conformidade com o apelo feito por especialistas, pode-se notar nos relatórios emitidos pela Organização Mundial da Saúde (ONU), que indicam o aumento na emissão de gases poluentes e os efeitos nocivos gerados para a população e para a natureza.
Dado o cenário, é possível afirmar que medidas devem ser tomadas para impedir e diminuir os impactos negativos na qualidade de vida dos indivíduos, através da preservação da natureza.
Com isso, profissionais de engenharia do meio ambiente e áreas correlatas desenvolveram a chamada energia solar, que é uma tendência sustentável em alta.
O que é energia solar?
Entende-se por energia solar, ou energia fotovoltaica, o tipo de força gerada pela luz solar. Sua aplicação é recomendada tanto para imóveis residenciais, quanto comerciais, com a finalidade de substituir a energia elétrica.
Quando aplicadas no contexto empresarial, a energia solar viabiliza a economia de aproximadamente 95% em relação ao custo total habitualmente encontrado nas despesas com energia elétrica.
Ao analisar o cenário brasileiro, é possível notar que as organizações possuem características passíveis da categoria de PMEs, Pequenas e Médias Empresas. Ou seja, o funcionamento se dá inteiramente com capital próprio.
Dado o contexto, é compreensível a preocupação de gestores e proprietários acerca do fluxo de caixa das empresas, afinal, é desafiador driblar os constantes desafios financeiros para garantir as entregas aos clientes e parceiros.
Para uma clínica popular oftalmologia, é primordial focar na diminuição de custos fixos, como as despesas referentes ao aluguel e contas de consumo. Obter um equilíbrio nesse cenário permite um fôlego financeiro maior.
Considerando os benefícios proporcionados com o uso da energia solar, é desejável que as organizações trabalhem para implementar tal solução no cotidiano, com a finalidade de agregar positivamente no controle do fluxo de caixa.
Além disso, ao contar com projetos de arquitetura fotovoltaica na estrutura corporativa, é possível adquirir vantagens adicionais, como melhorias na comercialização de bateria para caminhão ou uniformes com o marketing positivo.
Portanto, a energia solar deve ser compreendida como uma solução desenvolvida para desacelerar os impactos negativos no meio ambiente, contribuindo para o uso de fontes renováveis de energia em ambientes comerciais e residenciais.
Conheça o funcionamento da energia fotovoltaica
Por ser um recurso relativamente novo no país, muitas pessoas têm dúvidas acerca de seu funcionamento, afinal, não é tão simples compreender como a luz solar pode ser convertida em energia e aplicada para múltiplas funcionalidades.
O Brasil é um país em desenvolvimento, isso significa que pautas como a ciência, não são um conhecimento comum por boa parte dos cidadãos.
Embora em países como a Austrália seja corriqueiro observar casas e empreendimentos com energia e arquitetura solar, no Brasil, tal esfera vem avançando gradativamente à medida que as pessoas têm contato com o assunto.
Com a finalidade de fomentar a aplicação da energia elétrica em cenários distintos e aproveitar sua funcionalidade no esquema produtivo de camisa social personalizada para empresa, os especialistas detalham o funcionamento.
Em outras palavras, isso significa que os especialistas explicam de forma simples para fácil compreensão e adoção, o funcionamento da energia solar.
Para que ela ocorra, é crucial a instalação de placas fotovoltaicas em telhados e coberturas do imóvel ou empreendimento para que a luz solar seja refletida, armazenada e convertida em energia.
Cabe enfatizar que, para que o sistema funcione adequadamente, é crucial que as placas estejam sustentadas por estruturas metálicas e preferivelmente instaladas no chão, visando promover estabilidade e segurança.
No entanto, somente a instalação das placas não é o suficiente para a conversão da luz solar em energia. É essencial o apoio do inversor fotovoltaico, equipamento responsável por todo o processo de conversão.
Após a instalação dos componentes exigidos, basta aguardar a iminência dos raios solares para que seja gerada a energia de fonte não inesgotável, a qual pode ser aplicada na prestação e manutenção do serviço de suspensão automotiva.
Com os procedimentos citados, pode-se notar que, para a instalação exitosa, é indispensável a contratação de mão de obra qualificada, podendo ser profissionais liberais especializados ou consultorias dedicadas.
Sustentabilidade corporativa: por que investir?
Nos últimos anos, a pauta de sustentabilidade recebeu notoriedade nas discussões organizacionais a nível mundial, isso devido ao relato de cientistas e aos alertas vistos nos relatórios emitidos pela Organização das Nações Unidas para o meio ambiente.
Resumidamente, os dados indicam que é essencial que métodos sejam desenvolvidos para desacelerar o avanço de impactos negativos da relação nociva que o homem estabeleceu para com o meio ambiente.
Neste sentido, alguns costumes devem ser ajustados no comportamento da sociedade civil e das empresas, como:
- Diminuição do consumo desenfreado;
- Soluções pró-natureza;
- Evitar o desperdício de recursos naturais;
- Enfatizar a importância da sustentabilidade.
Esses são alguns dos pontos essenciais que, inclusive, estão presentes em ações na pauta da transformação social, porquanto, cabe frisar que tais iniciativas devem ser tomadas por intermédio da consciência coletiva.
Ou seja, deve ser gerado na sociedade um senso coletivo sobre os impactos na qualidade de vida e bem-estar no curto e longo prazo se o comportamento humano com a natureza não for melhorado.
A energia solar é uma solução que entra nessa pauta, considerando que através de sua utilização é possível diminuir expressivamente o uso de energia com fontes não renováveis.
Por fim, os especialistas abordam ainda sobre tópicos específicos para fomentar a adoção da energia solar em cenários distintos, como em escritório compartilhado sala.
Redução de custos
O primeiro ponto viabilizado pelo uso da energia solar é a redução de custos, que acontece no médio e longo prazo.
Por ser um recurso recente no Brasil, e que está em pleno desenvolvimento, a instalação de placas e inversores fotovoltaicos não é acessível, pois envolve componentes importados e de difícil acesso.
Apesar de o cenário dividir opiniões, os especialistas afirmam que a energia fotovoltaica é capaz de diminuir os custos, mesmo com o alto orçamento exigido para sua implementação. No entanto, a projeção e planejamento devem ser feitos no médio e longo prazo.
Marketing ambiental
O marketing é a área responsável pelo crescimento empresarial, pois consiste em um conjunto de ações voltadas para permitir a atração de novos clientes e a retenção de consumidores já fidelizados em carteira.
O marketing tradicional recebeu inovações ao longo dos anos, pode-se justificar tal acontecimento como uma consequência direta dos avanços tecnológicos, onde há o surgimento de novos meios de comunicação, como a Internet.
Atrelado a isso, foram incrementadas discussões na pauta do marketing, como o marketing ambiental, que pode ser negativo ou positivo.
O conceito consiste em uma série de boas práticas e compromissos empresariais firmados para com o meio ambiente, com a finalidade de reforçar o posicionamento diante do mercado e do público.
As ações são benéficas porque permitem o alinhamento de interesses, chamando a atenção para as iniciativas de empresas que efetivamente assumem o compromisso com o meio ambiente.
No entanto, é crucial que a decisão de adotar o marketing ambiental, ou sustentável, como plano de ação estratégico, as empresas tenham capacidade de fazer as mudanças propostas, garantindo, então, que não haja situações embaraçosas com o público.
Os ativistas e organizações sem fins lucrativos prezam fortemente pela transparência à informação, requisitando, inclusive, relatórios com dados reais e auditados pelas organizações.
Embora tais exigências sejam voltadas com maior intensidade para multinacionais e grandes empresas, as PMEs também devem estar preparadas para lidar com a transparência de dados.
Com isso, para ser gerado o marketing ambiental positivo com a instalação de energia solar em sala reunião pequena ou demais dependências, a empresa deve ser capaz de fazer a manutenção e gestão necessária da solução.
Considerações finais
A energia solar, assim como a sustentabilidade, são pautas altamente importantes no contexto corporativo, analisando o discurso de stakeholders do assunto.
Contudo, pode-se afirmar que a energia solar é um investimento de médio e longo prazo que gera uma série de benefícios, incluindo o marketing sustentável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.