Investir em energia solar vale a pena por diversas razões que vão além da economia na conta de energia elétrica. As usinas que fornecem eletricidade para a humanidade estão saturando o planeta porque utilizam recursos não renováveis.
Desde que a energia elétrica entrou na vida do ser humano, é simplesmente impossível imaginar o mundo sem ela. Sua existência é a base para tudo o que o homem consome atualmente.
Muitas atividades e tarefas do cotidiano seriam impossíveis, só que para alimentar essa necessidade de energia elétrica, o planeta paga um preço muito alto. Se as coisas continuarem dessa forma, muitos problemas vão aparecer.
Os raios solares fornecem energia suficiente para todo o planeta, o que inclui residências, empresas e indústrias, e devem ser devidamente aproveitados para poupar o meio ambiente e os recursos naturais.
A energia do Sol é renovável, ou seja, não corre o risco de se esgotar e não polui o ecossistema. Conhecer um pouco mais sobre energia solar é muito importante para implementar esse recurso e tornar o dia a dia mais sustentável.
Este artigo vai explicar o que é a energia solar, quais são os principais tipos, como ela funciona e quais são as vantagens e desvantagens da energia solar concentrada.
O que é energia solar?
A energia solar, como o próprio nome sugere, vem da luz do Sol e seu calor é convertido em eletricidade.
É um tipo de energia que pode ser aproveitada pela fonte fotovoltaica ou térmica, sendo considerada uma fonte de energia limpa e uma alternativa promissora para o planeta.
A captação é feita por meio de diversos recursos tecnológicos, sendo os mais conhecidos os painéis fotovoltaicos, aquecedores solares e usinas heliotérmicas.
Tanto uma casa quanto um fabricante de tela de macbook pro podem aproveitar esse tipo de energia que é a conversão da luz do Sol. No caso do aquecimento solar, a luz é convertida em energia térmica.
Tipos de energia solar
Existem dois tipos de energia solar, sendo a energia fotovoltaica e a energia térmica. A fotovoltaica converte os raios solares em energia, sendo uma tecnologia que avança constantemente para aumentar a capacidade de fornecimento de eletricidade.
Trata-se de uma opção viável, com baixa manutenção e custos acessíveis. Funciona com o uso de painéis solares de aparência azulada ou preta, instalados em sistemas fotovoltaicos.
São usados em diferentes tipos de construções, como casas, comércios e indústrias para gerar energia elétrica. Também é uma excelente opção para reduzir a conta de luz.
Quanto à energia térmica, utiliza o calor do Sol para aquecer água. Para isso, utiliza sistemas solares térmicos por meio de coletores ou tubos a vácuo que fazem a captação do calor do Sol e o transferem para a água.
Uma clínica de reabilitação pode usar a energia térmica para esquentar a água do banho, assim como uma empresa pode utilizá-la em seus processos industriais.
Em dias nublados e chuvosos, pode ser que não seja possível produzir água quente suficiente, e é por isso que os aquecedores solares possuem uma resistência elétrica ou aquecedor a gás para melhorar a temperatura da água.
Mesmo assim, o recurso é extremamente eficiente e consegue reduzir o consumo de energia em até 80%. Mas os painéis de aquecimento não geram eletricidade, pois contêm tubos cheios de água que coletam o calor do Sol.
Funcionamento da energia fotovoltaica
Como falado anteriormente, a energia fotovoltaica é uma fonte inovadora e limpa que usa radiação solar para gerar eletricidade. Seu funcionamento se baseia em efeito fotoelétrico com materiais que absorvem fótons e liberam elétrons.
É necessário usar um dispositivo semicondutor conhecido como célula solar ou célula fotovoltaica, geralmente feita de silício monocristalino, amorfo ou policristalino.
O silício monocristalino é obtido por meio de um cristal de silício puro e que consegue alcançar eficiência máxima em torno de 20%.
Já o policristalino é elaborado em blocos, usando vários cristais, sendo uma opção mais barata e com eficiência que atinge quase 18%.
Um fabricante de chapa de compensado 10mm pode optar pelo silício amorfo que possui uma rede cristalina desordenada, com desempenho um pouco mais baixo, em torno de 9% e com preços mais acessíveis.
A energia solar fotovoltaica acontece quando a luz solar é convertida em eletricidade, usando tecnologia baseada em efeito fotoelétrico. É um tipo de energia renovável, não poluente e inesgotável.
Pode ser gerada por meio de instalações com pequenos geradores para autoconsumo ou então em grandes usinas, conhecidas como campos solares.
Vantagens da energia solar concentrada
As vantagens da energia solar estão relacionadas aos benefícios ambientais. Em primeiro lugar, trata-se de uma fonte renovável e considerada como inesgotável.
As tecnologias que existem hoje permitem o armazenamento de calor por certo tempo, pois mesmo que não haja sol, a produção de energia continua.
Para uma empresa de desenvolvimento de máquina, assim como para uma pessoa, a opção vale a pena porque é gratuita, afinal, a luz do Sol não tem custos, visto que se trata de um recurso oferecido pela natureza.
Se as usinas forem usadas corretamente, proporcionam aproveitamento máximo. Também é um recurso que possui pouco espaço, ao contrário do que acontece com as usinas hidrelétricas que precisam de grandes áreas em regiões naturais.
Outras fontes que produzem eletricidade emitem poluentes, como no caso das termoelétricas. Entretanto, a energia solar é limpa e não discar agentes nocivos ao meio ambiente.
Embora seja uma tecnologia ainda de preço elevado, os painéis e placas utilizados são de baixo custo de manutenção. Além do mais, permitem o acesso à rede elétrica em lugares remotos.
Uma empresa de conserto de iPhone na hora localizada em um grande centro urbano não tem problemas com acesso à eletricidade, mas muitas pessoas que vivem em regiões rurais ainda sofrem com essa questão.
A energia solar não demanda grandes investimentos em linhas de transmissão e os painéis fornecem a eletricidade necessária para comunidades que vivem afastadas de grandes centros urbanos.
Desvantagens da energia solar concentrada
Toda fonte de energia possui um lado positivo e um lado negativo, e a energia solar também tem suas desvantagens. Entre elas estão:
- Custo elevado;
- Dependência climática;
- Baixa capacidade de armazenamento;
- Baixo rendimento;
- Prejuízos ambientais.
A produção de energia solar ainda é cara, por isso, as placas residenciais continuam sendo acessíveis apenas para a população de classe elevada.
As classes mais baixas só conseguem ter acesso quando o governo financia o equipamento ou custeia a instalação. A boa notícia é que a tendência é baixar o preço nos próximos anos, visto que se trata de algo necessário.
Uma clínica veterinária 24h, assim como os hospitais, precisam manter vários equipamentos funcionando 24 horas por dia, mas as variações climáticas podem prejudicar a produção de eletricidade.
Em dias extremamente nublados, fica mais difícil armazenar a energia necessária. Além disso, o armazenamento não acontece em grandes quantidades, da mesma forma que ocorre com outras fontes de energia.
Os painéis e usinas solares possuem capacidade de rendimento mais baixa, algo diferente do que acontece nas usinas solares térmicas, como no caso da Ivanpah Solar Electric Generating System, nos Estados Unidos.
Mas também é importante dizer que as usinas solares não são perfeitas em termos de sustentabilidade. Embora essa fonte não emita poluentes, é responsável pela mortalidade de pássaros.
Uma divisória de vidro para loja ajuda a reduzir a temperatura nos ambientes, mas os painéis podem literalmente queimar os pássaros por conta do calor gerado no local de produção.
Mas isso só acontece em grandes usinas solares, visto que os espelhos das placas atraem as aves, que acabam se queimando e morrendo.
De qualquer forma, a energia da luz do Sol ainda é mais sustentável do que as outras possibilidades que a humanidade dispõe. É uma forma de reduzir o uso de carvão e água para produzir energia elétrica.
Quem investe nas placas fotovoltaicas consegue reduzir a exploração de recursos não renováveis e ainda tem mais economia na conta de luz. Assim, é possível fazer outros investimentos, como assinar iptv legalizado.
Considerações finais
A sustentabilidade é um assunto em pauta nos dias de hoje porque o planeta realmente precisa de soluções e cuidados para reduzir os danos e prejuízos provocados até o momento.
O consumo de energia elétrica é um dos maiores agressores, mas o ser humano não consegue mais viver sem eletricidade. Para lidar com essa questão, sem prejudicar o ecossistema, surge a energia solar.
Por utilizar exclusivamente a luz do Sol, uma fonte renovável, consegue colaborar com a preservação dos recursos naturais, além de trazer muitos benefícios financeiros para os usuários. Optar por esse tipo de energia é tornar o dia a dia sustentável e econômico.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.